Informando a conexäo com banco de dados

5 respostas
K

Bom gente, queria saber como eu poderia fazer um botao com o codigo que informe se o banco de dados esta respondendo ou nao.

Exemplo:

O usuario clicka e recebe entre 2 msg: Banco de dados Conectado ou Banco de dados nao conectado

Vlw

5 Respostas

rafaelbortoletto

Basta usar uma fábrica de conexões e verificar se a conexão retornada é diferente de nulo. Se for o banco de dados está ativo. Caso contrário não será

Pegue a apostila do curso FJ 21 da caelum que tem os exemplos de como implementar isso

RenanRosa

kelvinoenning:
Bom gente, queria saber como eu poderia fazer um botao com o codigo que informe se o banco de dados esta respondendo ou nao.

Exemplo:

O usuario clicka e recebe entre 2 msg: Banco de dados Conectado ou Banco de dados nao conectado

Vlw

seu problema é fazer a conexão ou o botão ?

K

O botao eu sei, o que nao to conseguindo e fazer um codigo para falar se o BD esta conectado certo.

Tipo, o usuario clica e se o BD estiver conectado corretamente, ele recebe a resposta “Banco de dados conectado”, mais se tiver algum problema, ele receberia “Sem conexão com o Banco de dados”.

meu BD e mysql com o nome: fabrica
usuario root
sem senha no BD

leonhard32

Cara, cria uma classe específica para Conexão e faz um método gerador de connection, tipo:

import java.sql.DriverManager;
import java.sql.Connection;

public class ConnectionFactory {

public static Connection getConnection(){
		try{
			return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/banco","login","senha");
		}catch(Exception e){
			throw new RuntimeException(e);
		}
	}
}

E chama este metodo no seu botão, dentro do ActionPerformed do botão ficaria tipo:

try{
     Connection conn = ConnectionFactory.getConnection();
     JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco foi conectado com sucesso!");
}catch(SQLException ex){
     JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco de dados não pode se conectar!");
}

Qualquer coisa posta ai!
Abçs

RenanRosa
leonhard32:
Cara, cria uma classe específica para Conexão e faz um método gerador de connection, tipo:
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.Connection;

public class ConnectionFactory {

public static Connection getConnection(){
		try{
			return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/banco","login","senha");
		}catch(Exception e){
			throw new RuntimeException(e);
		}
	}
}

E chama este metodo no seu botão, dentro do ActionPerformed do botão ficaria tipo:

try{
     Connection conn = ConnectionFactory.getConnection();
     JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco foi conectado com sucesso!");
}catch(SQLException ex){
     JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco de dados não pode se conectar!");
}

Qualquer coisa posta ai!
Abçs

pois é, simples assim!

Criado 6 de maio de 2011
Ultima resposta 7 de mai. de 2011
Respostas 5
Participantes 4