Inglês - Empresas contratam somente por fluência no idioma , parte técnica é de -!

Esta reportagem exibida já a algum tempo no programa OlharDigital me deixou com uma grande duvida.
http://olhardigital.uol.com.br/embed/16743

Realmente existem empresas que contratam profissionais somente por terem fluência no idioma ?
Se sim … Quais:?

[quote=mausexdd]Esta reportagem exibida já a algum tempo no programa OlharDigital me deixou com uma grande duvida.
http://olhardigital.uol.com.br/embed/16743

Realmente existem empresas que contratam profissionais somente por terem fluência no idioma ?
Se sim … Quais:?[/quote]

Sim, tem…

Acho que as empresas acreditam que é muito mais rápido aprender a parte técnica do que aprender um novo idioma.

Não vou te dar nomes de empresa, mas sei que na área de telecomunicações por exemplo, isso é bem comum.

Então o esquema é continuar pesado nas aulas de inglês… :smiley:

Sim… de quebra você ainda vai ter amplo acesso a muito mais conteúdo na Internet, o que também faz muita diferença.

Só que assim, não quer dizer que a parte técnica não seja importante!

O problema é que é difícil achar profissional qualificado em geral.
Daí as empresas dão prioridade para os caras que possuem as habilidades mais raras.

Editado, vou criar outro topico pra isso, é melhor. []'s

Fluência no inglês facilita muito a parte técnica… afinal quando surgirem problemas a maior parte do material disponível está em inglês.

Certamente uma vaga onde a parte técnica é o de menos é uma vaga da qual você deveria fugir, assim como o diabo foge da cruz.

Isto é, trabalho braçal, tipo atendente de helpdesk ou suporte técnico por telefone para alguma empresa estrangeira.

[quote=Longino]Certamente uma vaga onde a parte técnica é o de menos é uma vaga da qual você deveria fugir, assim como o diabo foge da cruz.

Isto é, trabalho braçal, tipo atendente de helpdesk ou suporte técnico por telefone para alguma empresa estrangeira.[/quote]

Nem sempre.

Tem empresa que contrata quem sabe inglês mas tem pouca experiência com programação pra ensinar ao cara. Realmente a lingua é uma barreira muito forte. Quem não tem nenhuma nção de inglês, pena pra aprender programação e pra continuar se aperfeiçoando.

[quote=mausexdd]Esta reportagem exibida já a algum tempo no programa OlharDigital me deixou com uma grande duvida.
http://olhardigital.uol.com.br/embed/16743

Realmente existem empresas que contratam profissionais somente por terem fluência no idioma ?
Se sim … Quais:?[/quote]

Acho que sim, principalmente ai no Brasil que eh tao dificil de achar alguem que fala Ingles.

Ingles fluente ai no Brasil = the book is on the table.

Tenho um ex colega de trabalho que foi contratado pela IBM porque ele tinha Ingles fluente, ele me disse que a entrevista ai ser em Ingles por telefone, ele estava super nervoso achando que ia ser dificil, no final o cara que ligou pra ele pra fazer a entrevista tinha o Ingles ruim, falava um monte de coisa errada, pronuncia meio “portuguesada”, tipo pronunciando R como se fosse H e coisas do tipo.

Nao acredito que a parte tecnica seja totalmente descartada, mas eu acho que algumas empresas as vezes pensam que a parte tecnica a pessoa vai aprendendo conforme vai trabalhando.

//Daniel

O esquema não é manjar de Inglês e sim programação, se você for o cara, se manjar mesmo do que faz, é isso que importa.

Eu sou quase fluente em Inglês me dei bem por isso, mas sinceramente, você tem que ser bom no que faz, Inglês você aprende jogando video-game.

[quote=Jingo]O esquema não é manjar de Inglês e sim programação, se você for o cara, se manjar mesmo do que faz, é isso que importa.

Eu sou quase fluente em Inglês me dei bem por isso, mas sinceramente, você tem que ser bom no que faz, Inglês você aprende jogando video-game.[/quote]

Jogando videogame, pouco aprende claro.
Mas nao ao ponto de ser fluente. Eu achava que manjava ingles porque eu entendia tudo nos videogames, letra de musica e etc, ate quando eu fui pra gringa pela primeira vez, quebrei a cara e entrei num curso de Ingles hahahah

//Daniel

eu notei isso em especial em empresas grandes… não vou citar por que não é confirmado mesmo por rh da empresa mas tem algumas as quais ja ouvi falar de diversas fontes…

[quote=josenaldo][quote=Longino]Certamente uma vaga onde a parte técnica é o de menos é uma vaga da qual você deveria fugir, assim como o diabo foge da cruz.

Isto é, trabalho braçal, tipo atendente de helpdesk ou suporte técnico por telefone para alguma empresa estrangeira.[/quote]

Nem sempre.

Tem empresa que contrata quem sabe inglês mas tem pouca experiência com programação pra ensinar ao cara. Realmente a lingua é uma barreira muito forte. Quem não tem nenhuma nção de inglês, pena pra aprender programação e pra continuar se aperfeiçoando.[/quote]
Concordo. Já vi várias vezes isso.

Dependendo da necessidade da empresa, nada mais justo. Inglês fluente não é nada fácil e se a empresa precisar muito disso, pode pagar melhor pra alguém bom no inglês e nem tão bom em programação. É opção dela.

[quote=josenaldo][quote=Longino]Certamente uma vaga onde a parte técnica é o de menos é uma vaga da qual você deveria fugir, assim como o diabo foge da cruz.

Isto é, trabalho braçal, tipo atendente de helpdesk ou suporte técnico por telefone para alguma empresa estrangeira.[/quote]

Nem sempre.

Tem empresa que contrata quem sabe inglês mas tem pouca experiência com programação pra ensinar ao cara. Realmente a lingua é uma barreira muito forte. Quem não tem nenhuma nção de inglês, pena pra aprender programação e pra continuar se aperfeiçoando.[/quote]

O que o criador do tópico disse não foi sobre quem “não tem noção”, mas sim que inglês é mais importante do que a parte técnica, e nesses casos a vaga é geralmente para trabalho braçal.

[quote=windsofhell]Nao acredito que a parte tecnica seja totalmente descartada, mas eu acho que algumas empresas as vezes pensam que a parte tecnica a pessoa vai aprendendo conforme vai trabalhando.

//Daniel[/quote]

Suporte técnico por telefone é assim, qualquer um com um treinamento na ferramenta pode fazer. Agora um projeto de verdade é outra história.

Concordo com o amigo , creio que trabalho braçal seria contratar somente por mão de obra técnica , oque se espera de um eletricista por exemplo … que ele faça o trabalho dele !
vi esta reportagem e fiquei bem curioso , não acredito que seja para trabalhos “Braçais” como o próprio entrevistado citou , ele trampa com TI mas recebeu uma proposta de uma empresa de Telecom somente por que era trilingue , a empresa estava disposta a treinar e qualificar o cara em telecom mesmo esta não sendo o ramo de formação dele .
Acredito que fluência em idiomas abra novas oportunidades , é claro que tudo tem os 2 lados da moeda, mas no caso dos entrevistados o outro rapaz que é analista de redes não teria nem sido convidado para trabalhar na empresa pois o treinamento era no exterior…

O Cara da reportagem associou Inglês com as Certificações profissionais … que para muitas empresas varias letrinhas valem mais do que N coisas, e se as provas são em inglês , pelo menos o inglês técnico voce manja, mas a questão é a seguinte , fica muito mais fácil entrar na área somente com inglês e aprender no trampo , do que ralar para aprender sozinho programação ou apenas associar oque é passado na faculdade que digamos de passagem , esta longe da realidade .!

Pessoal, lembrem-se que a empresa não está procurando extremos: quem não sabe nada da área técnica e tudo de inglês. Ela quer alguém que tenha algum conhecimento técnico já, lógico. Mas que é muito mais fácil aperfeiçoar a área técnica do que pegar alguém mais senior e treinar o ingles dele.

Só se for para tarefas mais simples. A formação de um profissional da área leva anos, não apenas pelo conhecimento aprendido na faculdade, mas também pela experiência necessária para se conseguir fazer um trabalho.

Tarefas mais simples, assim como helpdesk de uma determinada ferramenta, onde tudo o que você precisa saber é aquela ferramenta, pode até ser.