InfoQ Brasil com data marcada para lançamento
19 Respostas
E vc nao podia ter postado um pedaço da noticia aqui não?? Criar o topico e so colocar o link é osso, total falta de noção…
Pronto, resolvido o problema 
Na última quarta-feira foi oficializada a parceria entre a Fratech e a C4Media, empresa responsável pela administração do portal InfoQ.com. A parceria é fruto da sinergia entre a C4Media e a Fratech e foi consolidada durante alguns meses de negociação. A idéia do InfoQ Brasil faz parte do programa de regionalização da comunidade infoq. Esse programa teve início com a InfoQ China e posteriormente InfoQ Japão, chegando no Brasil através da Fratech.Para quem não sabe, o intuito do portal InfoQ é oferecer notícias e informações sobre várias ramificações do desenvolvimento de sistemas corporativos. Para isso conta com as Comunidades Java, .NET, Ruby, SOA, Agile, Architecture. Dessa forma a InfoQ Brasil seguira as mesmas diretrizes, com a responsabilidade de gerar conteúdo para o público brasileiro e internacional através de tradução, além de traduzir o conteúdo disponível no portal principal para o português.
O trabalho começou. Atualmente estamos traduzindo um dos free books para português e nas próximas semanas montaremos um time de edição e tradução (aguardem a chamada de trabalho) dos artigos e notícias originais. O trabalho de tradução deve preparar o InfoQ Brasil para ser lançado ao público aberto em meados de Setembro de 2008. A Fratech também é responsável por centralizar as negociações com patrocinadores, fato que ajuda a manter a infraestrutura do portal.
Acreditamos sériamente no potencial da comunidade brasileira para produzir conteúdo de qualidade e com responsabilidade. Acreditamos que essa iniciativa irá fortalecer ainda mais o desenvolvimento de software com qualidade no Brasil. Acreditamos ainda que iremos colaborar para um desenvolvimento de mais qualidade, resultando em satisfação para o público brasileiro.
Aguardem mais novidades?
http://blog.fratech.net/2008/06/27/agora-oficial-infoq-brasil-em-setembro-de-2008/
Felipe,
Parabéns por estar trazendo ao Brasil um dos portais mais sérios em desenvolvimento de software do mundo.
sds.
Uma grande notícia com certeza!!!
O problema é aprender, e não fazer uma vez… entregar o peixe é sempre mais fácil que ensinar a pescar. E não é a 1a vez que isso acontece com posts no blog da fratech…
Voltando a noticia. É bacana sim, mas temos encontros aqui regularmente para discutir tecnologia? A fratech vai ajudar a criar/divulgar esses eventos? Isso sim gera conteudo para o site. As apresentações e entrevistas são as melhores coisas de lá. (;
Mas é uma bosta mesmo.
Quando eu vou ver as noticias no underlinux, tenho que clicar em 4 links diferentes pra chegar até a principal.
Aquelas porcarias de saiba mais é triste.
valeu.
Obrigado Maurício.
Obrigado, mas posso afirmar que não é apenas mérito meu. É um trabalho em equipe que vem sendo realizado.
Voltando a noticia. É bacana sim, mas temos encontros aqui regularmente para discutir tecnologia? A fratech vai ajudar a criar/divulgar esses eventos? Isso sim gera conteudo para o site. As apresentações e entrevistas são as melhores coisas de lá. (;
A idéia de gerar conteúdo inclui entrevistas e apresentações. Não só de eventos organizados pela Fratech mas também de outros eventos. Quanto à reuniões para discutir as notícias, contamos com a próatividade dos editores que farão parte do time. Eles terão total liberdade e contarão com o apoio da Fratech para organizar essas reuniões.
Mas posso garantir que virão muitas outras notícias boas por aí. Da próxima vez com uma pequena introdução. 
Post nao é repetido. Foi movido das noticias para ca por ser apenas link por blog e por ainda nao ser exatamente ainda uma noticia. Linkaremos quando estiver no ar.
editado: estava repetido mesmo, infelizmente.
Pessoal da C4 se comunicou bastante com o GUJ e outros “concorrentes”. Os termos para trazer o infoq era no minimo “agressivos” financeiramente, mais o trabalho de traducao, manutencao do servidor, etc. Esperamos que a fratech consiga superar esses obstaculos. Se manter um site como GUJ sem muitos recurso$ ja da trabalho, imagina tendo de pagar?
Concordo com você, também gosto muito das apresentações e entrevistas do Infoq.
Principalmente as apresentações, que você vê o vídeo e acompanha os slides embaixo.
Realmente é interessante fazer parcerias com os principais eventos de tecnologia do Brasil.
Temos bons eventos e muita gente boa fazendo apresentações em tecnologia aqui no Brasil, e como o país é muito grande, e aliado à situação econômica também, fica difícil para várias pessoas que tem interesse, viajarem e assistirem os eventos ao vivo.
Parabéns Felipe e ao pessoal da fratech.
1 - Quero ver um QConf Brasil logo logo. 
2 - Pode contar com o que precisar para geração de conteúdo próprio. (e assim evitar ficar apenas como um site de tradução do infoQ original, que eu tenho certeza que não é essa a idéia). 
Os termos para trazer o infoq era no minimo “agressivos” financeiramente, mais o trabalho de traducao, manutencao do servidor, etc. Esperamos que a fratech consiga superar esses obstaculos. Se manter um site como GUJ sem muitos recurso$ ja da trabalho, imagina tendo de pagar?
Com certeza Paulo, os termos não são tão simples assim, principalmente na parte financeira. Existe um negócio por tras do site, coisa que acho muito justa para a C4Media, pois eles tem uma estrutura muito boa pra suportar tudo. São muitas as pessoas envolvidas na manutenção e edição do portal, por isso a necessidade de patrocínios. A questão financeira também tem o caráter de certificar-se de que a empresa que assumir terá estrutura para suportar o portal no Brasil.
QConference é um assunto que já está sendo estudado, mas que me preocupa. O Preço dessa conferência é muito alto, porém aderente aos padrões internacionais para uma conferência desse porte. Custa em torno de US$2500,00 o passe completo. Será que algo desse porte caberia no brasil? Mesmo que fosse metade do preço?
Quanto à ajuda, pode contar que haverá uma chamada de trabalho para o site. Como falei no post do blog, vamos montar uma equipe de editores, se possível espalhados por todo o Brasil pra ficar bem antenado.
Grande Abraço,
Pessoas pagam R$2000 para fazer um curso de SCRUM Master, que dura 2 dias.
Se você fizer uma QCon no mesmo molde de londres (3 dias de conferencia + 2 de tutoriais) eu acho que o pessoal se interessa, tipo, chuto que seria uma conferencia para no máximo 500 pessoas. mas é uma boa. Não é necessário ném ter todas aquelas tracks da QCon Londres, mas tem que garantir que haverá palestra interessante para Gerencia de Projeto, .Net, Java o dia todo.
[]´s
Se você fizer uma QCon no mesmo molde de londres (3 dias de conferencia + 2 de tutoriais) eu acho que o pessoal se interessa, tipo, chuto que seria uma conferencia para no máximo 500 pessoas. mas é uma boa. Não é necessário ném ter todas aquelas tracks da QCon Londres, mas tem que garantir que haverá palestra interessante para Gerencia de Projeto, .Net, Java o dia todo.
[]´s
As pessoas pagam pra fazer o CSM porque vão receber certificado 
Acho que vale a pena tentar fazer uma QCon aqui, mas tem que lembrar que o pessoal reclama pra pagar 100 reais pra ir num evento, imagina 2000.
[]´s
As pessoas pagam pra fazer o CSM porque vão receber certificado 
Acho que vale a pena tentar fazer uma QCon aqui, mas tem que lembrar que o pessoal reclama pra pagar 100 reais pra ir num evento, imagina 2000.
É mas, numa soh edição do InfoQ o cara ve: Martin Fowler, Kent Back, Eric Evans, Linda Rising, Rod Jonhson, Venkat Subramanian, Eric Meijer, Neal Ford e etc etc etc…(http://qconsf.com/sanfrancisco-2008/speakers/)
Não precisa disso tudo…traz soh o Fowler que ja ta de bom tamanho 
As pessoas pagam pra fazer o CSM porque vão receber certificado![]()
Pois é… me lembro do Java Brasil, custava ~160,00 e a galera reclamou muito do preço. Exite um risco muito grande, porque para reservar local, palestrantes, passagem dos caras etc… Tem que ter certeza da aceitação. Por isso vou fazer uma pesquisa mais pra frente pra ver se consigo uma idéia da aceitação.
É mas, numa soh edição do InfoQ o cara ve: Martin Fowler, Kent Back, Eric Evans, Linda Rising, Rod Jonhson, Venkat Subramanian, Eric Meijer, Neal Ford e etc etc etc…(http://qconsf.com/sanfrancisco-2008/speakers/)
Não precisa disso tudo…traz soh o Fowler que ja ta de bom tamanho :)
Não esqueça do Felipe Rodrigues… ;D
http://qconlondon.com/london-2008/speaker/Felipe+Rodrigues
Putz desculpa Felipe. Como eu poderia esquecer. 
O QCon tb pode dar certificado. (;
Os palestrantes não precisam ser internacionais, mas pegar pessoas de destaque na área. Pessoas respeitadas nos forums de Java e .Net já é um comeco.
[]´s
Post nao é repetido. Foi movido das noticias para ca por ser apenas link por blog e por ainda nao ser exatamente ainda uma noticia. Linkaremos quando estiver no ar.editado: estava repetido mesmo, infelizmente.
Pessoal da C4 se comunicou bastante com o GUJ e outros “concorrentes”. Os termos para trazer o infoq era no minimo “agressivos” financeiramente, mais o trabalho de traducao, manutencao do servidor, etc. Esperamos que a fratech consiga superar esses obstaculos. Se manter um site como GUJ sem muitos recurso$ ja da trabalho, imagina tendo de pagar?
Pelo que entendi então, teremos um estilo de “franquia” do Infoq. Onde a Fratech irá pagar para a empresa responsável pelo Infoq e em troca vai ganhar o direito de usar um site com a marca Infoq no Brasil e de traduzir todo o conteúdo do site em inglês para português?
É mais ou menos isso, ou eu entendi tudo errado?
Pelo que entendi então, teremos um estilo de “franquia” do Infoq. Onde a Fratech irá pagar para a empresa responsável pelo Infoq e em troca vai ganhar o direito de usar um site com a marca Infoq no Brasil e de traduzir todo o conteúdo do site em inglês para português?É mais ou menos isso, ou eu entendi tudo errado?
É mais ou menos isso. Só vale lembrar que o time da C4Media trabalha junto com o time da Fratech na administração do site. Além disso, todas as decisões estratégicas do portal devem ser em consenso entre a Fratech e a C4Media.
Além disso, temos a responsabilidade de gerar conteúdo “brasileiro” para o site. Temos de entrevistar pessoas no Brasil para postar no site e dependendo da qualidade do que for gerado, disponibilizar isso para o portal internacional também. Então é uma via de 2 mãos.