Impressão direta na porta paralela

12 respostas
E

Bom dia a todos!

Antes do Java eu costumava imprimir notas fiscais enviando os dados
direto para a lpt1, agora estou perdido, por isso ficaria muito grato a uma
ajuda, alguma informação prática pois não tipo muito sucesso com a comm.jar . Ou eu estou ultrapassado com essa estratégia de impressão?

[]"s a todos!

12 Respostas

R

Kra, posso te garantir q a comm.jar funciona perfeitamente…

qq duvida, contate comigo q te esclareço qq dúvida sobre essa API…

flw

Lindberg

Ola

Estou utilizando assim

1 - tenho um texto.txt
2 - crio um Envia.BAT
contendo: Type texto.txt > PRN
ou Type texto.txt > LPT1

3 - executo o Envia.BAT

Utilizo char para condensado, negrito …

Lindberg

Luca

Olá

Lindberg:
Estou utilizando assim

1 - tenho um texto.txt
2 - crio um Envia.BAT
contendo: Type texto.txt > PRN
ou Type texto.txt > LPT1

3 - executo o Envia.BAT

Faltou uma etapa:

4 - Rezar para a impressora funcionar, que ela tenha papel, que o papel não enrosque, em suma, que a impressão seja bem sucedida.

Normalmente, qualquer programa minimamente decente, desfaz tudo (NF, estoque, fatura, duplicata, livro fiscal, etc.) em caso de problemas na emissão da nota.

Porém, usando somente Java ou do modo como você falou, é impossível saber a resposta de impressora.

É preciso usar JNI como outros já indicaram em outros tópicos, pois não se consegue só com javax.comm ler a resposta da impressora por bug na API desde sua versão inicial.

[]s
Luca

Luca

Olá

Parabéns por sua boa vontade em ensinar mas você não concorda que se as dúvidas e respostas forem colocadas aqui, mais gente poderá se beneficiar?

[]s
Luca

R

Luca:
Olá

Parabéns por sua boa vontade em ensinar mas você não concorda que se as dúvidas e respostas forem colocadas aqui, mais gente poderá se beneficiar?

[]s
Luca

Amigo, com certeza as respostas devem estarem aqui…

Eu nao respondi nada por e-mail…

Porém, nao fico decorando nome de usuários.

Qnd me perguntam por e-mail, respondo por e-mail. Qnd é pelo GUJ, respondo pelo GUJ…

Qq dúvida, é só falar…

flw

Otata

blz,
alguem, pode me explicar como se utiliza este comm.jar?
value!

P

Tem um exemplo que vem com a própria API. Tem também todo o processo de instalação.

R

flw

Luca

Olá

Atendendo ao André Luis que me perguntou por e-mail, explico como se usa JNI para imprimir cupon fiscal.

Resumindo:

A = seu programa
B = device driver que envia e RECEBE bytes da impressora (geralmente é a DLL do fabricante da impressora)
X = conjunto de funções em C escritas de acordo com as regras do JNI (veja tutorial) para enviar bytes para impressora ou consultar seu estado

Na hora de imprimir, um método qualquer de A, escrito de acordo com as regras de JNI (veja tutorial), chama X.
X envia para B ou recebe de B de acordo com a função usada.

Depois de imprimir, sempre precisamos saber se a impressão teve sucesso antes de confirmar todas as operações ou transações envolvidas na emissão da nota fiscal, recibo de pagamento ou boleto de cartão de crédito. Lembro que no caso do cupom fiscal a fiscalização exige que seja enviado e confirmado cada item do cupom.

Recursos do google:
Tutorial Sun
JNI Integrando Java e C/C++ de Marcos MORI de Siqueira ( http://www.softfactory.com.br/ )
Tutorial Javafree - JNI: Interação Java e Delphi
Tutorial IBM/DeveloperWorks
JavaWorld - Enhance your Java application with Java Native Interface (JNI)

[]s
Luca

Lich_King

mas como q passa a localização dos campos da NF pra impressora? :?

hashcode

Não recomendo utilizar commapi para comunicação paralela. Utilize libParport.

R

Kra, caso queira usar a parport, tem um tutorial interessante aqui:

http://www.rafaelquines.com/blog/2007/01/prototipo-usando-porta-parelela-leds-e-java/

flw

Criado 5 de junho de 2006
Ultima resposta 21 de jan. de 2007
Respostas 12
Participantes 8