Impressão de relatórios pelo JasperViewer desconfigurada

Boa tarte

Tenho a seguinte situação… quando imprimo um relatório diretamente pelo JasperViewer na minha impressora funciona normalmente
mas na impressora do cliente o relatório é impresso totalmente desconfigurado (esticado, parece que dobrou de tamanho).

O mais curioso é que o cliente tbm sempre conseguiu imprimir normalmente mas hoje começou a acontecer este problema!

Alguém tem alguma dica? Pode ser uma atualização do Java?

Paulo,

tenho este problema aqui na minha impressora também…

observei que quando salvo o documento na máquina e depois mando imprimir esse “esticar” some e imprime normal…

mas o ideal seria corrigir isso logo…

se alguém já conseguiu nos ajuda ai…

por curiosidade… a impressora é uma HP Deskjet da série 1000?

com certeza! Hp DeskJet 1000.

Sandro

[quote=SandroSoftwares]com certeza! Hp DeskJet 1000.

Sandro[/quote]
Já fiquei mais de 3 dias inteiros só em cima desse problema. Um cliente nosso tinha essa impressora e era a única que desconfigurava impressão, liguei para a HP para ver se tinham mudado algo em relação à impressão comparado às outras, atualizei as libs do jasper, testei diferentes versões do java, diferentes drivers para a mesma impressora, diferentes SOs (32 e 64 bits, cada um com sua versao do driver), cartuchos, limpeza de cabeçote, configuração local da impressora (tal como ajustes no tamanho do papel, impressora padrão, margens, spooler de impressão etc…) e não tive sucesso… E o pior, a solução de salvar um pdf e imprimir pelo leitor de PDF padrão não agradava o cliente pela quantidade de relatórios impressos por dia…

Solução? Trocamos a impressora do cliente pela nossa HP mais recente (não lembro o modelo exato dela) e hoje estamos com uma bela HP 1000 inutilizada lá na empresa…

Se alguém souber ou já passou por esse problema também e conseguiu resolver (sem comprar a impressora do cliente para parar de se incomodar rsrs), com certeza será de grande ajuda para muita gente…

A impressora é uma HP Deskjet F2050, em outro cliente a impressora é de um modelo semelhante (multifuncional simples) tbm não funciona :?

Conversei com colegas da facul parece q isso tbm esta acontecendo com o sistema emissor de NF-e da receita

A solução…por enquanto estou gerando PDFs dos relatórios, mas como vcs sabem eles não ficam 100% iguais ao modelo feito no iReport

Se alguem descobri uma maneira de fazer funcionar, por favor posta ai pra gente!

Vlw

[quote=PauloHLG]A impressora é uma HP Deskjet F2050, em outro cliente a impressora é de um modelo semelhante (multifuncional simples) tbm não funciona :?

Conversei com colegas da facul parece q isso tbm esta acontecendo com o sistema emissor de NF-e da receita

A solução…por enquanto estou gerando PDFs dos relatórios, mas como vcs sabem eles não ficam 100% iguais ao modelo feito no iReport

Se alguem descobri uma maneira de fazer funcionar, por favor posta ai pra gente!

Vlw[/quote]
vc disse q parou de funcionar de repente? Já tentou colocar essa impressora em outra máquina? Em outra impressora imprime normalmente?

erico_kl

Desconfiei de alguma atualização do Java por isso mesmo, a impressora começou a imprimir tudo desconfigurado depois de quase 1 ano de sistema rodando e imprimindo normal!
Ja tentei imprimir pelo meu note com a impressora do cliente e o problema é o mesmo!

Ja tentei desinstalar o Java e reintalar em uma versão mais antiga, e depois com a ultima versão e nada!
Ja desinstalei a impressora e instalei novamente… e nada tbm!

Na minha impressora (HP Deskjet 3940) funciona normal, em impressoras de modelo semelhante e matriciais tbm.
O problema acontece em 3 clientes diferente com esses modelos F2050 ou da mesma familia!

cara… parece ser o mesmo problema que tivemos com a HP 1000, mas a diferença é que isso não começou de repente… Nunca conseguimos imprimir corretamente na HP 1000, e no seu caso, isso já acontecia… Você tentou versões diferentes das libs do jasper? Eu sei que pode ser besteira, mas já tentou deixar a impressora como impressora padrão? (quem já teve que imprimir em uma zebra sabe o porquê da pergunta rsrs)…

Em último caso tenta uma restauração na máquina do cliente… se ela parou “de repente” é bem provável que seja algo no driver, atualização de SO ou algo assim…

Olha por hora gerei todos em PDF (cliente não espera kkkkkk) depois vou tentar dar mais uma fuçada nesse negocio,
se eu conseguir resolver posto aki blz

vlw t+

PauloHLG, Erico_KL

Problema resolvido companheiros!

Olhem o último post deste tópico:

Sim, eu já tinha visto este tópico, mas convenhamos que é uma solução não muito interessante…

E se eu fizesse algo assim tentaria com a classe Desktop, esse código do último post é tipicamente pra Windows… E pra adaptar rodando código no Runtime.exec só com gambiarras…

Mas mesmo assim talvez seja uma alternativa, claro desde que isso fique configurável para o usuário (os outros não tem culpa pela HP 1000 de uma pessoa só)…

erico

como a classe Desktop é multiplataforma realmente a sua utilização é muito melhor sem dúvidas!

logo, se o único problema era esse, ser usado este código em qualquer SO, creio que está resolvido pois agora abre o pdf e se abre diretamente o pdf as configurações são preservadas!

agora quando a HP paciência… mas pelo menos dessa forma ai funciona…

Com este post, ao invés de abrir com o runtime agora abro com a Desktop!

Obrigado pela dica da Classe Desktop que me levou a chegar ao post acima!

Sandro

Olá pessoal.

Enfrentei aqui o mesmo problema. Eu estou usando uma impressora HP Officejet Pro 8600 e a impressão sempre saia desconfigurada.

Daí o que fiz foi alterar as configurações da impressora no meu caso fiz assim:
Em preferências de impressão ==> Avançado. Alterei as seguintes propriedades.
Preservar layout = não
Resolução = Entrada em cores/ renderização em preto 300x300 dpi
Heal life = Ativado

Em propriedades da impressora ==> Avançado ==> Processador de impressão:
Processador de impressão = hpzppw71
Tipo de dados padrão = RAW ou TEXT

OBS: Eu fiz tudo isto mas percebi que só funcionou no modo normal de impressão, isto só vai ser um problema se o cliente quiser imprimir tudo com qualidade de rascunho para economizar tinta/toner da impressora.

Sempre que fizer alguma alteração finalize toda a execução da JVM ou seja toda e qualquer aplicação java, e faça o teste.
Espero que resolva o problema assim como resolvi o meu.

RECENTEMENTE PASSEI PELO MESMO PROBLEMA COM UMA IMPRESSORA HP 2050 TODOS OS MEUS RELATORIOS ENVIADOS PARA IMPRESSORAS ERAM IMPRESSOS DESCONFIGURADO TAMANHO MUITO GRANDE

RESOLVI O PROBLEMA DA SEGUINTE FORMA

JasperPrintManager.printReport(rel,false);

OU SEJA IMPRESSAO DIRETO PARA IMPRESSORAS SEM VISUALIZACAO …