Inglês Fluente passou a ser requisito obrigatório para contratação para desenvolvedor Java

Tem que saber cara, é a demanda mundial, como nossa área é uma das mais globais que há, se você não souber inglês é a mesma coisa de ser um completo analfabeto, não há como evitar, deve-se aprender, se não sabe, procure logo a saber.

[quote=fantomas]…
4) Manter o “inglês fluente” sendo da àrea técnica morando no Brasil é quase um milagre.
5) “Inglês fluente” não é só falar algumas frases e saber algumas palavras, a coisa vai muito além disso.
…[/quote]

Além dos anos que fiz de inglês aqui no Brasil, do nível mais básico ao último estágio, morei em londres por aproximadamente 1 ano, nesse período não trabalhei com nada relacionado à tecnologia, quem mora por lá sabe quais são as restrições e dificuldades de se conseguir um trampo na área, não que seja impossível, mas é bem difícil, enfim… apenas dando mais ênfase ainda ao que o fantomas disse…

eu já fiz algumas entrevistas em inglês, algumas com americanos, ingleses, etc… me sai muito bem, entendia tudo (mesmo com inglês fluente nem sempre é fácil entender a todos, o sotaque varia absurdamente de lugar pra lugar, entender pessoas de nova iorque por exemplo não é fácil, entender um escocês ou um galês falando pode ser bem difícil até mesmo para quem tem a lingua inglesa como lingua nativa) mas, há bem pouco tempo fui fazer uma outra entrevista e como já não uso o inglês no dia-a-dia já há mais de ano, percebi o quanto estava enferrujado na hora de falar, ouvir continua 100%, escrever continua igual, já na hora de falar voltei a dar nós e uma ‘gagueijada’ por alguns minutos até que eu me concentrei e voltou a fluir quase que naturalmente…

o fato é que hoje, aonde trabalho, uso o inglês para o mesmo que todos aqui usam… ler e entender materiais técnicos, logo… inglês pode te abrir várias portas, mas não que a falta do idioma te feche portas…

Pare com suas generalizações, o inglês é importante, porém só é obrigatório em consultorias que fazem offshore, existem ainda muitas empresas e sempre vao existir que não dependem do inglês para se sustentar.

Agora falar que a pessoa ganha mais por saber ingles fluente é uma piada, ainda mais que as grandes empresas que exigem o inglês pagam um salário de merda.

[quote=luistiagos][quote=“Marcio Duran”]
“Um coisa e certa, se hoje você esta atuando em um projeto e bom saber que o proximo, só entra mesmo com Fluência em Inglês…”
[/quote]

Não é bem assim… isto depende do cliente… se o cliente for americano ou ingles ele vai preferir que quem trabalhe no projeto dele fosse outro americano ou ingles mas não um “indio brasileiro”… ou senão um “indio brasileiro civilizado” ou seja que falem a lingua deles… mesmo eles não entendendo merda nenhuma… pois dão mais valor a lingua do que o conhecimento da pessoa… agora se for para um projeto brasileiro para um cliente brasileiro e não internacional então o incompetente que colocou este requisito para filtrar o proficional não passa de um grande ignorante…[/quote]

Não é isso, não é depende do cliente não , o seu cliente fala Inglês e quer saber mais, quanto mais avançar a tecnologia e soluções de alta nível mais documentação vai gerar metodologia novas vão surgir, esta tendo uma imensa mudança no cenário de desenvolvimento pois a demanda de rercurso e soluções requerem um profissional opensource que possa interpretar soluções novas com baixo custo isso somente por muita pesquisa e network, muitas soluções proprietárias estão migrando para solulçoes abertas por querem expandir seus negocios e conquistar cliente é um processo acelerado e não para mais, o que é mesmo predominante é quem tem maior poder de fogo em investimento então no nosso caso o Brasil é alvo de tercerizar assim como fizeram na India agora o Brasil vai ter que se virar em Falar Inglês se quiser manter melhores relações.

acordem o ingles requerido por estas consultorias não é o ingles que se adiquire em cursos de ingles ou que aprende estudando… o ingles requerido é aquele ingles de quem ja morou la fora por algum tempo e adiquiriu… a unica forma de adiquirir o ingles exigido por estas tais consultorias é indo morar la fora… e a maioria do pessoal que estas consultorias conseguem contratar são definitivamente incompetentes que estavam la e vieram para ca pq não conseguiram emprego la fora… então o brasil é uma mina de ouro para quem é icompetente porem fala ingles fluente…

eu acho que um ingles intermediario é essencial a area da informatica… mas não para trabalhar para estes estrangeiros ignorantes mas sim porcausa da excasses de material e documentação boa ou com uma tradução boa em portugues… a começar que não existe sequer um livro decente de computação (se existir me digam um…) de um autor brasileiro… os decentes que existem são todos la de fora… e os traduzidos a tradução é tão lixo que vc entende mais facil o que esta escrito em ingles mesmo… este cenario sim justifica um ingles intermediario para a leitura…

vai pra europa e tenta arrumar um emprego sem ter passaporte europeu… incompetencia? recebia resposta automática de que meu cv não seria analisado pois eu não podia trabalhar dentro do período exigido… algumas pessoas que conheci, depois de ralar muito conseguiram um estágio 2 caras que conheci para trabalhar com infra, extremamente capacitados e com fortes cerificações. como desenvolvedor, uma amiga minha conseguiu um estágio depois de mais de 2 anos que estava lá, para trabalhar por meio periodo e ainda trabalhar em restaurantes a noite para completar a renda já que meio período de estágio não dava para pagar as contas…

eu não fui pra fora do pais para ficar por la trabalhando, ja sabia disso quando sai do brasil com data marcada para voltar…
cuidado ao generalizar, já que aparentemente voce nem ao menos sabe do que está falando…

Sério que falar inglês é uma tendencia mundial? Caramba. Dessa eu não sabia.

Isso varia muito. O melhor cara de .NET (e ninguém venha falar que .NET é clicar e arrastar porque não é) que já conheci e que também é um dos melhores em Java que já vi não fala PN de inglês. Quando vai falar “thread” fala “TRAD”.

Mas sem relativizar as coisas, acho que é muito importante sim (crucial, eu diria) até pra ler a documentação, etc. Você economiza muito tempo. E também acho bom ter certificação, eu precisei tirar pq teve uma época que eu ia embora daqui, mas o TOEFL não é tão molezinho assim não. Tive que estudar uns 2 meses a finco.

"

Quanto a pontuação do colega, eu copio tudo, colo no OpenOffice e mando dar um replace em todos os “…” rsrsrs.

Saber inglês fluentemente tem que ter morado fora? Nao em totalidade. Confesso que antes de eu começar a viajar pra fora eu não sabia PN em inglês. Em 15 dias que eu fiquei fora na primeira vez já voltei falando bem. Nas outras vezes foi só aperfeicoar. Assim como espanhol. Não escrevo quase nada mas converso bem e rapido também por causa de viagem. Eu sou da tribo que acha que ao invés de pagar 400 reais em um curso de idiomas por mes mais compensa voce fazer uma viagem pra fora e aprender por lá. É o melhor jeito. E ainda mais se voce estiver sem dinheiro e com fome! rsrs.

PS: Quem não acha que dá pra viajar com pouca grana, um colega meu foi pra europa, passou 6 meses andando por lá com 600 euros. Ou seja, gastou 100 euros por mes. Viajar de mochilão é uma das melhores coisas. Eu mesmo gastei 200 soles (+ ou - 199 reais) em uma viagem pela america do sul de 1,5 mes. O segredo é comida de rua, não ter frescuras onde dormir, saber encarar a pobreza e andar como mendigo, isso é bem legal nessas situaçoes. Outro colega meu gastou 1000 reais andando 9 meses pela índia.

[]'s

Eu me referi aos estrangeiros… e não brasileiros que estavam la e voltaram… o foda é que como disse estes estrangeiros tem um grande preconceito contra brasileiros…isto que é foda ao ir trampar la… porem conseguir emprego de lixeiro la é bem melhor do que conseguir empregos de TI poraqui… e quem consegue um emprego de TI por la ta feito na vida…

mais tarde o mercado enche de chineses na area tecnologica e o idioma que todos devem dominar é o mandarim… dai ta todo mundo f*****

voce nao sabe o quanto alguns tem preconceito, um cara chegou a olhar pra mim num bar e falar que me desculpava por eu ser brasileiro e que eu nao tinha culpa disso… pq eu tava com a camisa da selecao, era dia de jogo da copa :smiley: , mas uma grande maioria não tinha preconceito algum…

Idioma algum vai dominar o mundo. Em programaçao voce ahca tudo em ingles, mas desenvolver pra componentes eletrônicos a maioria deles só tem especificações em mandarim. E nenhum pais vai abrir mão da cultura por uma nova lingua. É questão cultural, patrimônio.

Xenofobia é triste mesmo. Aconteceu a mesma coisa comigo em um metro na Alemanha, Stuttgart. Eu e um povo que viajou comigo estavamos lá no fundo do trem conversando em portugues, um bando de jovem alemão chegou enchendo o saco e olhando com cara bem ruim porque eramos de fora. Xingaram, deram dedo e tudo. E um virou em ingles falou “Estrangeiros só poluem”.

O povo mais legal que eu conheci foi o povo americano. Tem muita gente cínica e falsa, mas a maioria é muito gente boa MESMO!

voce nao sabe o quanto alguns tem preconceito, um cara chegou a olhar pra mim num bar e falar que me desculpava por eu ser brasileiro e que eu nao tinha culpa disso… pq eu tava com a camisa da selecao, era dia de jogo da copa :smiley: , mas uma grande maioria não tinha preconceito algum…[/quote]

não entendi se ele ficou com pena de vc… ou estava te zoando :lol:

de qqer jeito… por mais que encha de chineses no planeta, e fique assim por centenas de anos…
eu duvido q vai existir tanto curso de mandarin por ai…

já é dificil ensinar ingles nas escolas, imagina ensinar mandarin ?
alem da dificuldade ser muuuito maior, falta de professores e etc…

ingles vai sempre existir, mesmo q os EUA exploda numa terceira guerra mundial…
só vai precisar aprender mandarin quem realmente quizer ter clientes/empresas chinesas, oq pode gerar um bom lucro…
mas mesmo assim não acho q vira tendencia não!

pensem pelo lado da globalização… não é só pq a china está crescendo que o idioma deles vai dominar o mundo… são coisas totalmente diferentes…

e espanhol, sim, importantissimo, alem da facilidade que nós temos pra aprender, pode gerar bons empregos em toda a america latina…

Deveriamos dar este mesmo tipo de recepção de boas vindas a nossos ilustres convidados estrangeiros aqui no brasil… :twisted:

Inglês nao existe só nos EUA. Então se ele explodir não vai fazer diferença.

Outra coisa, nunca vai existir uma lingua universal por vários motivos. Desde motivos culturais (nenhum pais vai substituir a sua lingua e toda grade de ensino) até por motivos de pronuncia (pede pra um vietnamita falar ingles pra voce ver). Já fizeram uma tentativa dessas com o esperanto, não vingou. E eu acho que existem outras linguas mais faceis que ingles, alemão é uma delas (tirando toda a porra da aglutinação que faz palavaras de 70 caracteres). E ao menos pra quem fala inglês alemão é mole mole.

Tem tanta lingua interessante no mundo, eu particularmente fico no alemão, inglês, e russo.

[]'s!

voce nao sabe o quanto alguns tem preconceito, um cara chegou a olhar pra mim num bar e falar que me desculpava por eu ser brasileiro e que eu nao tinha culpa disso… pq eu tava com a camisa da selecao, era dia de jogo da copa :smiley: , mas uma grande maioria não tinha preconceito algum…[/quote]

Acho que vc é quem devia ter pena dele…
Por discriminar as pessoas…narcizismo…só destrói as pessoas
Quanta ignorância…

[quote=luistiagos][quote]
Xenofobia é triste mesmo. Aconteceu a mesma coisa comigo em um metro na Alemanha, Stuttgart. Eu e um povo que viajou comigo estavamos lá no fundo do trem conversando em portugues, um bando de jovem alemão chegou enchendo o saco e olhando com cara bem ruim porque eramos de fora. Xingaram, deram dedo e tudo. E um virou em ingles falou “Estrangeiros só poluem”.
[/quote]

Deveriamos dar este mesmo tipo de recepção de boas vindas a nossos ilustres convidados estrangeiros aqui no brasil… :twisted:[/quote]

Discordo. Só ia dar mais merda. Não se retribui erros com outros erros.

E outra coisa, isso é até um pouco… normal, se for assim. Afinal, se voce vai pra inglaterra trabalhar normalmente voce está roubando a vaga de um ingles. Então quem gostaria de perder a vaga ou ter maior concorrencia pra um trabalho? E a imigração sempre ocorre dos piores para os melhores, e o Brasil não está entre os melhores. :wink:

[quote=Sergio Figueras]Idioma algum vai dominar o mundo. Em programaçao voce ahca tudo em ingles, mas desenvolver pra componentes eletrônicos a maioria deles só tem especificações em mandarim. E nenhum pais vai abrir mão da cultura por uma nova lingua. É questão cultural, patrimônio.

…[/quote]

O japão praticamente abriu pro ingles… o modismo jovem dominou lah…

a china se mostra mais resistente… mas creio que é questão de tempo…
por mais que eles cresçam, eles estão usando como base a vontade de viver o estilo de vida americano, com confortos e etc…

basta uma inteligente investida do ingles lah dentro pra derrubar essa muralha da china xD…
o japão tb deu uma de “durão” a uns 20~30 anos… tenho 2 amigos brasileiros que moram no japão, e eles me contam como em poucos anos mudaram totalmente a cultura japonesa, começando pelos jovens (q são o futuro do país)…

e Xenofobia existe mesmo em qqer lugar… são os focos de resistencia das culturas dos paises…

Bom, ta ai uma discussão interessante!!!..

Primeiramente concordo com o luistiagos, quando diz que esse é um país de merda!!!..

para mim ingles é fundamental, e deveria ser mtooooooooooo mais exigido em qualquer oportunidade de emprego em TI…se eu pudesse falava em ingles em tempo integral…ainda bem q é por pouco tempo q falarei portugues todos os dias…rsrsrs

acho q o cara q manja de ingles, sempre terá melhores oportunidades, q para mim são as fora do país ou as de empresas internacionais…

aki nessa porcaria de país um profissional de TI é extremamente desrespeitado, na minha opnião…paga-se extremanente pouco e exigi-se mto, isso falo por experiencia propria…

bom, ta ai a minha opinião!!!.. :smiley:

ele ficou com pena de mim por eu ser brasileiro… pode isso? mas nem todos eram assim… muita gente legal la tambem…