Impedir que o textFields receba valor texto

ola gente criei dois text fields quando digito no text fields para impedir o text fields receba valores em texto utilizo o metodo set enabled() onde coloco este metodo no text fields dentro ou fora ? :cry:

karlota

Como assim dentro ou fora?

Você chama setEnabled(false) no JTextField que você quer desabilitar.

ola Gostaria de saber se este metodo set Enabled que vc me disse vc colocar este metodo fica no costrutor do textfields ou quando vc add um textfields EX:

[b]TextField t1=new TextField("",10);[/b]  	 TextField t2= new TextField("",10);
 f.setSize(100,70);
 f.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.CENTER));
 [b]f.add(t1);
 f.add (t2);[/b]  	 f.setVisible(true);

ou fica entre os outros metodos do textfields e como vou me referenciar a aos dois textfields? :cry:

Olá karlota. Não estou entendendo bem sua pergunta, mas vou tentar resolver.
(não me leve a mal, mas seria bem mais fácil se você usasse pontuação :wink:.)

Primeiramente, seria melhor usar swing e não awt.

Como eu disse, “você chama setEnabled(false) no JTextField que você quer desabilitar”, ou seja, se você quer desabilitar t1:

t1.setEnabled(false);

Você pode desabilitar um JTextField a qualquer momento, antes ou depois de adicioná-lo ao container.

Se você precisa fazer referência a um objeto em diferentes métodos, declare um variável de instância (no corpo da classe), e não uma variável local como você está fazendo.

Por exemplo:

import javax.swing.*;

public class Test extends JFrame {

JTextField campo;

Test () {
        // Ação padrão ao fechar
        setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE);
        // Cria o JTextField
        campo = new JTextField(10);
        // Desabilita o campo
        campo.setEnabled(false);
        // Adiciona o campo à essa janela
        add(campo);
        // Ajusta o tamanho dessa janela
        pack();
        // Mostra essa janela
        setVisible(true);
    }

public static void main (String[] args) {
        new Test();
    }

}

Isso cria uma janela com um JTextField desabilitado que ocupa toda a área da janela.

desculpa pelo desleixo da minha pergunta, pois to com uma pressa danada para concluir meu trabalho OK? agora vou ter mais atenção !!

obrigado
:oops:
karlota