Impressões sobre Java + Linux

Pessoal já tentei usar o Linux algumas vezes, e semana passada fui me aventurar de novo, após quase 5 anos.

Resultado, estou gostando muito, apesar de ainda não conseguir fazer meu modem funcionar e também estar tendo problema com a xgl (cubo branco). Se alguém souber resolver o problema do cubo branco eu agradeço, mas este não é o propósito do meu tópico.

Fiquei impressionado com a performance do Java no linux.

Faz uma semana que venho lutando para instalar meus dispositivos, mas ontem dei uma parada para ver como o Java iria se comportar no Linux. Instalei o JDK 1.6 e depois do NetBeans 5.5.
Ele carregou em menos de 10 segundos (acho que bem menos e isso na primeira carga). A performance é indiscutivelmente maior do que no Windows.
Meu computador é um athlon 6 3700+ e tenho 1G de ram, mas mesmo assim roda muito mais rápido que no windows. Eu preciso ver numa máquina menos potente para ver o resultado, mas creio que seja mais rápido.

Bem, em resumo, adorei o Java no Linux, e estou gostando muito do linux agora, apesar de as vezes ser um saco para configurar, por causa das trocentas versões do kernel, e o pior, ter que ficar compilando as coisas para elas serem compatíveis com o kernel… E os problemas de dependência tbm são chatos, mas mesmo assim estou gostando bastante. Sou iniciante ainda, mas não é difícil de aprender. A distribuição que estou utilizando é a Mandriva 2007 Free.

Quem quiser falar algo sobre suas experiências seria legal.

Falow pessoal!

se você desejar maior agilidade em relação a configuração e não se preocupar com dependências … vai de ubuntu!!!

Eu abandonei de vez o windows a um ano atrás, quando comecei a aprender a programar em Java.

Instalei na época o Kurumin 6.1, passei pelo ubuntu, Mandriva One 2007, e agora com o openSUSE 10.2.

A diferença de performance é muito grande, tanto é que rodei o NetBeans sem problemas em um P4 1.6 com 256 de ram “não-drr”.

O que me prendia ao ruindows eram algumas IDEs como C++ Builder e etc (como é ruim depender de IDE, por não saber fazer na mão). Com o Java, consegui me libertar disso e entrar de cabeça no Linux.

Sobre o problema do cubo branco:

Você utiliza o Beryl? Se sim, tenta iniciar ele com o parâmetro --use-copy .

[quote=sunshine]

se você desejar maior agilidade em relação a configuração e não se preocupar com dependências … vai de ubuntu!!![/quote]

Estou me adaptando bem ao Mandriva, mas vou testar o ubuntu sim, valeu pela dica!

Eu estou utilizando o compiz… o Beryl é melhor? Li que ele é mais instável e é escrito em cima do compiz.

[quote=davidbuzatto][quote=sunshine]

se você desejar maior agilidade em relação a configuração e não se preocupar com dependências … vai de ubuntu!!![/quote]

Estou me adaptando bem ao Mandriva, mas vou testar o ubuntu sim, valeu pela dica!

Eu estou utilizando o compiz… o Beryl é melhor? Li que ele é mais instável e é escrito em cima do compiz.[/quote]

O Beryl é um fork do compiz. Ele é um pouco mais instável, mas com ele dá para usar AiGLX ao invés do XGL. O AiGLX é uma extensão do Xorg, ( o XGL é um Xorgo reescrito digamos), e por isso é mais leve.

Comecei usando o XGL, mas troquei pelo AiGLX!