Implementando Help em aplicações Swing

6 respostas
jcvijr

Olá pessoal,

Já houve um tópico semelhante a algum tempo, mas vou trazer a discussão novamente à tona. Preciso do seguinte comportamento:

Imagine uma janela Swing com dois campos textfield;

o usuário coloca o foco no segundo textfield mas tem dúvida quanto ao seu preenchimento;

o usuário aperta F1 e aparece uma outra janela contendo um help (HTML, por exemplo), já posicionado no tópico contendo a explicação sobre o segunto textfield.

OBS.: NÃO BASTA COLOCAR TOOL TIPS, o usuário precisa de um help bem completo sobre cada campo, e a explicação é muito extensa para colocar em um tool tip :frowning:

Me falaram do JavaHelp (ferramenta da Sun), mas não encontrei um exemplo que resolva isso…

Agradeço se puderem ajudar.

6 Respostas

wellington7

Pq não cria um novo frame com uma JTree e todos os tópicos da ajuda lá? Daí ao pressionar F1 ele chama esse frame e manda o foco para o tópico correspondente na JTree.
Acho que isso é implementação pra um ou dois dias, dependendo de quanta ajuda vc vai colocar. Mas estou dizendo tb sem conhecer esse JavaHelp… :slight_smile:

jcvijr

Mas no caso, como eu faria para posicionar no tópico que eu quero no HTML? nem sei se isso é possível… (seria algo que usaria o ‘#’ (endereços relativos) nos links HTML)

sergiotaborda

Use o Java Help. Vamos lá, mais tarde ou mais cedo terá que o usar , então use logo do inicio.
O JavaHelp nada mais é que um conjunto de objetos swing que mostram a ajuda e uma forma de amarrar essa ajuda (arquivos html) de forma coerente com os seus objetos na tela. Vc pode usar F1 ou qq outra coisa para chamar a ajuda. O efeito é profissional já que o JavaHelp se assemelha ao mecanismo de help chm do windows que todo o mundo já está habituado.

jcvijr

Sérgio, você já viu algum exemplo com JavaHelp que efetua o comportamento descrito acima (O tópico da ajuda chamado depende do campo em que eu tinha o foco)?

Só preciso saber se isso é possível com JavaHelp.

sergiotaborda

jcvijr:
Sérgio, você já viu algum exemplo com JavaHelp que efetua o comportamento descrito acima (O tópico da ajuda chamado depende do campo em que eu tinha o foco)?

Só preciso saber se isso é possível com JavaHelp.

É possivel sim. Procure mais informação sobre o JavaHelp e verá.
Para começar http://www.ibm.com/developerworks/library/j-javahelp2/index.html?ca=drs-j1804 dá uma boa ideia das possibilidades e dos mecanismos

jcvijr

Muito obrigado pelas informações Sérgio, valeu :slight_smile:

Criado 26 de setembro de 2007
Ultima resposta 26 de set. de 2007
Respostas 6
Participantes 3