Imprimir em impressora fiscal?

1 resposta
matheusssilva

Bem, gente como ja falei em outros posts estou migrando um sistema meu de clipper para java, pouco trabalhei com sistemas voltado para vendas, por isso minha experiência com sistemas para esse ramo é pequena. Tenho um sistema de controle de estoque e vendas feito em clipper porém muito simples voltado apenas para pequenos comercios, nessa migração resolvi aproveitar o “sangue quente” e deixa-lo mais robusto para se tornar mais adequado para comercios maiores como supermercados, farmacias, etc…

Ainda não cheguei nessa parte mas gostaria de saber de antemão como funciona essa comunicação entre o sistema e a impressora fiscal. Tipo eu sei como ela funciona, que a maioria é ligada na porta serial, que tem uma memória interna que não pode ser apagada e tals, mas minha duvida é. Como se da a impressão nessas impressoras fiscais? É uma impressão simples usando javax.print como nas impressoras comuns? Ou eu tenho que enviar algum comando especial para ela? O que eu tenho que enviar para ela? Apenas o texto a ser impresso?

Vcs poderiam me dar um explicação bem clara de como se dá esse processo?

1 Resposta

marvinla

Olá Matheus.

As impressoras fiscais recebem comandos específicos para efetuar as operações.
Há comandos para abrir o cupom de venda, registrar um item na impressora, dar acréscimos e descontos, definir como será o pagamento (dinheiro, cartão, etc), e muitos e muitos outros.
Hoje em dia, a maioria das impressoras fornecem uma DLL para a comunicação com a mesma, deixando que o programador trabalhe em um nivel mais “alto”. Porém, com a DLL você perde a portabilidade, pois DLL só em Windows.
Parece que algumas marcas fornecem uma biblioteca para linux (.SO) mas nunca testei.
Caso o fabricante da impressora não forneca uma DLL, a saída é enviar os comandos diretamente pela porta serial, usando a biblioteca java comm (não sei se tem outra melhor).
Ai para saber maiores detalhes só entrando no site do fabricante da impressora e baixar os manuais, drivers, emuladores etc.

Até mais.
Marcos

Criado 20 de agosto de 2009
Ultima resposta 20 de ago. de 2009
Respostas 1
Participantes 2