Imaginando uma GUI

9 respostas
d34d_d3v1l

Estou com um projeto,

gratuito e (provavelmente) opensource (depois que eu comecar a fazer né!), que é uma plataforma de estudo para pessoas que gostam de estudar frente ao PC… O negócio é que muitas vezes eu não levo caderno para a facul, eu fico digitando e organizo todas as anotações em pastas etc e tal…

E tava pensando em fazer um projeto desses… Mas não estou conseguindo pensar em como ficaria a GUI… Ja fiz algo mais ou menos, ficou muito feia a GUI pq (sou péssimo nisso) fiz a interface na unha usando migLayout […] Mas mesmo assim esta mto estranho… Poderiam me dar dicas?

9 Respostas

guilherme.dio

Você podia começar traduzindo para português.

E em termos de design, acho que poderia por um espiral do lado esquerdo do tablet, uma idéia, rsrsrs

d34d_d3v1l

Sinceramente, acho esse design tão pobre que estava esperando por alguem que me dissesse para esquecer isso e fazer outra coisa… Mas também gostaria que esse ‘alguem’ me disse O QUE fazer… por que estou completamente sem imaginação.

G

Uma dica, sobre a GUI que acho que seria legal, é esconder os botões “Add Instituição”, “Add Curso”, “Add Semestre” e “Add Matéria” em um menu principal do tipo “Ações” ou “Opções” porque são botões que acredito que sejam utilizados poucas vezes em comparação à quantidade de uso do software. Escondendo estes botões, ganha-se mais espaço para texto e/ou outras coisas. É só mais uma idéia!

d34d_d3v1l

Ótima dica!!
Muito obrigado!

O que você acha sobre a dinâmica do programa com o usuario ?
UM JTree para ele seleciona o curso [semestres, etc e tal…] e
no fim das contas poder criar uma nota anotação, ou editar uma existente ? […]

Não sei se uma JTree seria a melhor das opções… realmente não estou conseguindo imaginar
nada que me agrade :frowning:

G

Eu, particularmente, gosto muito deste tipo de divisão, em uma árvore de pastas. Ela permite uma excelente visão sobre o conteúdo, além de uma facilidade de navegação e organização de conteúdo. Mas isso vai depender da utilização que for dada…
Outro ponto muito a favor da JTree é a estrutura de navegação das GUIs dos OSs como Windows/Linux, com a interface de navegação do usuário seguindo este padrão de árvores. Os usuários terão muita facilidade por já estarem habituados a utilizar este tipo de navegação.
Se pensarmos em anotações de uma faculdade, por exemplo, a JTree é, talvez, a melhor opção, porém, se a utilização for para anotações de um curso que não tenha a divisão por matérias/semestres, então, a JTree pode não ser tão adequada. Ainda assim, meu voto é pela JTree e, como a opção GUI é pelo swing, a trabalheira que vc vai ter pra deixar ele mais “agradável” talvez não compense… =/

d34d_d3v1l

o jeito é a JTree mesmo…

mas mesmo assim, estou achando o programa mto vago, estranho, ruim, deselegante
=///////
ta faltando algo!

prog.tiago

Muito legal a sua idéia.
Se aceitar ajuda estou a disposição a fazer parte do projeto.
Você colocou em algum repositório?

andreiribas

já que você não gosta de Jtree, pode organizar as notas por tags e colocar uma tagcloud para visualizar as notas

d34d_d3v1l

Otimo, vou entrar em contato contigo por MP.

Obrigado pela dica Andre. Vou ver o que vamos resolver.
Um abraço!

Criado 24 de abril de 2011
Ultima resposta 25 de abr. de 2011
Respostas 9
Participantes 5