Alguem pode me dar um exemplo de como implemtar um objeto abstrato numa subclasse usando apenas métodos get?
A questão é:
Elabore duas classes: Pessoa e Funcionario sabendo que a classe funcionário deve implementar um método abstrato que calcula o salário liquida do funcionário. Crie os campos necessários para a construção da classe.
Aguardo Galera!
Brother eu te aconselho a pesquisar no forum sobre o assunto!
Rapaz,
que confusão você está fazendo.
O que pode ser abstrato são classes e métodos e não objetos.
Você deve ter obtido parcialmente o enunciado do seu exercício, ou ele está muito mau formulado.
Vamos tentar te ajudar, da forma que está posto em seu testo, a classe Pessoa deve ser abstrata e ter a assinatura de um método que calcula o salario.
Bom, observe que na maior parte dos sistemas que criamos uma entidade pessoa, normalmente ela será mais genérica a ponto de não ter recursos (propriedades e métodos) relacionados a salário.
Vejamos a implementação:
public abstract class Pessoa {
private String nome;
public Pessoa() { }
public String getNome() { return nome; }
public void setNome(String nome) { this.nome = nome; }
public abstract Double calculaSalario();
}
public Funcionario extends Pessoa {
public Double calculaSalario() {
// faz algo aqui
return salario;
}
}
Dúvidas a respeito, post aqui, mas recomendo você fazer uma boa leitura sobre OO, para resolver as dificuldades que você está apresentando entre os conceitos de classe e objeto.
fw
Desculpa pela confusão. Eu quiz dizer realmente método, não sei de onde tirei “objeto”…
mas vamos lá:
A questão é que a implementação desse método exige um cálculo e fica dando erro no código classe principal.
Eu tenho na sub classe os métodos: salBruto (salario Bruto), valRef (valor da refeiçao), valPas (valor de passagens, contInss (Contribuiçao ao INSS) e CalSalLiq (calcular salário líquido) que é o método que preciso implementar na sub-classe.
calSalLiq = salBruto-valRef-valPas-inss;
A lógica é essa, só que nunca fiz isso no código. Você poderia me enviar o código pra ver onde estou errando.
Obs: Neste código não pode haver a presença de construtores e/ou métodos SET, apenas GET.
Valeu pela força.
:oops:
Desculpa de novo.
Os métodos que citei acima são da super classe.