Indicação de livro de Eng Software

Pessoas, estou fazendo uma pesquisa para ver qual livro de engenharia de software eu compro, jah que vou pagar essa materia esse ano na faculdade. O professor recomenda o do Ian Sommerville, enquanto vejo muita gente falar bem do Roger Pressman.

Ateh agora a balanca pende para o livro do Pressman, mas nao tenho lido bons comentarios sobre a traducao dessa sexta edicao. Em alguns sites, vi que a quinta edicao eh bem melhor nesse aspecto, mas nao encontrei ela em nenhuma livraria on-line.

E ai, alguma sugestao? (Eu tambem prefiro livros tecnicos em ingles, mas como eh pra usar como livro texto em disciplina academica prefiro em portugues, pq facilita estudar em cima da hora pra prova e tambem fazer pesca :XD: )

Nesse mesmo esquema, estou procurando livros pra outras disciplinas:
:arrow: Banco de dados: Navathe ou Date
:arrow: Redes: Kurose ou Tanenbaum
:arrow: Sistemas Operacionais: O classico Tanenbaum?
:arrow: Análise de sistemas: ???
:arrow: Compiladores: O livro do dragao?

Valeu :wink:

o livro do dragão é só um fechamento para quem já é conhecedor de váaaarios assuntos que ele só cita, só recomendo para quem já sabe.

Sistemas operacionais: se for para brincar, o “sistemas operacionais” do tanenbaum é mais do que suficiente. Se for para realmente ter noção do que é um sistema operacional o “Projeto e Implementação” é mais recomendável. (vem com o fonte do minix com alguns comentários) Só não espere que ele vai te ensinar os tricks para entrar em pmode ou fazer bootstrap, que isso nenhum livro ensina. (só manuais)

Atencao: comprei um livro na tempo real, paguei 30 reais de sedex e demorou quase 30 dias para chegar. (Estava com disponibilidade imediata)

E ai Zeh!

Engenharia de Software: Pressman, sugiro comprar a 5ª edição, pq a 6ª ouvi péssimos comentários, ia até comprar, mas parei pra ler e desisti na hora.

Banco de Dados, estava na dúvida, mas meu professor recomendou o de Korth ‘Sistema de Banco de Dados’, e é bem legal, a linguagem é fácil e tem muita coisa mesmo, bem teórico.

Redes , o famoso Tanenbaum
SO , Tanenbaum

Compiladores, o do dragaooo é ruim … linguagem confusa, não sei se é pq a disciplina é escrota ou se pq o livro é ruim mesmo, mas eu peguei pra ler, parei, não aguentei a leitura.

Tou quase convencido de comprar o Pressman mesmo, mas tah impossivel achar a quinta edicao pra vender (os comentarios sobre a sexta sao desistimulantes). Se tu souber de alguem que esteja querendo vender a quinta edicao, de o toque!

Nao tem pra onde correr mesmo com SO, o jeito é Tanenbaum. Mas o pessoal tem dito que o de redes eh muito verborrágico (característica marcante do autor) e esse do Kurose eh mais degustavel.

Incrivel tambem como nao se recomenda C.J. Date como antes, tava ouvindo falarem muito bem do Navathe e agora esse do Korth, vou dah uma pesquisada sobre ele. E pelo jeito eu nao vou comprar nenhum pra compiladores mesmo, jah tinha dado uma folheada no do dragão e tambem nao gostei do que vi.

Oi,

como eu falei, o tanenbaum tem dois livros famosos de SO, um deles possui o subtitulo “projeto e implementacao” (é um branco, pequeno) Ele é bemmm mais fino que o tradicional, com muito mais foco. (acho que tem o mesmo numero de paginas, mas o codigo do minix ocupa metade das páginas)

[]s

Kurose pra redes é bem mais fácil de ler, especialmente se você não está interessado nos detalhes dos detalhes da coisa.

Eu sou o unico fa incondicional do tio Tanenbaum? Ja to pedindo a terceira ediçao do Design & Implementation.

Presman

:lol:

Acho que depende muito da necessidade, a minha necessidade de redes era entender como os protocolos e a internet funcionavam, não como implementar o HTTP no braço :stuck_out_tongue:

[quote=pcalcado]Eu sou o unico fa incondicional do tio Tanenbaum? Ja to pedindo a terceira ediçao do Design & Implementation.

[/quote]

Incondicional acredito que sim, pois ninguém merece esse livro texto maldito.
De resto gostei bastante do de Redes e dos de SO.

[quote=grprado]Incondicional acredito que sim, pois ninguém merece esse livro texto maldito.
De resto gostei bastante do de Redes e dos de SO.[/quote]
Nem fale, cara. Tenho nauseas soh de ouvir falar em logica digital. Portas logicas eh o caraleo!

Esse eu não li. Li os dois de SO, Redes, SO Distribuido e Sistemas Distribuidos, todos muito bons, a leitura é meio difícil mas são tremendamente completos.

[quote=Fabrício Cozer Martins]E ai Zeh!
Banco de Dados, estava na dúvida, mas meu professor recomendou o de Korth ‘Sistema de Banco de Dados’, e é bem legal, a linguagem é fácil e tem muita coisa mesmo, bem teórico.
[/quote]

esse?

Pergunto, pois estou fazendo meu TCC e preciso de material para o embasamento teórico, principalmente sobre linguagens de consulta (mais teoria, não apenas focando em SQL).

Já olhei o Date e o Navathe, demais sugestões serão muito bem vindas.

Obrigado.

Shoes, pelo bem dos seus neurônios não leia esse livro.

Só tive de ler esse livro pois tinha de tirar 9 no ultimo bimestre do ano na matéria.
Meu professor perdeu minha prova do 2 bimestre e eu não tinha como provar o ocorrido e nem estava com saco para brigar com a faculdade. Moral da historia, estudei por esse livro, tive uma bela de uma dor de cabeça, mas tirei 9,5 :smiley:

Zeh eu acho que um livro só pra abarcar engenharia de software é complicado, pois há:

:arrow: requerimentos;
:arrow: design;
:arrow: construção;
:arrow: teste;
:arrow: scm;
:arrow: gerenciamento;
:arrow: processos da engenharia de software;
:arrow: ferramentas e métodos;
:arrow: qualidade;
:arrow: etc.

:smiley:

Sempre me indicaram o livro do Pressman e o pouco que li da Quinta edição foi bem legal, mas muito massante também.

Só sei que quase todas as faculdades, senão todas, de minha região adotam ele como livro-texto para essa matéria. Então:

:arrow: Engenharia : Quinta edição br do Pressman
:arrow: SO e Redes: Vovô Tanenbaum! E, diferente do Organização Estruturada de Computadores, os livros são muito bons.
:arrow: BD: Eu uso o do Date.

[quote=diogo]
esse?

Pergunto, pois estou fazendo meu TCC e preciso de material para o embasamento teórico, principalmente sobre linguagens de consulta (mais teoria, não apenas focando em SQL).

Já olhei o Date e o Navathe, demais sugestões serão muito bem vindas.

Obrigado.[/quote]

Na graduação tive dois semetres de BD no primeiro semestre toda a matéria foi basicamente desse livro! É muito bom!

[quote=ZehOliveira] vejo muita gente falar bem do Roger Pressman.
[/quote]

Tive engenharia de Software no ultimo semetre da graduação e o livro do pressman foi o livro base, literalmente o Prof. Passava tudo livro, lição por lição. É muito bom. Eu pelo menos aprendi muito com ele.l

Revirei toda a internet brasileira atras da quinta edicao do Pressman. Achei somente onde? Na maior: no Submarino. BuRRRo! :oops: