Implementar ponto eletrônico?

6 respostas
cu_ringa

Existe em Java alguma API q reconheça voz. Quero implementar um sistema de ponto eletrônico, em q a pessoa acessa ao chegar e sair do trabalho. Então pensei em utilizar a voz para diferenciar uma pessoa da outra. tem como fazer isso, sem ter q implementar uma rede neural do zero.

6 Respostas

T

Quando eu estiver gripado posso ficar em casa, já que minha voz vai estar alterada e não vou ser reconhecido pelo sistema :frowning:
Eu em particular acho que a voz discrimina muito pouco entre pessoas. Por exemplo, muitas vezes você pode confundir a voz de sua mãe e de sua irmã ao telefone; você só consegue saber que é uma ou outra porque elas falam coisas diferentes :stuck_out_tongue:

cu_ringa

thingol, primeiro vamos ver se minha pergunta tem solução. depois eu vejo esses detalhes. ou então já q vc viu esse problema me diga uma solução q possa ser implementada em java.

T

Biometria é um negócio chato e normalmente você usa algum hardware dedicado (leitor de íris, de impressões digitais, de veias da mão etc.) e usa as APIs que o fabricante lhe dá.
Usar um hardware não dedicado, como uma câmera ou um microfone, não dá bons resultados.
Aqui no meu prédio, por exemplo, puseram um sistema na catraca que lê a impressão digital do dedo indicador.
Uma forma relativamente barata e confiável de obter dados biométricos é a de ler impressões digitais.

cu_ringa

então no caso tenho q comprar o sistema já pronto q sabe captar os dados vindo do leitor de impressão digital, sendo esse o hardware dedicado e esse o sistema especifico.

T

Um que você pode comprar em qualquer loja de informática (Kalunga, CTIS etc.) é este aqui:

http://www.microsoft.com/hardware/mouseandkeyboard/productdetails.aspx?pid=036

Só não sei se

a) É fácil de interfacear com Java
b) Se é fácil de usar com o seu sistema
c) Agüenta o tranco (por exemplo, pode ser que se sua firma tiver 100 funcionários, o leitor acabe se estragando em um mês, já que envolve passar o dedo - talvez cheio de graxa ou areia, ou com unhas compridas cheias de esmalte. Nesse caso você precisaria de um leitor mais caro e “profissional”.

I

thingol:
Quando eu estiver gripado posso ficar em casa, já que minha voz vai estar alterada e não vou ser reconhecido pelo sistema :frowning:

Pra isso tem atestado médico :stuck_out_tongue:

Criado 24 de agosto de 2006
Ultima resposta 24 de ago. de 2006
Respostas 6
Participantes 3