Importação de projeto | netbeans | .war

Bom pessoal eu preciso dar manutencao num site aqui da empresa (intranet) é so acessado pelos funcionarios cerca de 400.
O problema que o site esta hospedado num servidor mixuruca e nao tem como usar o mesmo para desenvolvimento.

Eu estava pensando em pegar o site deste servidor e copiar para minha maquina faze as alteracoes e depois copiar novamente para o servidor, e utilizando o netBeans, caso nao seja possivel o Eclipse.

Na verdade eu tentei copiar a pasta webapps (é tomcat 5.0) para minha maquina e fazer um projeto a partir do codigo fonte com o netbeans, mas nao tem como eu testar, quando mando executar ele nao abre pagina nenhuma, eu fui ver no web.xml mas aparentemente esta certo a pagina que ele chama como index, mas nao esta funcionando.

se alguem souber como posso resolver isso seria de grande valia.

e mais uma coisa como faço no netbeans para substituir em todos os arquivos de codigo fonte localhost pelo ip da maquina ?

Tem como criar um .war da aplicacao? e tem como apos criar o .war e importar para o netbeans mexer no codigo fonte?

Abraço.!

ps: to aprendendo .jsp/servlets na unha mesmo, vendo como que se faz, e dando umas lidas em artigos. desculpe a falta de experiencia, posso estar falando bobagem.