Importação de um arquivo xls

boa tarde pessoal…

Como faço para importar o conteúdo de um arquivo xls para um banco de dados utilizando java web + javascript de forma que o usuário possa abrir tipo um “dialog” para selecionar o arquivo no diretório que escolherem e eu possa em seguida capturar este caminho para que possa fazer a importação do arquivo??

Vi em vários sites o emprego do input type=“file” consigo abrir o dialog(não sei o nome correto), informar o arquivo, mas como faço para pegar o endereço, tipo: C:\temp\teste\nomearquivo.xls
Vi também que não é recomendado este emprego do input por questões de segurança. Então como posso de alguma outra forma capturar este caminho?

Eu consegui gerar um programa no java desktop, que pega uma planilha do rh com todas as informações e carrego para o sistema financeiro pelo banco de dados. Só que faço isto individualmente numa estação. Gostaria de disponibilizar este mesmo projeto no formato web de modo que todos pudessem fazer uso.

desde já agradeço
Pedro Morais

A ideia é implementar um upload de arquivos e, após receber os dados do arquivos no servidor, vc pode usar a biblioteca apache POI para ler o XLS e salvar os dados no banco.

Para realizar o upload, seria bom vc nos dizer qual framework (ou nenhum) vc está usando, pois a forma de fazer upload pode variar dependendo da tecnologia usada.

Oi Lucas… boa tarde

Apenas montei o arquivo html e o servlet… mas esbarrei na criação do servlet para recuperar o caminho.
Se puder colar algum exemplo te agradeço pq ainda estou engatinhando nesta linguagem.

tentei colar o código fonte aqui mas não consegui

e o arquivo servlet estou procurando algo ainda… sem nada definido

desde já te agradeço a atenção

Vc precisa ter um form na página como multipart/form-data para poder enviar o arquivo para ser recuperado na servlet. Veja esse exemplo: Java file upload by example with Servlets & JSPs

Boa tarde… Isso eu tenho… criei o form, fiz os procedimentos conforme site que vc me informou e tudo mais. Consigo trazer o arquivo em excel das estações que acessam a planilha e copiar para uma pasta específica no servidor, porém eu não estou conseguindo agora pegar esta planilha ler os dados e salvar no meu banco de dados.

atc
Pedro Morais

Caso vc esteja usando java no backend, vc pode dar uma olhada no ApachePOI para poder ler a planilha.