Imprimir Etiquetas em java

7 respostas
fabioebner

Pessoal alguem sabe como eu faco para imprimir etiquetas em java?? eu tenho q imprimr varias etiquetas em uma folha (o usuario vai informar na hora qtas colunas sao e qtas linhas tbm) e tbm tenho q manter as formatacoes, tais como , negrito, italico, sublinhado, alterar algumas partes do texto…

e possivel fazer isso??

obrigado

7 Respostas

dooda

SIM! é possível… :wink:

fabioebner

legal… e tu tem uma ideia de como ?? por onde posso comecar??

obrigado

dooda

hehe, desculpa a brincadeira amigo, mas ai depende…

do que vc já tem feito ai…
do grau do teu conhecimento…
o que vc está usando pra imprimir teus relatórios…
da onde vêm os dados…
onde está gravado o layout e como vai ser parametrizado…

etc… comenta um pouco mais…

L

E aí…

Vamos ver…
As suas etiquetas seriam impressas a partir de que tipo de impressora???

Lembrando que existe algumas impressoras que são próprias para impressão de etiqueta, como impressão de vários tipos de códigos de barras e necessita de codificação própria. Por exemplo temos a impressora Rabbit na qual utiliza dois tipos de linguagem de programação (pelo menos que eu conheço) a PPLA e PPLB. Ai varia de impressora e fabricante tbm. Aconselho vc dar uma olhada em alguns fabricantes caso se interessar. Com essas linguagens é possível mandar o código via command para a porta na qual está conectada a impressora.

espero ter ajudado!!!

rafaelglauber

fabioebner:
Pessoal alguem sabe como eu faco para imprimir etiquetas em java?? eu tenho q imprimr varias etiquetas em uma folha (o usuario vai informar na hora qtas colunas sao e qtas linhas tbm) e tbm tenho q manter as formatacoes, tais como , negrito, italico, sublinhado, alterar algumas partes do texto…

e possivel fazer isso??

obrigado

Se não for usar uma impressora própria para esses fins, pode começar a fuçar o JasperReport, aqui no GUJ temos um tutorial que pode servir como starter. Após se familiarizar com a ferramenta e iniciar o projeto vai postando as dúvidas.

fabioebner

entao cara a ideia e fazer o seguinte: o usuario vai ter o texto ja formatado(tinha pensado em salvar isso em um arquivo .doc, pois ele pode configurar negrito, italico, centralizado, etc etc)

dai o usuario vai clicar no botao imprimir etiquetas, informando qtas colunas possui na folha qual a distancia entre elas tanto horizontalente qto verticalmente, e tambem qtos nomes por etiqueta, feito isso… eu tenho q abrir o modelo que eu ja tenho e substituir algumas coisa, porem tenho q tomar cuidado pois ele pode me passar por exemplo 10 nomes para gerar etiqueta… porem nao serao 10 etiquetas. vai depender de qtos nomes ele pediu por etiqueta, e tambem tenho q ver por exemplo se o usuario seleiconar 5 nomes por etiqueta, e os 5 nomes forem mto grande e estourar o tamanho da etiqueta, eu tenho q gerar uma com o numero de nomes possivel e gerar outra ou outras com os nome srestantes…

entendeu??

por enquanto nao estou usando nada para imprimir tinha pensando no ireport,
as infomacoes. eu tenho um modelo basico e os nomes vem do banco,

maior_abandonado

kra… quando eu precisei fazer isso não foi mto complicado… eu fiz certa vez um programa simplezinho que faz isso, porém sem formatações, para um tipo de folha especifico de folha de etiquetas q temos aki na empresa (era pra uso interno)

e o numero de linhas e colunas eu não mexi, deixei um textArea para cada etiqueta, cabendo o numero de colunas maximo da etiqueta (no teste mesmo, e de uma etiqueta especifica, descobri no teste e erro) e 5 linhas (nessa etqueta só cabia 5)

basicamente na hora de imprimir tudo o que eu fiz foi pega o conteudo dos 20 textarea (são 20 etiquetas nas folha q agente tem aki ), e joga esses conteudos posicionados tudo certinho (na base da tentativa e erro tb) em um java2D, dando setFont e size certinho… e ai imprimindo a imagem via javaprint…

é uma coisinha meio besta q deu certo trabalho, mais não foi dificil, da uma estudad q vc faz numa boa…

Criado 11 de julho de 2008
Ultima resposta 11 de jul. de 2008
Respostas 7
Participantes 5