olá pessoal,
eu quero saber (d quem jah fez) se vcs costumam, em um sistema web, guardar imagens no banco de dados (estou usando postgresql), ou apenas arquivam e armazenam os caminhos.
eu estou desenvolvendo um prontuário para alunos e preciso guardar suas fotos.
digam lah, eu não tenho experiência e preciso d ajuda.
Tem gente que usa uma abordagem híbrida.
Ou seja, cadastra as imagens no banco, mas quando da primeira requisição, copia-as para o diretório de arquivos estáticos (imagens, arquivos HTML, CSS etc.).
Se a imagem já estiver no diretório, não é preciso recuperá-la do banco.
Se o número de imagens for muito grande para deixá-las no diretório de arquivos estáticos, e as imagens só forem usadas durante um período curto (por exemplo, em um site de um jornal, não é preciso deixar imagens durante mais de uma semana), você pode limpar periodicamente essas imagens.
É que o tratamento de BLOBs acaba atrelando ao banco.
Um BLOB normalmente não pode ser criado, apenas modificado ou lido; só dá para criá-lo com alguma classe específica do banco de dados. Além disso, os drivers JDBC normalmente são muito bugados quanto ao tratamento de BLOBs (leia-se Oracle), então você acaba tendo de usar alguma classe específica do seu banco (por exemplo “oracle.jdbc.algumacoisa”.)
[quote=facholi]olá pessoal,
eu quero saber (d quem jah fez) se vcs costumam, em um sistema web, guardar imagens no banco de dados (estou usando postgresql), ou apenas arquivam e armazenam os caminhos.
eu estou desenvolvendo um prontuário para alunos e preciso guardar suas fotos.
digam lah, eu não tenho experiência e preciso d ajuda.
obrigado[/quote]
use um campo BLOB (Binary Large Object).
[quote=thingol]É que o tratamento de BLOBs acaba atrelando ao banco.