Fala pessoal!
Estou desenvolvendo um projeto aqui na empresa onde trabalho e por motivos obscuros que não vem ao caso ( cliente pediu, minha empresa acenou com a cabeça que sim… ) que teremos que usar JDBC…
eu já trabalhei em alguns projetos usando jdbc/hibernate e uma coisa que eu não estou conseguindo enxergar direito é a questão de como implementar o controle de transação na camada de serviço, lembrando que a minha camada service teoricamente chamaria um DAOFActory que chama o dao correto, logicamente usando as interfaces de cada uma para desacoplar as camadas… talvez haja a possibilidade iminente de haver uma outra versão do software utilizando outro DB, e por isso eu senti a necessidade de aplicar toda essa “estrutura”…
lembrando que por motivos superiores eu não posso usar o transactionmanager do spring e nem posso pensar no hibernate…
Eu estava pensando em deixar a questão da abertura e fechamento de conexões em uma classe abstrata que seria o pai de todas as classes do tipo service, onde todas as classes iriam herdar essa funcionalidade por default e não precisariam reimplementar o metodo…mas não sei… não me cheirou bem …rs
alguma sugestão?
Obrigado desde já