Inclusao, Alteração e Exclusão com Java

Ola Pessoal, sou novato na area, inclusive não tenho noção da programação em java, trabalho com delphi e cobol, pois gostaria de estar adentrando nessa programação. Gostaria de ter maiores informações e ajuda é claro. Das versões que compoem o java, JSE, J2EE, J2ME, EASYECLIPSE STARTER JAVA 1.0, quais dessas eu posso começar como iniciante e praticante no desenvolvimento de um aplicativo, do tipo ficha cadastral onde contenha inclusão, alteração, exclusão,para que eu possa me familiarizar com a programação e aprender a programar. Por gentileza alguem teria algum exemplo pratico para estar me orientando na minha primeira programação, desde ja agradeço a todos que postarem em me orientar, obrg

Começe por JSE, JEE seria a parte web e ME para dispositivos móveis, existem bons materiais aqui:

JSE

JEE

Boa Sorte!

Ótimo livro sobre java para a web :wink:

http://143.107.183.115/mello/outros/livro-v03-figuras.pdf

Porém, é necessário conhecer num primeiro momento o JSE (java standard edition).

Bons estudos :wink: