Import .jar

oie! estou começando meus estudos java. ja aprendi a criar arquivos .jar no eclipse que eh a IDE que estou usando ! eu criei um .jar de um projeto q eu fiz. e coloquei na pasta C:\lib …

em outro projeto eu importei esse jar… ocorreu tudu certu… e importei um classe desse jar… ateh ai normal!!!.. instaciei a classe…!!! chamei o metodo construtor… ateh ai tudu bem… porem kuandu quero chamar um metodo da classe nao consigo! exemplo:

Funcionario funcionario1 = new Gerente("Arthur Neves"); //funciona funcionario1.getName(); //nao funciona

gostaria de saber o porque disso… a classe Gerente herda da classe funcionario as 2 saum classe publicas… e todos os metodos tb!!!

acho q isso ocorre por algum problema no manifest q o eclipse criou!!! pois o manifest soh tem issu:

Manifest-Version: 1.0

entaum se alguem puder me ajudar… mtu obrigado!!!

O seu Manisfest soh tem isso???
ta errado…

Manifest-Version: 1.0
Main-Class: suaClassePrincipal
Class-Path: lib/postgresql-8.1-405.jdbc3.jar // por exemplo

:slight_smile:

ah… não esquece de deixar duas linhas em branco no final do arquivo… senão não vai funcionar

como assim 2 linhas em branco!??!

no meu exemplo … depois da linha do Class-Path dá duas quebras de linha…(2x enter)
Isso eh um pau msm… soh funciona se tiver essas duas linhas…

ele não funcionou… estou achando q nao tem nada a ver cm o manifest. pois o eclipse q criou o manifest

ae pessoal… consegi resolver o erro com uma ajuda aqui… era um erro bobo!!! eu estava tentando charmar o metedo sem ele estar dentro d otro metedo!! e isso naum pode ser feito!! vlwww!!

o método seu eh private ou protect ou package??? se for naum tem como chamar msm… tem q ser public…
ahh… pode ser tb q vc não está importando o jar neh… verifica se vc importou esse jar no projeto…

:slight_smile:

simsim… agora esta tudu certu… vlww!!!