Olá a todos, sou iniciante neste fórum e segundo uma sugestão que me foi dada, criei este tópico para saber quais são os impactos na migração de um projeto do paradigma Entidade Relacionamento (E-R) para o paradigma Orientado por Objeto (O.O) utilizando o Hibernate como framework de persistência.
Esta dúvida surgiu pois estou com um projeto que foi Elaborado (definição do modelo de dados) todo em um banco de dados E.R. (MySQL) e agora, antes de iniciar o desenvolvimento, optou-se pelo desenvolvimento em Java (JSP + Servlets) daí veio a utilização de Struts como framework que resolveu as questões “C” e “V” do modelo MVC, mas o “M” ainda não estava claro como seria incorporado com Struts daí a idéia de utilizar o Hibernate, que até onde sei é tipicamente O.O.
Espero ter sido minimamente claro para ser entendido.
Primeiro, a sua aplicação pode ser completametne OO e utilizar um banco de dados relacional comum para persistir as informações, segundo, usar Hibernate não quer dizer de forma alguma que a sua aplicação foi feita utilizando os preceitos da orientação a objetos.
O impacto do uso do Hibernate em um banco relacional corretamente normalizado é zero, se o modelo estiver correto e com os relacionamentos bem definidos, você não vai ter problema nenhum em utilizá-lo.
J
jwcunha
Maurício Linhares:
Primeiro, a sua aplicação pode ser completametne OO e utilizar um banco de dados relacional comum para persistir as informações, segundo, usar Hibernate não quer dizer de forma alguma que a sua aplicação foi feita utilizando os preceitos da orientação a objetos.
O impacto do uso do Hibernate em um banco relacional corretamente normalizado é zero, se o modelo estiver correto e com os relacionamentos bem definidos, você não vai ter problema nenhum em utilizá-lo.
Obrigado Maurício, fico mais seguro quanto a isto então.