Incertezas

Olá pessoal além das minhas muitas dúvidas relacionadas ao Java eu tenho mais incertezes ainda em relação a forma a qual estou aprendendo Java, comecei a ver java este período na faculdade dai comprei o livro do Deitel e to estudando direto aqui em casa ai qnd o prof da uma matéria nova eu ja venho e estudo pelo livro, ai começam as minhas dúvidas , acho q o cara ta correndo a lot com a matéria , 1 mês atrás ele tava falando de poliomorfismo agora ja ta falando de JSP sem nem ter comentado nada a respeito de Servlets , deu uma pincelada em Threads e segiu em frente , não sei se eu q to mto lerdo ou ele q ta rápido d+++++ , só sei q to totalemnte perdido nesta parte relacionada a rede e a web.Tb não ccomentei q eu não entendo nada de html , xml, seria melhor eu dar uma lida nessas coisas antes de entrar neste assunto de JSP e Servlets?
E por último eu gotaria de saber +o- qnt tempo vcs levaram pra aprenderem legal a programar em Java.
Vlw pessoal !!

Está querendo aprender Java na faculdade? Esqueça.

Nunca vi um curso superior que ensine Java, no maximo dão uma ideia (mal dada) do que é Java.

Não há possibilidade de aprender Java EE sem saber, e bem, Java SE, portanto, estude no seu ritmo e esqueça o que o professor está passando.

E quanto ao tempo necessario pra aprender, isso é muito relativo, acho que você não vai conseguir nenhuma estatistica concreta.

Eu ja conversei com outras pessoas e elas me deram conselhos, mas o q vc me aconselha entao Jair?Acha q vale a pena fazer um curso, ou sendo auto-didata apenas ja esta bom?

Uai Luiz, fazer ou não um curso, depende unico e exclusivamente de vc. O que vc vai aprender num curso de Java, creio que vc possa aprender sozinho, pesquisando na net, perguntando, lendo livros… a diferença está na sua capacidade de aprendizagem, ou seja, se vc é um daqueles que consegue aprender tudo sozinho, sem professor, sem orientação, talvez nem precisa do curso.

Alias, é assim em todos os assuntos, quero dizer que, não é todo mundo que precisa de um professor pra aprender matemática, alguns podem, facilmente pegar um livro e começar a ler…

entende o que quero dizer?

Olá Luiz, tudo bem?

Se puder, faça o curso de Java do SENAC. Ele é bem completo, tem até projeto final. Dá pra aprender de verdade :wink:

Com relação ao livro do Deitel, sugiro que você queime ele. Isso, queima ele, pois não vai te ensinar nada. Ele é uma porcaria.

Compre o livro da Kathy Sierra “Use a cabeça - Java”, Editora Alta Books. Só não o compre se for fazer o curso no SENAC, pois ele vem “no pacote” :cool:

Aquele abraço,

[quote=“bbcbreno”]Uai Luiz, fazer ou não um curso, depende unico e exclusivamente de vc. O que vc vai aprender num curso de Java, creio que vc possa aprender sozinho, pesquisando na net, perguntando, lendo livros… a diferença está na sua capacidade de aprendizagem, ou seja, se vc é um daqueles que consegue aprender tudo sozinho, sem professor, sem orientação, talvez nem precisa do curso.

Alias, é assim em todos os assuntos, quero dizer que, não é todo mundo que precisa de um professor pra aprender matemática, alguns podem, facilmente pegar um livro e começar a ler…

entende o que quero dizer?[/quote]

Entendi sim o q vc quis dizer, mas a minha dúvida qmt a fazer ou não um curso é em relação ao mercado de trabalho , tenho dúvidas se eu sendo apenas auto-didata e não tendo nenhum certificado iria complicar a minha entrada no mercado.

Cassiano, eu gosto do livo do Deitel, ele já me ajudou mto mas depois eu vo dar uma procurada nesse livro q vc flw.E eu ja fui me informar em relação ao curso no Senac.
Abraços!

[quote=“Luiz_Hassad”][quote=“bbcbreno”]Uai Luiz, fazer ou não um curso, depende unico e exclusivamente de vc. O que vc vai aprender num curso de Java, creio que vc possa aprender sozinho, pesquisando na net, perguntando, lendo livros… a diferença está na sua capacidade de aprendizagem, ou seja, se vc é um daqueles que consegue aprender tudo sozinho, sem professor, sem orientação, talvez nem precisa do curso.

entende o que quero dizer?[/quote]

Entendi sim o q vc quis dizer, mas a minha dúvida qmt a fazer ou não um curso é em relação ao mercado de trabalho , tenho dúvidas se eu sendo apenas auto-didata e não tendo nenhum certificado iria complicar a minha entrada no mercado.

Cassiano, eu gosto do livo do Deitel, ele já me ajudou mto mas depois eu vo dar uma procurada nesse livro q vc flw.E eu ja fui me informar em relação ao curso no Senac.
Abraços![/quote]

Eu acho que vc podia fazer sim, pelo menos eh uma prova no seu curriculum que vc sabe :stuck_out_tongue: caso naum tenha uma certificacao. Alem do mais, o curso vai (teoricamente) seguir um cronograma de aprendizado, o que na minha opiniao eh o mais dificil qdo se tem que aprender sozinho, ja que saum muitas coisas, e vc naum sabe o que estudar primeiro. Mas eh relativo, eu por exemplo aprendo muito bem se eu tiver um objetivo (tipo, tenho que fazer tal coisa, entao me viro, estudo e faco), mas pegar algo aleatorio e mais generico (tipo, desenvolvimento para web) sem ter mesmo que fazer um, e comecar a simplesmente estudar, corro o risco de ficar variando de tecnologia em tecnologia sem aprender algo para valer. Nessas horas eu acho que um curso ou livro fazem bem, pois teoricamente vaum seguir um cronograma de aprendizado descente.

Outra vantagem de fazer um curso ou ler um livro eh ter certeza de como o treco funciona, estudar baseados em how to, artigos da internet, etc caso vc naum tenha muito conhecimento em computacao em geral, pode te dar uma impressao errada de como funciona por tras do treco, vc vai saber mexer, mas naum taum avancado como poderia, pois vc imagina que funciona de uma forma errada ou nem se quer sabe como funciona (aqueles famosos: eu sei que tem que por isso aqui, mas naum sei porque e como ele faz).

Enfim, se eu tivesse mais cursos aqui em floripa ateh faria, nem que seja para confirmar que ja sei, e mesmo assim sempre tem a oportunidade de conhecer coisas novas. O que naum aconselharia eh vc fazer um curso de JSE caso vc ja trabalha com java, ou aqueles que o objetivo do curso eh fazer um sistema de locadora, ou seja, vc pagou para o cara te passar um turorial de como programar no treco (isso vc acha na internet dai)… tem que ser aqueles que ensinam a fundo mesmo: “porque colocar isso assim”, “o que vai acontecer qdo fizer aquilo”, etc… vale muito ver o curriculum do professor e tentar falar com algum ex-aluno

valeu.

Olá Luiz, tudo bem?

De fato, entrar no mercado sem QI (de “Quem Indica”…) é difícil, mas não é impossível… Agora, uma vez certificado, presumo eu ser mais fácil essa entrada, visto que ao menos o básico você sabe bem, tanto que passou na prova.

Isso sem contar o fato de algumas empresas terem tal canudo como pré-requisito para entrar por suas portar :wink:

Aquele abraço,

realmente, tem esse ponto do certificado que é uma das grandes vantagens ao fazer um curso.

E sobre esse livro: “Use a Cabeça - Java”, dei uma olhada nele um outro dia, e nossa! perfeito, explica bem, e muito bem explicado, detalhadamente cada passo e sem encher linguiça com textos grandes, quase comprei-o, pois to afim de aprender interface grafico por mim mesmo… mas a grana ta curta, vou ter que esperar aqui na facul.