Boa noite a todos, estou iniciando em J2EE e gostaria de saber de vocês sobre como implementar uma paginação, tenho um pagina de pesquisa onde a lista de resultado pode ser muito grande e gostaria de dividir esta lista como é feita em paginas de busca…
Estou utilizando hoje em meu projeto de estudo Hibernate, Struts e Firebird, alguém tem o caminho das pedras ???
[quote=smorigo]Boa noite a todos, estou iniciando em J2EE e gostaria de saber de vocês sobre como implementar uma paginação, tenho um pagina de pesquisa onde a lista de resultado pode ser muito grande e gostaria de dividir esta lista como é feita em paginas de busca…
Estou utilizando hoje em meu projeto de estudo Hibernate, Struts e Firebird, alguém tem o caminho das pedras ??? :-)[/quote]
O codigo do JForum (este forum que nos estamos utilizando) tem esse recurso. Eh open-source - voce pode olhar no CVS como eh feito e fazer a tua maneira ou entao usar o proprio codigo do JForum (respeitando a licenca, claro).
Sobre os conceitos, a ideia eh relativamente simples:
pagina 1: seila?pg=1
pagina 2: seila?pg=2
Se o numero de registros por pagina que voce quer exibir for “qtde” na consulta voce pesquisa os registros de ((pg-1)qtde)+1 ate pgqtde (pg e qtde >= 1).
[quote=black_fire]No Sourceforge tem um componente chamado display tag, vc joga uma collection nele e ele se vira com o resto.
Bem bacana…[/quote]
O DisplayTag realmente eh show de bola, POREM a paginacao dele eh realizada de maneira “artificial”, digamos assim - ele seleciona sempre todos os registros que exibe apenas a faixa adequada. Se isso nao for problema, vai fundo, porque ele agiliza o trampo.
Se quiser fazer seleção na consulta em si nao rola. Nao eh defeito do DisplayTag - eh que esse nao eh o objetivo dele, eu acho. Se alguem conhecer alguma taglib que faca isso, manifeste-se.