Pergunta um pouco básica mas de um grande proveito para mim, eu pensava que quando nós desenvolvemos nossa aplicação usando o Netbeans e depois de criar um arquivo Jar ele automaticamente já acoplava o banco de dados junto nesse arquivo.
Quando eu for implantar o sistema no cliente é preciso instalar e configurar as tabelas do banco de dados manualmente no computador do cliente como fiz para desenvolver em minha maquina ???
Sou iniciante na programação Java e acabei um curso completo de Java mas surgiu essa duvida.
Acredito que para você conseguir distribuir uma aplicação com o banco de dados, você deva utilizar banco de dados como o HSQLDB. Nunca necessitei fazer isso mas acho que mesmo assim você terá que criar no momento da instalação uma rotina para criação da base de dados.
wagnerfrancisco
Em relação ao esquema do banco, você pode gerar um script que crie tabelas, índices, insira o que for necessário, etc.
Tem uns programas que ajudam a criar instaladores, tipo o Inno Setup… nunca usei, vale a pena ver se ele ajuda em algo.
Mas eu acho que instalar o banco de dados (se não for um embutido), fica complicado mesmo.
asandrob
Rafael, isso depende…
Eu avalio a empresa que solicitou o desenvolvimento. Poi se eles já tem algun SGBD rodando, eu utilizo a mesma plataforma, dai não existe a necessidade de instalação de um novo “banco de dados”.
Caso contrário, eu uso o HSQLDB (para pequenas coisas ou para desenvolvimento), PostgreSQL ou OracleXE, que combinando com Hibernate ou JPA, as tabelas são geradas na primeira execução do sistema.
Eu costumo distribuir o sistema sempre com duas opções de banco de dados, HSQLDB ou PostgreSQL. E faço a configuração via arquivos properties.