Alguém estaria a fim de conversar um pouco sobre algorítmos de criptografia e JAVA ?
owww… eu tb estou precisado implementar isto em uma aplicação …
c vc conseguir alguma coisa poste aki !!!
Fala Carlos_Santiago,
Quala a sua dúvida?
Não, não é dúvida que tenho não, pelo não em termos de leigo.
É que tenho estudo bastatnte sobre algorítmos de criptografia e estou começando a estudar a API JCE e JCA e gostaria de poder trocar idéias com quem já fez alguma implementações destes caras.
Existe poquíssimo materal em português sobre o assunto e talvez a gente aqui poderia desenvolver algum breve tutorial, sei lá, algo assim.
Por exemplo, alguém já implementou certificados em JAVA ?
Já usei certificados X509 para licença de software. Claro que se pode usar um simples código para bloquear um programa. A vantagem que eu vejo no uso do certificado é que ele personaliza melhor a licença.
Legal.
Eu ainda não tive tempo de ver alguma implementação de X509.
Atualmente estou lendo o livro “Criptografia e Segurança: Guia Oficial RSA”, o livro é muito bom, bem descritivo, mas não paresenta nenhum exemplo de implementação.
A minha idéia é, além de termos uma explicação acerda dos métodos criptográficos, certificados, assinaturas digitais etc, apresentar códigos de exemplo usando JAVA (JCE e JCA), e a partir disso montar uma espécie de tutorial. Pois muito se fala acerca de criptografia e segurança de dados, mas sempre com o foco voltado para a segurança de redes, que ao meu ver é apenas o primeiro nível da segurança.
Quando se fala na segurança dos dados (criptografia etc) são poucos os que têm experiência de implementação.
Hipersoft, se vc estiver afim a gente pode começar a montar um núcleo de estudos aqui no portal para elaborarmos este tutorial, o que acha ?
Somente depois que eu terminar de ler o livro da RSAPress é que vou partir para os códigos, pois assim terei uma clara noção do que usar e como usar e onde usar. Minha próxima leitura, além das especificações do JCE e JCA, é o livro Java Criptography do Knudsen, mas é uma edição já desatualizada, pois ela se baseia no SDK 1.1 - 1.2, mas tem uns exemplos legas.Fora uma série de tutoriais que já baixei da internet, etc etc etc.