Imprimir Matriz no formato 3 X 3

Salve galera
Estou com esse probleminha: gostaria de imprimir assim como uma matriz é…
A A A
A A A
A A A
… no meu código tá assim:

[code]public class ArreInt{
public static void main (String args[]){
int[][] array = new int[3][3];
//int i = 0;
//int j = 0;

	//inserir elementos
	array[0][0] = 1;
	array[0][1] = 2;
	array[0][2] = 3;
	array[1][0] = 4;
	array[1][1] = 5;
	array[1][2] = 6;
	array[2][0] = 7;
	array[2][1] = 8;
	array[2][2] = 9;

	System.out.print(array[0][0]);
	System.out.print(array[0][1]);
	System.out.print(array[0][2]);
	System.out.println("");
	System.out.print(array[1][0]);
	System.out.print(array[1][1]);
	System.out.print(array[1][2]);
	System.out.println("");
	System.out.print(array[2][0]);
	System.out.print(array[2][1]);
	System.out.print(array[2][2]);
	System.out.println("");
	System.out.println("");
	System.out.println("");

	//imprindo ao contrario
	for (int i = 0 ;i < array.length; i++){
		for (int j = 0; j < array[i].length; j++){
			System.out.print(array[2-i][2-j]);

		}
	}

	System.out.println("");
	//imprimindo normal
	for (int i = 0 ;i < array.length; i++){
		for (int j = 0; j < array[i].length; j++){
			System.out.print(array[i][j]);

		}
	}
	System.out.println("");


}

}[/code]

Como eu faço pra imprimir dentro do for (desse jeito 3 X 3)? e Mais, e como fazer pra ele imprimir SÓ AS DIAGONAIS (a principal e a secundária) assim:
principal
A 0 0
0 A 0
0 0 A

secundaria
0 0 A
0 A 0
A 0 0

com espaços em branco no lugar de zero… nao consegui de jeito nenhum… Valeu desde já a força… eu sei que isso é muito básico… isso que dá programar só no Swing… Valeu

Esse deve ser um exercicio que algum professor seu passou, eu não vou te dar a resposta, pois assim não é legal para aprender, mas vou te dar algumas dicas para te ajudar a construir um raciocínio.

Imprimir dentro do for:
-É bem simples e seu código está quase certo, você deve imprimir uma linha “dar um enter”, imprimir a segunda e assim por diante. O que falta no seu código é justamente “dar o enter”

Diagonal principal
-Os elementos da diagonal principal são aqueles que têm os índices i e j iguais, no seu caso, (0,0), (1,1) e (2,2), então com um if dentro do for você consegue resolver isso.

Tendo essas dicas espero que você consiga resolver, caso não conseguir, pode postar que eu te ajudo

Pedro Hamamoto

[quote]Esse deve ser um exercicio que algum professor seu passou, eu não vou te dar a resposta, pois assim não é legal para aprender, mas vou te dar algumas dicas para te ajudar a construir um raciocínio.

Imprimir dentro do for:
-É bem simples e seu código está quase certo, você deve imprimir uma linha “dar um enter”, imprimir a segunda e assim por diante. O que falta no seu código é justamente “dar o enter”

Diagonal principal
-Os elementos da diagonal principal são aqueles que têm os índices i e j iguais, no seu caso, (0,0), (1,1) e (2,2), então com um if dentro do for você consegue resolver isso.

Tendo essas dicas espero que você consiga resolver, caso não conseguir, pode postar que eu te ajudo

Pedro Hamamoto [/quote]
Pedro Hamamoto
na verdade eu não estou mais na faculdade… esqueci mesmo… o fato é que via JOptionPane eu consigo (num JFrame, e essas coisas)… mas é que eu estou aplicando num projeto pra uma aplicação minha mesmo, do meu trabalho…

mas valeu a resposta… mesmo assim ainda não consegui por o “<enter>” a cada tres valores impressos…

Ok rickzale

Pode especificar melhor onde vai implementar a matriz?

No seu código só precisa colocar no no for externo

for (int i = 0 ;i < array.length; i++){ for (int j = 0; j < array[i].length; j++){ System.out.print(array[i][j]); } System.out.println(""); // Aqui é o <enter> }

espero ter ajudado xD