Implementação de criptografia com Java

5 respostas
C

Alguém estaria a fim de conversar um pouco sobre algorítmos de criptografia e JAVA ?

5 Respostas

W

owww… eu tb estou precisado implementar isto em uma aplicação …
c vc conseguir alguma coisa poste aki !!!

H

Fala Carlos_Santiago,

Quala a sua dúvida?

C

Não, não é dúvida que tenho não, pelo não em termos de leigo.
É que tenho estudo bastatnte sobre algorítmos de criptografia e estou começando a estudar a API JCE e JCA e gostaria de poder trocar idéias com quem já fez alguma implementações destes caras.
Existe poquíssimo materal em português sobre o assunto e talvez a gente aqui poderia desenvolver algum breve tutorial, sei lá, algo assim.
Por exemplo, alguém já implementou certificados em JAVA ?

H

Já usei certificados X509 para licença de software. Claro que se pode usar um simples código para bloquear um programa. A vantagem que eu vejo no uso do certificado é que ele personaliza melhor a licença.

C

Legal.
Eu ainda não tive tempo de ver alguma implementação de X509.
Atualmente estou lendo o livro “Criptografia e Segurança: Guia Oficial RSA”, o livro é muito bom, bem descritivo, mas não paresenta nenhum exemplo de implementação.
A minha idéia é, além de termos uma explicação acerda dos métodos criptográficos, certificados, assinaturas digitais etc, apresentar códigos de exemplo usando JAVA (JCE e JCA), e a partir disso montar uma espécie de tutorial. Pois muito se fala acerca de criptografia e segurança de dados, mas sempre com o foco voltado para a segurança de redes, que ao meu ver é apenas o primeiro nível da segurança.
Quando se fala na segurança dos dados (criptografia etc) são poucos os que têm experiência de implementação.
Hipersoft, se vc estiver afim a gente pode começar a montar um núcleo de estudos aqui no portal para elaborarmos este tutorial, o que acha ?