Implementar controle de transação em sistema usando jdbc

4 respostas
albertongai

Fala pessoal!

Estou desenvolvendo um projeto aqui na empresa onde trabalho e por motivos obscuros que não vem ao caso ( cliente pediu, minha empresa acenou com a cabeça que sim… ) que teremos que usar JDBC…

eu já trabalhei em alguns projetos usando jdbc/hibernate e uma coisa que eu não estou conseguindo enxergar direito é a questão de como implementar o controle de transação na camada de serviço, lembrando que a minha camada service teoricamente chamaria um DAOFActory que chama o dao correto, logicamente usando as interfaces de cada uma para desacoplar as camadas… talvez haja a possibilidade iminente de haver uma outra versão do software utilizando outro DB, e por isso eu senti a necessidade de aplicar toda essa “estrutura”…

lembrando que por motivos superiores eu não posso usar o transactionmanager do spring e nem posso pensar no hibernate…

Eu estava pensando em deixar a questão da abertura e fechamento de conexões em uma classe abstrata que seria o pai de todas as classes do tipo service, onde todas as classes iriam herdar essa funcionalidade por default e não precisariam reimplementar o metodo…mas não sei… não me cheirou bem …rs

alguma sugestão?

Obrigado desde já :slight_smile:

4 Respostas

rodrigo_corinthians

Para transação use JTA deixa q o próprio Application Server faça isso por vc mas se for Tomcat use o framework JOTM.

Sem mais, Rodrigo.

albertongai

ah desculpa…esqueci de avisar que nessa primeira fase o projeto vai ser desenvolvido com swing… então… não vai rolar tomcat dessa vez… :cry:

rodrigo_corinthians

Hummm entendeu mas entaum se não me engano o JOTM tem suporte tanb para aplicações não web dá uma olhada nesse link(http://jotm.objectweb.org/current/jotm/doc/howto-integrate-jotm.html) para maiores informações.

Sem mais, Rodrigo.

albertongai

rodrigo_corinthians:
Hummm entendeu mas entaum se não me engano o JOTM tem suporte tanb para aplicações não web dá uma olhada nesse link(http://jotm.objectweb.org/current/jotm/doc/howto-integrate-jotm.html) para maiores informações.

Sem mais, Rodrigo.

Entendi rodrigo, vou dar uma olhadinha no JOTM… mas a minha questão envolve também um pouco de arquitetura…

se eu devo deixar toda essa funcionalidade de abrir/fechar conexões em uma classe abstrata pai das classes do tipo service, para todas as classes herdarem essa funcionalidade e ao mesmo tempo deixar em um ponto focal a questao da configuração de DB, etc ou deixar tudo isso em uma classe utilitária que vai armazenar isso… eu sei que é meio preciosismo meu… mas eu apenas estava curioso sobre! rs… sacou?

Obrigado! :thumbup:

Criado 5 de julho de 2007
Ultima resposta 5 de jul. de 2007
Respostas 4
Participantes 2