Imprimindo em etiquetas?

Eu estou tentando criar um gerador genérico de etiquetas para imprimir conteúdo de alguma etiqueta em alguma página que contém o grupo delas. O layout da página onde vou imprimir é um papel com colunas e linhas, como uma tabela, e cada “célula” desta tabela é uma etiqueta (um papel colado à folha, que pode ser removido e colado a outra superfície). Esta página e a tabela tem suas medidas (altura da página, largura da página, margens da página, altura da célula, largura da célula e algum espaço entre essas células).
Estas medidas são dinâmicas, uma vez que o setor de compras pode comprar diferentes tipos de “folhas de etiquetas”, além de que diferentes setores podem usar diferentes tipos de isso.
O conteúdo da etiqueta pode ser gerado dinamicamente também, com algum formato específico (negrito, tamanho da fonte, etc).
Eu preciso criar um sistema, em java, para permitir que o usuário para informar o conteúdo da etiqueta (com o formato) e imprimi-lo em cada etiqueta de algumas folhas. Para fazer isso estou pensando em usar algum componente (algum componente da web) onde o usuário pode informar e formatar conteúdo de texto, e o componente irá gerar um html, contendo o texto formatado. Para imprimir este texto em cada etiqueta, o usuário informará as medidas da “folha de marcação” que usará, em centímetros ou milímetros, e o sistema calculará onde o texto precisa ser impresso.

Acho que o itext 7 pode resolver o meu problema, mas eu não estou conseguindo fazer.

Neste caso, tenho dois problemas:

1 - Como posso imprimir um html com um texto formatado (formatos simples, como negrito, tamanho da página, …) como um texto formatado?
2 - Como posso criar esta “célula”, que deverá ser como uma “janela”, que será impresso em algum lugar específico da folha, e terá uma área específica (se o conteúdo não couber nesta área, deverá ser truncado!), convertendo algum valor em centímetros ou milímetros na medida utilizada pelo itext? (este é o maior problema!!!)