Import de classe diferente

Tenho uma classe que fica num lugar qualquer do meu pc (e que sei caminho, por exemplo, vamos fazer de conta que esta no meu desktop).

Quero usar ela no meu projeto. Como faco? Terei que dar um import com todo o caminho da classe? Terei que mudar o path?

nossa !!! :shock:

deve estar no seu projeto…

Foi o que eu pensei, nao tem jeito ne ? sou forcada a ter tudo no mesmo lugar, correto? nao tem como dar um import com o caminho absoluto, tipo import c:/pastaX… né ?

Boa noite galera !

Até onde sei no comando import você vai colocar o package da sua classe, e não o caminho no disco rígido.
Mas se você estiver no NetBeans, acho que você pode ir em Bibliotecas >> Adicionar JAR/Pasta
Dai você seleciona a pasta onde esta a sua classe.

Faça isso e tente dar o import como faria no projeto original da classe.

Testei aqui e funcionou, mas não sei se entendi direitinho o que você queria.

[]s

A duvida na real é a seguinte: o compilador vai procurar as classes no diretorio indicado pelo path né?

mas e se eu quiser buscar alguma outra classe que nao esteja nos diretorios indicados pelo path, nao tem outra forma ?

Boa noite colegas !

Você testou o que te falei ?
Eu fiz daquele jeito e não alterei nada no path.

[]s

mari_sm, na verdade não é na variável PATH, é na variável CLASSPATH. No PATH o sistema busca os arquivos pra executar.

Como foi dito, no import tu coloca o package da classe. Se quiser adicionar um diretório no CLASSPATH (ambiente Linux):

export CLASSPATH=$CLASSPATH:novo_diretorio

Em Windows tem que trocar o : por ;. Se não me engano o $ passa a ser %, mas não posso testar visto que não to com ele aqui!

Falou!

na mão eu não sei fazer…
se eu precisa-se faria como todo mundo falou configuraria no ClassPath

agora no eclipse ou netBeans vc pode configurar o projeto para enxergar uma biblioteca externa.

clique no projeto > build path > configure build path > add external jar

abr e sucesso

[quote=mari_sm]Tenho uma classe que fica num lugar qualquer do meu pc (e que sei caminho, por exemplo, vamos fazer de conta que esta no meu desktop).

Quero usar ela no meu projeto. Como faco? Terei que dar um import com todo o caminho da classe? Terei que mudar o path?
[/quote]

Vai no NetBeans, propriedades do seu projeto, depois em empacotamento, e tenta empacotar o projeto que contem essa classe que voce precisa

pq vc nao cria um package no seu projeto pra essa classe? e depois importa?

dessa forma que vc pretende nao é uma boa pratica!!! na minha opniao!!

Esse export que o wagner francisco falou, vai adicionar mais diretorio no classpath, é isso ?