Inglês na Englishtown vale a pena? E sem inglês dá para seguir na carreira de TI?

Estou querendo fazer o curso da englishtown e gostaria de saber se vale a pena? Sem inglês o caminho é realmente mais difícil?

Cara, eu tentei fazer o curso. Empolguei no 1o mês, e no mês seguinte já foi dinheiro jogado fora. Acabei contratando um curso presencial mesmo.

Então, esse é o meu receio, não me adaptar ao curso online.

Eu faço inglês presencial, pois entendo que os resultados são melhores.
Todavia, é importante avaliar as tuas necessidade, como deslocamento, financeiro e etc.

Talvez seja o caso de fazer um mês experimental e ver como você se adapta ao curso.
Sobre seguir carreira sem inglês, sim, claro que sim, está no Brasil e isso não é obrigatório.

Todavia, é muito importante salientar que tu deve ter um nível de leitura razoável, pois há muitos artigos em inglês (fóruns e etc) e que, por incrível que pareça, ser fluente em inglês é um diferencial para a carreira. Portanto, se tens condições de fazer um curso, faça! :slight_smile:

Nunca fiz curso de Inglês, só uma vez que fiz por cerca de 2 meses um curso de Inglês do CAPES/MEC, muito bom por sinal!

Cheguei a uma conclusão, que se aplica pra qualquer pessoa!

Primeiramente você tem que querer! Não vai adiantar nada começar um curso, presencial ou online, se você realmente não quer aprender isso. Você vai desistir no primeiro mês.

Minha carreira na área de TI tem cerca de 1 ano e meio. Comecei sabendo o basicão do Inglês, pra ler algo tinha que ficar o tempo inteiro com um dicionário do lado, meu vocabulário era muito limitado.

Aconteceu que recebi um monte de documentação, apostilas e projetos em Inglês, e tive que correr atrás pra conseguir me virar. Acabou que melhorei muito meu Inglês!

O mercado te diz que todo mundo deve aprender Inglês (e deve mesmo!), mas a maioria das pessoas não tem interesse. Não vai adiantar gastar milhares de dinheiros num curso de Inglês, se você não vai ter com quem falar.

De que vai adiantar você gastar 3 anos da vida fazendo um curso, se nos 5 primeiros anos da sua carreira você vai trabalhar em uma empresa que só tem clientes brasileiros?

E mesmo se você fizer o curso e ficar bom no idioma, se não conversar e exercitar o que aprendeu, vai esquecer facilmente em 6 meses.

Tem muita gente por aí querendo te colocar curso de Inglês goela abaixo. Mas antes tem que se verificar a necessidade e principalmente a sua vontade de aprender isso. Eu só comecei a ter vontade de aprender depois que fiz contato com uns amigos de infância que se mudaram para os EUA há mais de 15 anos. O trabalho também foi um ponto crucial pra mim ter iniciado nos estudos.

E dependendo da real necessidade, vale mais a pena você estudar sozinho, do que gastar uma grana preta. Estudo sozinho há cerca de um ano, e já converso com colegas de trabalho pelo mundo afora, com amigos e alguns conteúdos da Internet prefiro procurar em Inglês, é muito mais rápido encontrar o que precisa.

:wink:

“Sem inglês o caminho é realmente mais difícil?”

Acredito que sim já que esse é um fator crucial para se conquistar certos cargos além da maior parte do conteúdo relevante para consulta estar em inglês. Eu por exemplo, nunca consegui um emprego legal por não saber inglês.

Não é necessário ter inglês para seguir na carreira de TI, mas se quiser obter melhores oportunidades, o inglês é obrigatório e é o mínimo.

Mas a minha dúvida é a seguinte onde teria de ter mais disciplina online ou presencial?

Supondo que na online você faz seu horário, assiste a aula quando puder e etc, sem dúvidas, a online.
Todavia, faço presencial e pode ter certeza, é necessário bastante disciplina, aprender uma língua estrangeira tendo pouco convívio com ela (afinal, moramos no Brasil), requer dedicação e disciplina.

Respondendo a segunda pergunta: Viver sem inglês na área de TI é como ser um corredor de fórmula 1 zarolho. Talvez não te impeça de dirigir o carro, mas certamente, você vai ter uma SERÍSSIMA DESVANTAGEM em relação aos seus concorrentes.

[quote=ViniGodoy]Respondendo a segunda pergunta: Viver sem inglês na área de TI é como ser um corredor de fórmula 1 zarolho. Talvez não te impeça de dirigir o carro, mas certamente, você vai ter uma SERÍSSIMA DESVANTAGEM em relação aos seus concorrentes.[/quote] Mas Vini, você acha que somente leitura e escrita seria o suficiente ?

Sim. As melhores documentações e livros estão em inglês.

Fiz inglês na Englishtown por quase dois anos. Aprendi mais que em muitos dos cursos presenciais que fiz em escolas como o Yazigi por exemplo. No primeiro ano eu estava bem empolgado dificilmente passava um dia sem estudar, já no segundo relaxei e por isso parei de fazer o curso… nesses quase dois anos faltaram apenas alguns módulos para chegar ao final…

Acredito que seja importante pelo menos saber ler em inglês… boa sorte!

Att
Filipe

[quote=Filipe A.]Fiz inglês na Englishtown por quase dois anos. Aprendi mais que em muitos dos cursos presenciais que fiz em escolas como o Yazigi por exemplo. No primeiro ano eu estava bem empolgado dificilmente passava um dia sem estudar, já no segundo relaxei e por isso parei de fazer o curso… nesses quase dois anos faltaram apenas alguns módulos para chegar ao final…

Att
Filipe[/quote] Filipe, nesses 2 anos você acredita que chegou ao nível intermediário? Obrigado.

[quote=novohorizonte][quote=Filipe A.]Fiz inglês na Englishtown por quase dois anos. Aprendi mais que em muitos dos cursos presenciais que fiz em escolas como o Yazigi por exemplo. No primeiro ano eu estava bem empolgado dificilmente passava um dia sem estudar, já no segundo relaxei e por isso parei de fazer o curso… nesses quase dois anos faltaram apenas alguns módulos para chegar ao final…

Att
Filipe[/quote] Filipe, nesses 2 anos você acredita que chegou ao nível intermediário? Obrigado.[/quote]

Bom dia, quando parei estava chegando quase no avançado, já tinha passado o intermediário… Só uma observação, o plano que fiz durante o primeiro ano foi private teacher onde você tem um determinado número de aulas particulares com um professor nativo, acho que foram vinte, além da plataforma normal que existe lá.

Existe material a rodo na internet que você pode usar pra aprender.
Eu sou auto didata em inglês, aprendi pois jogava online e tinha que me virar, mas existe uma desvantagem, minha escrita e fala não são as melhores devido a falta de prática, porem tenho fluência em leitura/audição que para área acredito ser o mais importante

[quote=Kazdum]Existe material a rodo na internet que você pode usar pra aprender.
Eu sou auto didata em inglês, aprendi pois jogava online e tinha que me virar, mas existe uma desvantagem, minha escrita e fala não são as melhores devido a falta de prática, porem tenho fluência em leitura/audição que para área acredito ser o mais importante[/quote] Mas preciso muito de escrever e vi que no curso deles tem redação para terminar uma atividade e isso me interessou, entende? Obrigado.

Eu cheguei a experimentar a openenglish, mas achava a interação com os professores péssima, não consegui gostar, além do que achei ruim a plataforma deles.

Recentemente eu cheguei a baixar um curso chamado Tell me more, achei excelente e comprei, o valor é R$120,00 e da pra estudar sozinho tranquilo, ele vai avaliando até sua pronúncia e tudo mais.

Inglês é essencial pra você ter acesso a toda uma cultura em língua estrangeira e que você ignora completamente por não saber a língua. Já parou pra pensar a quantidade de informação que você JAMAIS terá acesso porque não sabe a língua? Ainda mais em TI. É deprimente, né?

Quanto a presencial/online, você não deveria estar se pergutando se Englishtown é boa ou não, mas, sim, se você tem o perfil de alguém que gosta mais de curso presencial ou online. Por exemplo, se você gostar mais de presencial, então não adianta perder tempo com online, mesmo que o curso seja excelente, pois você não vai aproveitá-lo.

Pergunte-se de qual modo você gosta mais e depois, sim, decida onde vai estudar.