Imprimir HTML

Galera, estou com um PROBLEMÃO! haha. Na minha aplicação gero um texto de orçamento onde, se solicitada a impressão, um documento HTML é gerado com alguns dados e impresso pela impressora padrão. O detalhe é q nao sei quase NADA de impressão… Outro detalhe é que esta impressão tem que sair com a logomarca da empresa. Pensei em algumas soluções loucas para implementar e acho que a mais sensata até agora foi a de criar um arquivo HTML padrão, onde eu tenho uma tabela que é preenchida com a logomarca da empresa e com o restante dos dados. Pensei num arquivo HTML pois posso gerar um padrão no meu programa, já que a programação em HTML consiste de tags. Ao clicar no botão imprimir eu geraria o arquivo HTML via JAVA e daria um comando para imprimir esse arquivo HTML, que já estaria salvo no hd do usuário.

PROBLEMA: Como faço pra imprimir um arquivo que está gravado no hd?? Não poderia abrir esse arquivo e jogar suas strings num buffer e então mandar imprimir como texto simples pois a tabela e a logomarca do padrão não seriam impressas… Como faço para requisitar a impressão de um arquivo ao sistema operacional? Isso que precisava implementar…

Desde já agradeço a ajuda e se alguém souber de uma solução mais inteligente ou mais prática, por favor, me diga! :smiley: