Inclusao, Alteração e Exclusão com Java

Ola Pessoal, sou novato na area, inclusive não tenho noção da programação em java, trabalho com delphi e cobol, pois gostaria de estar adentrando nessa programação. Gostaria de ter maiores informações e ajuda é claro. Das versões que compoem o java, JSE, J2EE, J2ME, EASYECLIPSE STARTER JAVA 1.0, quais dessas eu posso começar como iniciante e praticante no desenvolvimento de um aplicativo, do tipo ficha cadastral onde contenha inclusão, alteração, exclusão,para que eu possa me familiarizar com a programação e aprender a programar. Por gentileza alguem teria algum exemplo pratico para estar me orientando na minha primeira programação, desde ja agradeço a todos que postarem em me orientar, obrg

Começe por JSE, JEE seria a parte web e ME para dispositivos móveis, existem bons materiais aqui:

JSE

JEE

Boa Sorte!

Ótimo livro sobre java para a web :wink:

http://143.107.183.115/mello/outros/livro-v03-figuras.pdf

Porém, é necessário conhecer num primeiro momento o JSE (java standard edition).

Bons estudos :wink:

Agradeço ao Pedroza e ao Spy pela atenção a minha pessoa, achei os links demais, fiquei ate mesmo sem saber por onde começar de tanta materia envolvida no assunto. No meu parecer, fiquei com muitas duvidas relacionadas ao entendimento da programação, entrei praticamente em conflito com o que ja aprendi e com o que quero aprender. Gostaria de ver um screen da tela de cadastro pois nao tenho conhecimento de como se faz. Achava que a programação visual fosse parecida com o delphi, onde voce teria seu programa(delphi) e arrastasse seus labels, speed, icones para montar no form a ficha cadastral de um determinado cadastro. Tudo me parece compativel com o cobol onde se faz tudo na programação, foi isso que compreendi, por gentileza gostaria de maiores informações se realmente a programação é baseada em arrastar os componente ou programação na unha, obrg a todos que me indicaram e orientaram-me no inicio da interpretação da programação. no aguardo por maiores informações., valeu

amarildo, java tb possui ferramentas “Drag and Drop” que fazem a mesma coisa q o Delphi,ie, vc clica em uma label, por exemplo, e arrasta pro teu frame, e um codigo é gerado. Ex. NetBeans, Jbuilder etc. Mas assim como em delphi vc precisa programa as funcionalidades pros seus metodos etc. Comeca pelos tutorias aqui do forum mesmo sao muito bons.
Falos.

Ola Eder, voce recomendaria começar programando com NetBeans ou JBuilder, pela flexibilidade parecida com o Delphi, como que eu faço para estar baixando uma dessas ferramentas para começar, e onde posso estar baixando tutoriais relacionando a essas duas ferramentas, no aguardo, obrg pela orientação, valeu

Olá Amarildo,

Você pode baixar o Netbeans aqui.
Outra opção é o Eclipse com o plug-in VE (Visual Editor) que você pode encontrar aqui.

Flw

Amarildo, o topico abaixo tem algo sobre apostilas etc.

http://www.guj.com.br/posts/list/40558.java
Qto a comeca programando, eu comecei na unha mesmo, mas hj acho q o Netbeans ou Eclipse sao umas das melhores ferrementas pra programa. Melhorou a duvida? :smiley:
Falos.