Bom gente, queria saber como eu poderia fazer um botao com o codigo que informe se o banco de dados esta respondendo ou nao.
Exemplo:
O usuario clicka e recebe entre 2 msg: Banco de dados Conectado ou Banco de dados nao conectado
Vlw
Bom gente, queria saber como eu poderia fazer um botao com o codigo que informe se o banco de dados esta respondendo ou nao.
Exemplo:
O usuario clicka e recebe entre 2 msg: Banco de dados Conectado ou Banco de dados nao conectado
Vlw
Basta usar uma fábrica de conexões e verificar se a conexão retornada é diferente de nulo. Se for o banco de dados está ativo. Caso contrário não será
Pegue a apostila do curso FJ 21 da caelum que tem os exemplos de como implementar isso
Bom gente, queria saber como eu poderia fazer um botao com o codigo que informe se o banco de dados esta respondendo ou nao.Exemplo:
Vlw
seu problema é fazer a conexão ou o botão ?
O botao eu sei, o que nao to conseguindo e fazer um codigo para falar se o BD esta conectado certo.
Tipo, o usuario clica e se o BD estiver conectado corretamente, ele recebe a resposta “Banco de dados conectado”, mais se tiver algum problema, ele receberia “Sem conexão com o Banco de dados”.
meu BD e mysql com o nome: fabrica
usuario root
sem senha no BD
Cara, cria uma classe específica para Conexão e faz um método gerador de connection, tipo:
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.Connection;
public class ConnectionFactory {
public static Connection getConnection(){
try{
return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/banco","login","senha");
}catch(Exception e){
throw new RuntimeException(e);
}
}
}
E chama este metodo no seu botão, dentro do ActionPerformed do botão ficaria tipo:
try{
Connection conn = ConnectionFactory.getConnection();
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco foi conectado com sucesso!");
}catch(SQLException ex){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco de dados não pode se conectar!");
}
Qualquer coisa posta ai!
Abçs
Cara, cria uma classe específica para Conexão e faz um método gerador de connection, tipo:import java.sql.DriverManager; import java.sql.Connection; public class ConnectionFactory { public static Connection getConnection(){ try{ return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/banco","login","senha"); }catch(Exception e){ throw new RuntimeException(e); } } }E chama este metodo no seu botão, dentro do ActionPerformed do botão ficaria tipo:
try{ Connection conn = ConnectionFactory.getConnection(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco foi conectado com sucesso!"); }catch(SQLException ex){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "O banco de dados não pode se conectar!"); }Qualquer coisa posta ai!
Abçs
pois é, simples assim!