Não sei se já foi discutido sobre isso aqui no fórum. Caso sim, favor, passar link (eu pesquisei bastante, mas não achei nada). Caso não, dêem uma olhadinha aqui: http://jairelton.com/post.php?id=11
O que vocês acham? Pra mim é caos.
[]s.
[Editado]: Opa, foi mal, fórum errado. Se puderem mudar pra Java Avançado…
Concordo com o blogueiro: é uma economia que só faz sentido em alguns poucos casos (gostei do exemplo das static inner classes), mesmo porque eu acho estranho como fica o código em alguns casos:
É, qualquer IDE decente compensa essa “economia”… Mas pra manutenção do código imagino que isso deve atrapalhar bastante mesmo… Estranho terem se preocupado em incluir isso…
Sami_Koivu
Caos. Chaos. Kaaos.
Gostaria de contribuir com uma opinião diferente, mas neste caso não dá.
Talvez se surgem algo tipo best practices de fazer o import static de classe de logger, ou alguma outra coisa que se repete muito, mas… no exemplo do Daniel, se o código está dentro de uma classe interna, primeiro eu tenho que ver se essa classe interna tem aquele método? Não? Então uma das superclasses da classe tem o método? Não? A classe que contém a classe interna tem o método? Não? Uma das superclasses daquela classe tem o método? Não? etc. Com um IDE decente fica fácil identificar onde que o método foi definido, mas com tal IDE fica fácil escrever código sem esse recurso de import static.
[]s,
Sami
cv1
Sabe onde fica mais divertido? Descobrir qual import estatico veio de onde quando vc esta usando overloads!
Sami_Koivu
Ahahah, nem pensei nisso. Parece que você está falando de experiência
Luca
Olá
Concordo com vocês. mas é preciso lembrar um dos principais motivos porque isto foi incluído. Interfaces foram feitas para definir tipos e a galera, seguindo o mal exemplo da Sun no próprio Java, estava abusando das interfaces como repositório de constantes. Isto engessa um pouco o código.
Acho que o uso disto deve ser regulado com algumas regrinhas de boas práticas. Na maior parte das vezes pode dificultar a leitura do código mas em alguns casos pode ser vantajoso. Acho vantajoso somente nos casos em que o programador implementava interfaces para evitar codificar o caminho completo da classe e as constantes já apareciam sem pai nem mãe com os incovenientes que vocês citaram.
[]s
Luca
akumaldo
Olha…concordo com o pessoal…
o import static deixa o código meio caótico…acho que na hora da gente fazer manutenção no código…fica louco se o cara tiver vários import static…tem que ficar vendo daonde os metodos vieram…nossa dor de cabeça! :shock:
cv1
Ja era bom nao ter static, pra comeco de conversa…
guinaps
Cara, eu definitivamente não entendi o que você quis dizer com isso…
Z
ZehOliveira
Forçando a barra, dá pra fazer com que qualquer coisa de uma linguagem se torne algo difícil de ler (até usando cadeia de if, por exemplo).
Se faz tanta diferença assim saber de onde veio, deixa sem import static. Mas as vezes acontece de você ter uma classe MinhaClasseQueSoServePraGuardarConstantes e tem que usar 3 atributos estáticos dessa classe na mesma linha. Nesses casos, o static import facilita muito e deixa o código bem mais fácil de ler.
akumaldo
eu também não!
plentz
eu também não!
Er, não entenderam que import static não fazia falta, ou oque?
guinaps
eu também não!
Er, não entenderam que import static não fazia falta, ou oque?
Não entendi por que ele disse que não devia ter “static”… Deu a entender que não devia existir elementos estáticos no geral…
Paulo_Silveira
caos! sem duvida!
deixa eu apoior o cv e ir alem: static, protected e extends deveriam ir embora (menos extends de interfaces, claro)…
o gilad bracha vive comentando, que seria tao bom poder criar uma nova versao do java sem manter a compatibilidade…
akumaldo
Paulo Silveira:
caos! sem duvida!
deixa eu apoior o cv e ir alem: static, protected e extends deveriam ir embora (menos extends de interfaces, claro)…
o gilad bracha vive comentando, que seria tao bom poder criar uma nova versao do java sem manter a compatibilidade…
meu deus…que odio de herança…ahuahuahuah poxa…só que interfaces não dá para fazer tudooooo, todo recurso tem o momento de ser usado
cv1
Paulo, como vc vai matar extends de interfaces? Eu acho tao bonitinho
plentz
sunshine
utilizo “import static” somente quando realizo testes unitários com o EasyMock
Para métodos estáticos até que concordo, mas para o caso de constantes? Já que não podemos trocar o “static final” por “const / define” o que fazer? Deixar o código cheio de números mágicos?
Eu acho que o uso de static imports fica legal com enums, por exemplo.
A
agsilva
Seria legal também pra desafios: Descubra de onde vêem esse método. Aí existem uma cambada de programadores, fuçando pacotes, classes e APIs. No final, o cara decorou o projeto inteiro como se fosse o criador, e um ganhador iria receber uma medalha + bônus de garoto paciência.
Em um grande projeto com várias equipes e constantes manutenções, import statics é um tanto quanto venenoso. Agora, eu acho legal isso:
out.println("Sem o System, uhuuu!");
[]s.
guinaps
Paulo, por favor, explique-se nessas suas sugestões… Eu estou sinceramente interessado em entender seus motivos pra pensar assim! É só ódio de herança mesmo (por motivos que vão além da minha compreensão no momento) ou tem algo mais??
J2Alex
static imports é o tipo de coisa que ainda to tentando encontrar uma razão pra ter sido inserida na linguagem… tanta coisa mais importante pra se preocupar…
Concordo com o Paulo em relação à static e, principalmente, protected. Mas não concordo em relação a extends… herança cabe muito bem em alguns lugares - com certeza não em todos, mas é indispensável em muitos cenários.