Imagens no netbeans

10 respostas
aeamorim

Olá pessoal,

Estou com um probleminha que esta me deixando meio maluco

montei um projeto no netbeans e que está rodando sem problemas, porém eu preciso rodar ele fora do netbeans, foi onde lendo aqui no forum optei por criar um arquivo .jar, até aí tudo bem, o problema é o seguinte: ao criar o .jar ele não consegue achar as imagens que coloquei nos botões e consequentemente onde tem telas com imagens ela não abre, lembrando que fiz um teste e coloquei uma tela vazia, a mesma abriu na chamada, alguem tem alguma solução??? tem como colocar a pasta com as imagens em algum classpath ou algo parecido??? eu preciso fazer algo que não precise informar caminhos que dependam de plataformas porque aqui tanto tenho maquinas com windows e linux, se alguem tiver alguma ideia por favor me ajudem.

10 Respostas

rocha

Olá se vc estiver usando o netBeans 4.0, clica com o botão direito em cima do projeto >> properties >> Compiling Sources >> add JAR/Folder

Daí vc põe o diretorio com as imagens, daí na propriedade do botão vc qdo for por a img escolhe classpath vai está seu diretorio… daí vai dar certo

aeamorim

isto eu ja estou fazendo, porém qdo tento criar um jar fora do netbeans ele executa porém as telas que possuem as imagens não abre

rocha

Mas pq vc está criando o jar fora netBeans no proprio q ele já põe td q vc precisa…

aeamorim

o que ele cria automático não executa quando dou um clique duplo nele

F

O que acontece colega eh que vc precisa empacotar as imagens dentro do seu JAR e gerar o caminho virtual pra elas dentro da sua aplicacao.

Vou dar um exemplo de como eu uso.

Tenho um pacote assim:
br.com.main (ou seja: br\com\main)

Dentro do diretorio \main e coloco o diretorio das imagens com os arquivos que vou usar na aplicacao, que fica assim:
br\com\main\imagens

Ai dentro do meu aplicativo eu crio o path virtual para esse diretorio e pego o nome da imagem gerando um URL, detalhe, dentro do diretorio main eu tenho uma classe chamada Main.class, com base nela que eu monto a URL:

public static ImageIcon getFigura(String path) { java.net.URL imgURL = br.com..main.Main.class.getResource(path); if(imgURL != null) { return new ImageIcon(imgURL); } else { return null; } }

O parametro desse metodo seria algo assim:

public static final String ICON_CLIENTE =  "imagens/cliente.gif";

Colocando o icone do cliente em um JInternalFrame como icone da janela:

this.setFrameIcon( getFigura(ICON_CLIENTE) );

Espero ter ajudado.

aeamorim

no caso o código que vc me passou eu tenho que colocar na classe Main ou eu crio uma outra classe diferente???

aeamorim

e aí ninguem tem uma sugestão???

aeamorim

pessoal,
ainda naum consegui desvendar esse problema, alguem tem alguma solução???

aeamorim

.

Elizeu_Santos

eu tenho amio. desfaz seu projeto e faz na versão atualizada do netbeans e do jdk. pq é impossivel seu jar n executar quando vc da um duplo clik nele. @#$%%¨&&(_)&($% (esse código siguinifica um palavrao cavernoso)¨.
boa sorte

Criado 26 de abril de 2005
Ultima resposta 1 de ago. de 2008
Respostas 10
Participantes 4