[quote]O japão praticamente abriu pro ingles… o modismo jovem dominou lah…
a china se mostra mais resistente… mas creio que é questão de tempo…
por mais que eles cresçam, eles estão usando como base a vontade de viver o estilo de vida americano, com confortos e etc…
basta uma inteligente investida do ingles lah dentro pra derrubar essa muralha da china xD…
o japão tb deu uma de “durão” a uns 20~30 anos… tenho 2 amigos brasileiros que moram no japão, e eles me contam como em poucos anos mudaram totalmente a cultura japonesa, começando pelos jovens (q são o futuro do país)…
e Xenofobia existe mesmo em qqer lugar… são os focos de resistencia das culturas dos paises…[/quote]
Cara, modismo jovem não significa uma tendencia universal. É meio óbvio que ninguém vai substituir a lingua do país por outra até por uma questão de soberania. O que se pode fazer e se faz é o país ter uma segunda lingua. Lembra da história do Policarpo Quaresma? O cara tinha muito mais base para mudar o idioma do Brasil para tupi-guarani. Enfim.
População chinesa vivendo no estilo americano? Meu amigo, o que está acontecendo é uma grande imigração de camponeses pros grandes centros motivados pela puta crise gerada pela quebra de barreiras comerciais após a entrada da China na OMC. Então, isso significa MUITA gente pra ser explorada e muita grana rolando na mão de poucos. Maior parte da população chinesa ganha menos de 2 dólares por mês e vive abaixo da linha de pobreza. Tá certo que o investimento lá (de cada 10 dolares investidos 4 vao pra china) tá foda. Mas isso tá caindo na mao de alguns, apenas.
Se o futuro cultural do mundo são mangás e música pop japonesa (que puta madre, é a pior coisa do mundo) eu faço a mesma pergunta do mestre Bowie - is there life on mars? rs.
[/quote]