Implementação de criptografia com Java

5 respostas
C

Alguém estaria a fim de conversar um pouco sobre algorítmos de criptografia e JAVA ?

5 Respostas

W

owww… eu tb estou precisado implementar isto em uma aplicação …
c vc conseguir alguma coisa poste aki !!!

H

Fala Carlos_Santiago,

Quala a sua dúvida?

C

Não, não é dúvida que tenho não, pelo não em termos de leigo.
É que tenho estudo bastatnte sobre algorítmos de criptografia e estou começando a estudar a API JCE e JCA e gostaria de poder trocar idéias com quem já fez alguma implementações destes caras.
Existe poquíssimo materal em português sobre o assunto e talvez a gente aqui poderia desenvolver algum breve tutorial, sei lá, algo assim.
Por exemplo, alguém já implementou certificados em JAVA ?

H

Já usei certificados X509 para licença de software. Claro que se pode usar um simples código para bloquear um programa. A vantagem que eu vejo no uso do certificado é que ele personaliza melhor a licença.

C

Legal.
Eu ainda não tive tempo de ver alguma implementação de X509.
Atualmente estou lendo o livro “Criptografia e Segurança: Guia Oficial RSA”, o livro é muito bom, bem descritivo, mas não paresenta nenhum exemplo de implementação.
A minha idéia é, além de termos uma explicação acerda dos métodos criptográficos, certificados, assinaturas digitais etc, apresentar códigos de exemplo usando JAVA (JCE e JCA), e a partir disso montar uma espécie de tutorial. Pois muito se fala acerca de criptografia e segurança de dados, mas sempre com o foco voltado para a segurança de redes, que ao meu ver é apenas o primeiro nível da segurança.
Quando se fala na segurança dos dados (criptografia etc) são poucos os que têm experiência de implementação.
Hipersoft, se vc estiver afim a gente pode começar a montar um núcleo de estudos aqui no portal para elaborarmos este tutorial, o que acha ?
Somente depois que eu terminar de ler o livro da RSAPress é que vou partir para os códigos, pois assim terei uma clara noção do que usar e como usar e onde usar. Minha próxima leitura, além das especificações do JCE e JCA, é o livro Java Criptography do Knudsen, mas é uma edição já desatualizada, pois ela se baseia no SDK 1.1 - 1.2, mas tem uns exemplos legas.Fora uma série de tutoriais que já baixei da internet, etc etc etc.

Criado 19 de março de 2004
Ultima resposta 23 de mar. de 2004
Respostas 5
Participantes 3