Implementando POP [era: Trabalho de Java]

Pessoal estamos desenvolvendo uma pequena aplicação para enviar e receber emails, utilizando para isso os protocolos SMTP e POP, para a disciplina de Redes. Já consegui executar o SMTP e está rodando, mas em contrapartida o POP ainda não consegui.
Alguém pode me dar uma idéia de onde encontrar material para consulta para executar essa implementação. Com a ajuda dos livros Core Java Vol. II e Java Como Programar - 4ª Ed., já consegui uma boa base, mas sobre POP não encontrei muita coisa não, por isto estou solicitando ajuda dos amigos. Se alguém se prorpo ajudar fico muito grato.
Uma observação importante: Não quero código pronto não, apenas indicação de material para consulta, para que eu mesmo desenvolva a aplicação.
[]'s
Daniel

[color=olive]alterei seu título apra algo mais coerente :wink: -> Shoes[/color]

Quase não entro nesse tópico por causa do título.

Tente descrever sua dúvida no Assunto, muitos nem entram em tópicos com o título parecido com o seu :wink:

Já viu isso aqui?

Ok Julio, é o seguinte. Estava tentando fazer em uma aplicação só, os dois protocolos, mas estava muito complicado, então parti para individualizar, onde o SMTP já está funcionando, mas somente para servidores que não requer autenticação. A dúvida é simplesmente onde posso buscar material como fonte de consulta, pois já procurei em muitos lugares, inclusive aqui mesmo no fórum, mas não consegui, as matérias são muito vagas. Ou realmente é assim mesmo e talvez eu não esteja sabendo assimilar as dicas?
Outra coisa, tenho o código com os dois aplicativos juntos, mas dá dois erros, se eu postar o código aqui será que alguém me ajuda a identificar o possível erro? Vale lembrar que não nos foi ensinado nada de Java, temos que buscar externamente e com nossos próprios recursos, alguns professores, por opção própria, simplesmente estão abandonando o Delphi, que era originariamente a matéria a ser dada e partindo para OO puro, ou seja, JAVA, por isso a nossa dificuldade. :frowning:
[]'s
Daniel

• Java nao é OO puro
  • A matéria era Delphi, Java ou Redes de Computadores?

daniclar, tá um pouquinho complicado entender o que vc quer.

Não entendi se vc quer desenvolver um aplicativo que simplesmente envia e recebe e-mails ou se vc está querendo implementar algo mais complexo.

Anyway, posta o código aí que acho que ficaria melhor pra entender.

Não esqueça das tags code pra ficar identado e se for muito grande, joga como anexo no post. Ok ?? :wink:

Originariamente ia ser dado Delphi, mas como disse, alguns professores por iniciativa propria, optaram por Java, e a instituiçao aceitou os argumentos propostos. A disciplina e Redes de Computadores, e esse trabalho e pra essa disciplina, mas acontece que nao tivemos nenhuma base de JAVA, por isso estamos tendo essa dificuldade, mas mesmo assim acho que ja consegui algum progresso, pois algumas coisas ja consigo fazer.

Você quer algo sobre POP3? (Post Office Protocol v. 3)

1. A definição do protocolo - em RFC 1939 ( STD 53 ) “Post Office Protocol - Version 3” - pode ser encontrada em : ftp://ftp.rfc-editor.org/in-notes/rfc1939.txt
    Não é necessário implementar o protocolo POP3 completo. Cuidado que a definição diz o que o server e o client devem fazer; não diz o que você, como programador de um client POP3, deve fazer.
    1a) A definição do protocolo de autenticação do POP3 - em RFC 1734 - “POP3 AUTHentication command” - pode ser encontrada em ftp://ftp.rfc-editor.org/in-notes/rfc1734.txt
  2. A biblioteca Java da Sun que trabalha com POP, IMAP e SMTP - http://java.sun.com/products/javamail/ - o download tem até o fonte, para você poder entender direitinho
  3. Apache James - http://james.apache.org/ - para você poder ter um servidor SMTP e POP3 para poder testar seu programa.

Julio, como eu disse no inicio optei por fazer em separados, uma aplicação para enviar, já está pronta e rodando, e outra para receber os emails. Minha dificuldade está no POP, pois não encontrei subsídios que me fizessem entender claramente o funcionamento, ou eu não consegui entender, por isso pedi ajuda pra que vocês me indiquem onde posso buscar esse auxílio. Agora posso também postar o código da aplicação que estava fazendo onde estava implementando os dois protocolos. Agora, se de tudo não conseguir fazer sozinho eu posto o código aqui e se vocês puderem me ajudar eu agradeço.

Valeu pela ajuda thingol, ja estou correndo atras e assim que conseguir, pois tenho certeza que vou, volto aqui pra agradecer a todos pela ajuda, ou melhor, de antemao ja agradeço aos amigos.
[]'s
Daniel