Informações

5 respostas
P

Ola colegas de programação.
Gostaria de tirar uma dúvida.Venho estudando Java já a algum tempo, e pelo que percebi embora possamos fazer aplicações com Java para desktop usando Swing entre outras ferramentas, vejo que Java é mais utilizado para aplicações WEB.Eu ja tenho conhecimento do Java SE, mas não com o uso das interfaces gráficas. A pergunta é: Vale a pena estudar mais a fundo sobre as interfaces gráficas e aplicações para desktop?Ou já é aconselhavel partir para aplicações web?Existe mercado para aplicações desktop com Java?

5 Respostas

davidbuzatto

Olá.

Venho utilizando o Java para Web a 9 meses e posso te falar que tenho gostado bastante. O problema das aplicações desktop em Java é que há a necessidade do usuário instalar a máquina virtual, aí você já viu né… E se o usuário instala a JVM só com os componentes básicos, podem ocorrer problemas com driver JDBC, por faltar o .jar que oferece suporte multilíngue… Suponha então que você vai ter q implantar um sistema desktop, ai vc tem que ir instalando a jvm máquina por máquina… Já no Java para web todo mundo acessa e não precisa de máquina virtual nenhuma, só no servidor. Aqui onde trabalho, a primeira aplicação que desenvolvi foi em desktop, e dava a maior dor de cabeça, ainda mais pq existem alguns computadores muito velhos… Teve um caso de demorar mais de meia hora para instalar a jvm!

Essa aplicação foi convertida para web, e agora não há mais problema. Só temos que nos preocupar com o servidor. Já temos 6 aplicações rodando no servidor e está tudo perfeito. Eu fui o pioneiro aqui em implantar aplicações java desktop e web. Temos uma aplicação em struts 1.2 (a primeira q foi convertida), uma usando JSF 1.1 e as outras estão usando jsp e servlets puramente, apesar de eu não concordar com essa abordagem, o grupo achou muito complexo usar um framework MVC. Reiterando, isso não foi escolha minha… Começaram um projeto em JSF e não gostaram… Fazer o que né… Eu ainda prefiro o JSF :smiley:

Até mais!

andredeividi

Eu trabalho em aplicação desktop, estudo muito sobre java + web
porem meu foco de estudo e flex + java. acredito que isso seja o futuro.
(RIA.)

Abraço.

T

Também acredito na relação Flex / Air / JAVA, mas por outro lado ainda há muita coisa nova sendo feita em swing… Acredito que vale a pena estudar as duas…

rbamartins

Eu larguei swing a um certo tempo já. E, pelo menos aqui em Salvador-BA, as oportunidades são 99% voltadas para WEB

P

Agradeço pela opinião de vocês amigos.Pelo que vejo oforte do java refere-se a aplicações para WEB. Mas pelo que andei observando a sintaxe do java para WEB é um pouco diferente em relação ao java SE…até parece que é uma linguagem nova!

Criado 22 de junho de 2007
Ultima resposta 22 de jun. de 2007
Respostas 5
Participantes 5