Informações para administração de um sistema

Pessoal, gostaria da opinião daqueles que possam tenha mais experiência que eu. A situação é a seguinte: estou trabalhando no desenvolvimento de um sistema web que iremos lançar logo logo no mercado. Na realidade, o sistema em si está praticamente pronto. Porém, meu chefe pediu para que eu fizesse um levantamento dos principais requisitos que seriam necessários para desenvolver um sistema para administrar o sistema principal, para que ele pudesse acompanhar a evolução do sistema e verificar as principais tarefas que estão sendo realizadas pelos usuários. Nunca tinha precisado fazer isso, principalmente porque nunca tinha trabalhado em um projeto grande como esse, por isso estou um pouco perdido…

Estive fuçando por aí, e verifiquei algumas informações que são importantes:

• Id do usuário (lógico para poder identificar qual usuário);
  • Data/Hora do acesso;
  • IP a partir o qual o usuário acessou;
  • Que consulta (ação) realizou;
  • URL de acesso.

Ou seja, essas são basicamente informações que eu posso ir gravando em um log. Sei que não dei muitos detalhes a respeito do produto, mas é o que posso dizer no momento :slight_smile: Gostaria que o pessoal que já passou por algo parecido, ou seja, desenvolver um “subsistema” para administração do sistema principal, pudesse me dar dicas de outras informações que possam ser necessárias.

Desde já agradeço bastante pelas dicas.

Como o sistema é web, você também poderia verificar se o servidor de aplicação do sistema está no ar, se a partição de logs desse servidor não está cheia (isso pode causar o travamento do servidor de aplicação). Provavelmente esse sistema irá usar uma base de dados, então você poderia desenvolver uma rotina pra monitorar essa base de dados, também para monitorar o crescimento dessa base de dados. Com esse monitoramento de crescimento, você poderia realizar um planejamento de capacidade e se antecipar, evitando que o ambiente chegue no limite.

Não sei se viajei demais nas idéias…

Olá FabricioJP, obrigado pelas dicas. Na realidade, achei as informações um pouco complexas.
Talvez eu tenha me expressado mal. Acho que essas informações que você sugeriu seriam úteis para dimensionar o sistema, para ver como ele está se comportando, até mesmo por questões de escalabilidade. Porém, as informações a que estou me referindo era para que o nosso “investidor” pudesse ver que o sistema está realmente sendo utilizado. Ou seja, não são informações tão técnicas, mas sim gerenciais.
Aproveito para agradecer mais uma vez a sugestão Fabrício.
Mais alguma dica?