Pessoal, to apanhando em algo aparentemente fácil!
Acontece que eu preciso incrementar um contador toda vez que é digitado o caracter ‘F’ em uma variável (String) declarada…
Eu to fazendo isto:
System.out.println("\nInforme o sexo da pessoa: ");
sexo = entrada.next();
if (sexo == “F”)
cont_sexo ++;
Pois bem, acontece que não está incrementando de jeito algum…eu fiz um teste imprimindo o valor de cont_sexo após digitar “F” e o valor impresso continua 0!!
Desconfio que tenha algo a ver com o fato de ser uma variável String, porém, tentei fazer com Char e não consigo!!!
nextInt supõe que o valor entrado seja um inteiro decimal. Então você teria de entrar com o valor decimal 70 (“F”) ou 77 (“M”), o que, convenhamos, não é muito razoável. Para provar o que eu afirmei, tente rodar seu programa com a modificação que você quis efetuar, e entre com 70 ou 77.
De fato funcionou da forma que vc me disse (código 70), porém, não é muito usual esta forma…não teria um modo de eu simplesmente digitar o caracter ‘F’??
[quote=Unicolas AAPP]Pessoal, to apanhando em algo aparentemente fácil!
Acontece que eu preciso incrementar um contador toda vez que é digitado o caracter ‘F’ em uma variável (String) declarada…
Eu to fazendo isto:
System.out.println("\nInforme o sexo da pessoa: ");
sexo = entrada.next();
if (sexo == “F”)
cont_sexo ++;
Pois bem, acontece que não está incrementando de jeito algum…eu fiz um teste imprimindo o valor de cont_sexo após digitar “F” e o valor impresso continua 0!!
Desconfio que tenha algo a ver com o fato de ser uma variável String, porém, tentei fazer com Char e não consigo!!![/quote]
faça isso ++cont_sexo; e veja o resultado! lembre-se F é diferente de f, veja se ta passando corretamente a string para entrar no if