Importância da Graduação na área de TI

Olá Pessoal, boa noite!

Estou finalizando meu curso de sistemas de informação, faltam 9 meses para eu colocar as mãos no diploma, porém todos os dias me questiono sobre a real importância de um diploma em sistemas de informação nos dias de hoje, pois vejo que no fórum e no mercado de trabalho se encontram muitos profissionais sem graduação porém qualificados e com muitos anos de experiência.

Claro que na altura do campeonato não vou desistir e perder meus R$ 25.000,00 já investidos, mas a questão é a seguinte:

Que valorização você vê em um profissional com diploma de curso presencial (bacharel)?

Ou nos dias de hoje… qual a valorização de um profissional com diploma de técnologo ead?

[] ´s

Penso que existem empresas que valorizam bastante o diploma.

Sem duvida nenhum uma graduação é sempre valorizado.

O que acontece é que muitos saem da graduação sem estar preparados para o mercado. Pois isso exige nao so o tempo de estudo dentro da faculdade, mas tambem muita dedicação pessoal.

Conheço pessoas que tem Certificações Java, Oracle, IBM, sem graduação na área. Isso mostra o seu esforço pessoal, sem dependencia da faculdade.

Tenho vários amigos que se frustaram com a graduação, mas nao fizeram nada para dar volta por cima, e se tornaram profissionais meia boca.

Por isso existem empresas que contratam pessoas relamente qualificadas, mas que nem por isso tem graduação.

Eu pessoalmente optei por esse caminho. Faço graduação de Adm, e penso em fazer Pós e Mestrado na área de TI, fora as certificações.

Porem, penso que a graduação não vai perder valor ante o mercado.

Olha cara, sinceramente acredito que a graduação é algo bem importante mas não acho que seja obrigatório no mercado de trabalho.

Eu trabalho com Java desde os meus 20 anos (hoje tenho 24) e todos os trampos que fiz entrevista, nunca me pediram o “canudo”. E pode ter certeza que isso não influenciou no meu salário.

Fiz 3 anos de sistemas de informação (de 2004 até 2006) e pretendo voltar e terminar a facul duma vez, mas não por que o mercado tá me pressionando a isso e sim porque já que fiz 3 anos, falta 1 ano pra terminar e um canudo no teu currículo nunca é demais.

O que tu tens que ter em mente é que um canudo ou certificação não irão fazer chover trampos pra ti. O que vai fazer tu teres oportunidades é o teu conhecimento e o teu interesse. Se tu tá estudando bastante coisas por fora e não ficou só no BE-A-BÁ da facul, as oportunidades chegarão e tu poderás agarrá-las com facilidade.

De qualquer maneira acho importante ter um curso superior mas não se, de fato, o mercado vê com tanta diferença entre um tecnologo com ead ao invéz de um com bacharel presencial. Eu sinceramente nunca ví tal distinção, pelo menos nas empresas que passei em São Paulo. Acho que cada pessoa tem uma experiência diferente e essa foi a minha, mas honestamente, acho que é algo que tu nem deveria se preocupar :stuck_out_tongue:

Abraço

EDIT: editado por força maior :stuck_out_tongue:

Fazer graduação é que nem seguro: se não precisar, beleza, mas se precisar já está feito.

Em todas as oportunidades que tive, todas exigiam graduação. A faculdade não influenciou diretamente nelas, mas ajudou a conquistar muita coisa.

Termina sim seu curso cara, vai saber quando vão te pedir que comprove sua formação, se acontecer o que é bem provável vc estará tranquilo.

Att.

Tudo bem que você não vá aprender MILHÕES de coisas, mas o tempo que você passa na faculdade é muito proveitoso e com certeza você aprenderá coisas que você ainda não sabia. Existem empresas que, dependendo do cargo, nem chamam você para fazer entrevista se você não tiver o curso superior completo(Tecnólogo ou Bacharel como é o seu caso).

Abraços.

Por mais louco que isso possa parecer a graduacao é um atalho para o mercado. Voce pode ser autodidata e correr atras, mas vai receber menos credito até que prove a experiencia. E por mais que os livros ajudem eles nao te dao experiencia pratica. Entao voce fica dando cabeçada até entrar no mercado.

Pra alguem que parte do zero ter condicoes de entrar no mercado apenas estudando sozinho é bem complicado, leva tempo pra voce estar apto pra isso. Cursando faculdade, com um pouco de interesse, no segundo ou terceiro ano, as empresas ja comecam a contratar, e ai vai embora.

Graduacao é importante sim, nao é excencial, mas é importante.

Outra coisa, é que você poderá se interessar pela área acadêmica no futuro. Seja para dar aula, ou para atuar como pesquisador. Nesse caso, você precisará não só da graduação, como de um mestrado. E, claro, fica muito mais difícil chegar no mestrado se nem a graduação você tem…

E, como o pessoal falou, tem empresas que o primeiro critério de corte é a formação. Você tem que pensar que uma empresa grande e boa recebe as vezes dezenas de currículos, e não vai querer avaliar/entrevistar absolutamente todos os candidatos. Nesse caso, o primeiro critério de quem só está vendo papel na mão é cortar pela graduação. Claro que muitos profissionais bons sem graduação podem estar caindo fora nessa, mas não existe um critério objetivo mais seguro e barato que esse.

Depois, observei que a maioria dos meus colegas que não se graduaram, mesmo depois de contratados, tiveram dificuldades muito maiores em obter promoções e elevar seus salários.

[quote=ViniGodoy]Outra coisa, é que você poderá se interessar pela área acadêmica no futuro. Seja para dar aula, ou para atuar como pesquisador. Nesse caso, você precisará não só da graduação, como de um mestrado. E, claro, fica muito mais difícil chegar no mestrado se nem a graduação você tem…

E, como o pessoal falou, tem empresas que o primeiro critério de corte é a formação. Você tem que pensar que uma empresa grande e boa recebe as vezes dezenas de currículos, e não vai querer avaliar/entrevistar absolutamente todos os candidatos. Nesse caso, o primeiro critério de quem só está vendo papel na mão é cortar pela graduação. Claro que muitos profissionais bons sem graduação podem estar caindo fora nessa, mas não existe um critério objetivo mais seguro e barato que esse.

Depois, observei que a maioria dos meus colegas que não se graduaram, mesmo depois de contratados, tiveram dificuldades muito maiores em obter promoções e elevar seus salários.[/quote]

Oi,

Perfeita essa colocação. Só mais um detalhe: Salário.

Tchauzin!

[quote=fabiozoroastro]Tudo bem que você não vá aprender MILHÕES de coisas, mas o tempo que você passa na faculdade é muito proveitoso e com certeza você aprenderá coisas que você ainda não sabia. Existem empresas que, dependendo do caro, nem chamam você para fazer entrevista se você não tiver o curso superior completo(Tecnólogo ou Bacharel como é o seu caso).

Abraços.[/quote]

Sim, isto é o que sinto… que cresci muito na faculdade através das diversas disciplinas como várias de administração, arq. computadores, sistemas operacionais, segurança da informação, entre outras. Na verdade você acaba tenho que se puxar para acompanhar o ritmo e isso te faz crescer.

Na verdade era para eu estar me formando agora em dezembro, mas como transferi de londrina para blumenau, acabei perdendo um semestre todo, por isso estarei formando apenas ano que vem.

Na verdade tenho questionado por uma oportunidade que surgiu fora daqui, mas estou vendo que é preciso saber dizer não mesmo sendo uma puta oportunidade se quiser ter o diploma.

A discussão é simples, apesar de muitas vezes tomar dimensões inesperadas.

1 - Curso superior abre algumas possibilidades extras, como a área acadêmica. Pode ser o gênio da computação, porém não faz mestrado tampouco ministra aulas em Universidade, tampouco presta concurso de nível superior sem o canudo;

2 - Muitas instituições possuem professores fracos e/ou desanimados que não agregam muito para quem já está no mercado. Porém, nunca vi profissionais ex-alunos de USP, UFSCAR dizerem que faculdade não serve para nada (não estou querendo entrar em discussão sobre particular/pública);

3 - Para alguns tipos de vagas, empresas de bom senso sabem o que estão procurando, logo não possuem como pré-requisito curso superior. Se você provar sua qualidade, ganha a vaga;

4 - Pelo menos para mim, o tempo de graduação foi único: novos amigos, contatos, orientações, aprendizados, viagens, congressos, artigos, etc… acho que é uma fase importante, não somente para a sua carreira profissional, mas para a sua vida como um todo.

1 curtida

Vá à merda, antes que eu me esqueça. :slight_smile:

Vá à merda, antes que eu me esqueça. :)[/quote]

hahaha foi mal, vou editar :stuck_out_tongue:

Vá à merda, antes que eu me esqueça. :)[/quote]

hahaha foi mal, vou editar :P[/quote]
hauaeheauhae