Informações do DVD/CD

8 respostas
Soulless-BR

Olá pessoal, tudo beleza?

Seguinte, estou planejando desenvolver um programinha e precisava de classe ou biblioteca que me retornasse as informações do disco que está no drive de DVD/CD, alguém saberia me informar se existe algo do tipo?

Exemplos de informações: ID do fabricante, Tamanho, Camadas, Velocidade de gravação. Essas coisas sobre o disco

Agradecido desde já.
Grande abraço a todos.

8 Respostas

M

Sei lá se te ajuda mas da uma olhada: http://www.rgagnon.com/javadetails/java-0574.html
http://www.guj.com.br/posts/list/81289.java
http://javafree.uol.com.br/viewtopic.jbb?t=868195

M

Como Java é uma linguagem que roda sobre máquina virtual, o acesso a dispositivos físicos da máquina é uma tarefa bem complicada (outro dia desses houve uma discussão aqui no fórum justamente sobre isso).

Se alguém já teve esse problema antes você poderá reaproveitar a solução. Senão você precisará usar bibliotecas nativas para fazer isso (terá que aprender sobre JNA).

M

Lembrando também da questão da portabilidade (se você for usar algo específico de um SO, ao menos arranje uma solução para cada SO para que seu programa continue portável).

Soulless-BR

Obrigado pela respostas amigos.

É eu fiz uma pesquisa rápida e não encontrei nada muito atrativo mesmo, além da JNA e JNI (se não estou enganado).

Estou pensando em cria uma biblioteca simples em C/C++ pra me retornar as informações, creio eu que será mais “simples”. O que Vocês acham?

Obrigado,
grande abraço.

E

Queria fazer uma perguntinha básica. No Windows, como é que eu faria isso em C/C++, como é o caso daquele programa ImgBurn ? (Acho que no Linux isso seja um pouco mais fácil).

Soulless-BR

No Windows eu não sei como fazer isso, mas é justamente para o Linux que eu estou pensando, não sei bem ao certo como fazer, mas trabalhando seis anos com o Linux me da um solo mais firme do que fazer para o Windows… rs…

Vou dar uma pesquisada, mas porque diz que no Linux seria mais fácil?

Abraços…
Tudo de bom…

E

Digamos que você encontre um programa que faça isso no Linux. Provavelmente esse programa será open-source e talvez esteja até nos próprios fontes de sua distribuição Linux preferida. Aí você pode isolar o tal fonte que faz isso em C ou C++ e criar um programa menor, que você possa chamar a partir do Java.

Entretanto, se você achar isso no Windows, mesmo que o programa seja freeware (como o ImgBurn), o programador provavelmente não disponibilizará o fonte disso, e você vai ficar sem saber como é que ele fez.

Soulless-BR

Entendido amigo, é justamente essa a vantagem do Open Source (cooperar para crescer e não competir).

A intenção é justamente essa, fazer algo próximo ao ImgBurn ou ao Decrypter para Linux, um dos poucos programas do Windows que eu sinto falta (não gosto de emulação).

Vou dar uma pesquisada melhor, amanhã porque to cego com a pupila dilatada, rsss…

Abraços companheiros, tudo de bom.
Obrigado pela ajuda.

Criado 16 de março de 2010
Ultima resposta 17 de mar. de 2010
Respostas 8
Participantes 4