Bom tarde! Sou Iniciante em java. Estou tentando aprender a programar e estou utilizando a plataforma NetBeans. Gostaria de perguntar para os mais experientes o motivo da maioria dos códigos fontes que tento pegar na Net para estudar não roda quando compilo os compilo. Existe algum imcompatibilidade com o NetBeans e as códigos fontes java antigos?
Veja o exemplo:
import java.awt.*;
import java.applet.*;
public class Botao extends Applet {
public void init(){
add(new Button("Azul"));
add(new Button("Vermelho"));
}
public void boolean action(Event evento, Object quem) {
if(evento.target instanceof Button) {
String label = (String)quem;
if(label == "Azul")
setBackground(Color.blue);
else if (label == "Vermelho")
setBackground(Color.red));
else
return false;
repaint();
return true; // não chama mais nenhum action seguinte
}
else
return false; // evento não foi de botão. Próximo action é chamado.
}
}
tentei rodas este programa exemplo e não funciona. Tentei rodar no NetBeans e dá a seguinte mensagem de erro:
init:
deps-jar:
Compiling 1 source file to C:\Robson\projetos_java\ConhecendoJava\build\classes
C:\Robson\projetos_java\ConhecendoJava\src\br\com\integrator\cap02\Exelayout.java:10: expected
public void boolean action(Event evento, Object quem) {
C:\Robson\projetos_java\ConhecendoJava\src\br\com\integrator\cap02\Exelayout.java:25: ‘(’ expected
}
2 errors
BUILD FAILED (total time: 0 seconds)
Daí, tentei reescrever o código no NotePad e compilar através do prompt de comando, da seguinte forma: javac .java Mas o erro persistiu. apareceu a mesma mensagem.
Gostaria se possível de uma explicação.
[color=red]Tópico alterado. Por favor ao colocar códigos, utilize a tag code. - Carneiro[/color]
Não é incompatibilidade não Robson.
Tem um erro no seu código, tá sobrando um void no método action
troca a assinatura do método para
public boolean action(Event evento, Object quem) {
Também está sobrando um parenteses na linha
setBackground(Color.red));//trocar para
setBackground(Color.red);
falow
Legal, este funcionou!
Mas ainda resta um dúvida. Como estou tentando aprender sozinho, sempre procuro código em apostilas ou em livros. Acontece que quando digito os códigos. A grande maioria não funciona.
Esse fato está me deixando intrigado. Como vou continuar meus estudos se não consigo “acreditar” nos códigos que encontro.
Eu conheço um pouco sobre programação, por isso tento entrar em exemplos mais elaborados, exemplos que tentam trabalhar com com apelos visuais. Esses exemplos são os que tem me dado dor de cabeça.
Nenhum exemplo que tenha trabalhado com Swing ou Awt funcionou. Claro que quando uso o NetBeans eu consigo criar o ambiente gráfico, afinal de contas é apenas “colar” dos Palettes que estã no ambiente da NetBeans.
Gostaria se possível de sugestões, pode ser dos mais experientes, e também dos iniciante.
Valeu!
Cara, meu primeiro contato com Java foi na faculdade, porém lendo o Livro Java Como Programar, foi que me deu uma visão geral do que eu posso fazer com java. Este livro não utiliza nenhuma ferramenta RAD, ele traz os conceitos e exemplos, dando um entendimento geral sobre o assunto abordado.
Depois é só se aprofundar nos assuntos.
Um abraço.
Cara comecei em java + ou - como vc. Voce terá um trabalham para encontrar codigo completos legais para estudar. O negocio é vc aprender por partes, ou seja, aprenda como funciona e entrada d dados, como faz uma tela simples com swing, ve como funciona os gerenciadores de layout. Depois como captura os dados na tela e como devolve para a tela, depois conexao com banco de dados e por ai vai. se vc conseguir um codigo super completo talvez vc se perca um pouco e apenas vai aprender a copiar e colar, arrastar e soltar.
Cara como o Vijava disse, o negócio é vc ir aprendendo por partes…
O maior problema desses exemplos de livros, da internet e até mesmo alguns que a sun disponibiliza, é a quantidade de código que eles usam pra explicar uma coisa simples.
Outro problema, muitas vezes esses códigos estão configurados dentro de um pacote, fazem uso de bibliotecas externas que vc precisa adicionar ao seu projeto para que ele funcione de forma correta.
A solução, tente encontrar coisas simples, códigos pequenos, vá lendo o motivo do erro ter ocorrido, tente ver seu código funcionando aos poucos, vá comentando as linhas, rode trecho por trecho…
O livro Java Como Programar dos Deitel foi o que utilizei quando comecei a aprender java. E uma dica de extrema importância, o fato de começar e não ter conhecimento ou habilidade com orientação a objetos, torna as coisas ainda mais confusas. Quer um exemplo? O código que o Netbeans gera quando vc cria uma tela, é cheio de métodos, get e set dos componentes visuais e manualmente é possível criar o mesmo programa sem fazer/criar esses métodos.
Então meu amigo, vá com calma e tire suas dúvidas aqui no portal. Seja bem vindo ao mundo do Java!
Realmente, pelo que tenho do NetBeans, seus código são realmente cheios de get´s e set e métodos. Mas estou seguindo o conselho de vocês, estou indo aos poucos. Na realidade a interação com interface visual é mais um “estímulo”, afinal trabalhar com um projeto com recursos gráficos é interessante.
Agradeço a atenção de todos! Abraços.