INGLES x CERTIFICACAO

18 respostas
LPJava

ae pessoal, queria um help de vocês, esse topico nao é aqueles que ja foi aberto no guj, querendo comparar a importancia de cada um (ingles x certificacao). Mas é que estou em uma situação que a tomada de decisao é bastante importante.
Bom eu estou terminando o modulo 1 do curso de ingles (www.skill.com.br) e assim de forma regular 5 meses para um modulo. Porem a escola tem a modalidade PP(professor particular). Ai eles me ofereceram essa modalidade onde eu terminaria 1,2 ou 3 meses eu que escolho e to querendo terminar em 3, tipo pegar as ferias da faculdade… agora em janeiro e fevereiro (como aqui na bahia o carnaval é longo e fevereiro é curto quase q nao vai rola muita coisa na facul nesse mes) e concluir o curso em marco, como professor particular 5h por semana.(o custo é 3x maior que o regular porem o processo é mais rapido nao apenas em questao de tempo, é a questao de estar em contato com a lingua) segundo meu professor adquirir uma outra lingua a parte da “fala” é q tem ser mais lento (para alguns) se vc tem pouco contato com a lingua, eu mesmo so falo ingles, em casa comigo mesmo rs e no curso regular que é apenas 1 vez na semana com 2h30min alem disso, o contato gramatical onde o professor disse que o tempo de aprendizado é mais “facil” de adquirir que o speaking.
entao a minha duvida é: é que eu queria investir na area de TI especificamente em java nesse primeiro semestre 2008.1. tipo: fazer a scwcd, iniciar estudos em struts + hibernate. Essa é uma meta q traçei para Mas se eu iniciar a modalidade PP do ingles vou ter q esquecer a certificacao no momento e vou me dedidar 80% do meu tempo a lingua e 20% apenas para estudar java, mas sem objetivo e preocupação com a certificacao nesse caso scwcd.
Entao queria a opniao da galera mais experiente e conhecedora no mercado:
“o que vale mais ‘dominar a lingua inglesa’ ou me especializar na area tecnica” ?
é isso que to com duvida se faço o ingles ou parto para estudo tecnicos em java. Será que com ingles tipo intermediario/avançado é bom visto nos Rh da vida? Ou nao? A parte tecnica é + importante que o ingles, ou seja, é mais importante saber struts,hibernate ,ter certificacoes mais nao saber o ingles(nao falo ler material tecnico. falo de dominar a lingua de modo geral, ler tanto tecnico, qto material convencional e falar de forma segura usar a formalidade e a informalidade).

Estudo de caso: A escola tem essa modalidade com outros alunos e talz… e diz que a diferença é muita, pq a dedicacao do professor é outra por especifico e alem de ter contato direto com aluno e trabalhos extras podem ser feito… pq nao é um curso com pressa… e a diferença é essa… em relação ao regular so que no regular o aluno tem q se dedicar mais e mais… pq o contato com a lingua é muito pouco… se ele nao tiver outro meio alem da escola… ao contrario do intensivo q ele está sempre na escola.
Os alunos que estao fazendo PP vao para os EUA agora em 2008 pq a instituição la tem parceria com um agencia de intercambio.(todo ano rola isso) E ele vao ficar uns 20 dias lá. Provavelmente eu vá no ano q vem se eu iniciar PP agora em 2008.

Curso PP : R$ 1.100,00 + material ( recebi alguns desconto de parceira com a empresa q trabalho e eles me deram desconto tb, mais o valor é R$ 1.500,00)
Curso Regular: R$ 450,00 + material.

Em relação a $$ nao to muito preocupado,(nao q eu tenha $$ sobrando viu pessoal? simplesmente vou ter que pegar minhas ferias + decimo e cortar alguns custos para ta fazendo esse modulo 2 e 3 que pretendo fazer nessa modalidade) de ser 3x maior, porem na decisao de inglesXjava.

meus objetivos também é:

• adquirir a lingua pois sei a importancia dela em varias areas
  • alem de facilitar meus estudos em java, na compra de livros ingles, nao vou poder ficar uma vida comprando traduções da altabooks por exemplo. Sei que tem gente q fala q nao há muita diferença mais na minha opniao, o livro da serie use a cabeça, a metodologia de estudo é 100% informal, entao se nao tiver um bom ingles intermediario, o cara pode entender muita coisa errado, os termos tecnicos é muito pouco ja que a kathy usa diversos exemplos. Mas isso aqui é outro assunto…

Bom queria a opniao da Galera do guj, flw!!
quem puder me ajudar fico agradecido!

18 Respostas

T

Domine o inglês. Com ele e uma boa dose de perseverança você faz qualquer coisa.

P

Fala Camilo,

seguinte cara, vou dar o meu testemunho aqui… =)
eu sempre fiz ingles, porém fiquei uns 4 anos parado e voltei no meio do ano agora…estou fazendo na WIZARD e estou no livro 3…eu tinha pensado fazer a msm coisa que você, estudar nas ferias…porém o valor tb eh maior, 2x maior para mim…

desisti pelo simples fato de que pagar 2x mais para acelerar o curso nao compensaria (pelo menos pra mim)…Pq eu iria querer passar a carroça na frente dos bois?!

eu já tenho uma boa base de ingles. Nunca havia lido livros tecnicos em ingles, e estou achando mto tranquilo e melhor do q livro em portugues…nao somente pela tradução… =)

Se vc já tem uma nocao de ingles eu acho q vc consegue ler tql um livro tecnico, no inicio sera um pouco dificil, mas qnd vc estiver la na pag 200 vc ja estará acostumado.

Nao acho q seja tanta vantagem nao…Tenta consiliar o seu ingles com os estudos…de q forma!?! estudando em ingles…quer coisa melhor…isso será um grande aprendizado para vc…assim como foi, digo, está sendo para mim…

qq coisa, estamos ai…

[]'s

Veronicaaa

Oi Camilo!

Inglês é essencial, isso não tem nem o que discutir, mas - e é essa é a minha opinião, não quero jogar um balde de água fria em você - três meses mesmo que seja intensivo, não me parece tempo suficiente para falar inglês confortavelmente, não que você não tenha capacidade pra isso, mas é que você tem que ver que você será alfabetizado em outro idioma, quantos anos você levou para ser alfabetizado em português? Leva tempo para aprender inglês, eu considero que leva mais tempo do que aprender qualquer tecnologia, é muito mais rápido você aprender Hibernate, JSF etc do que aprender realmente quando utilizar corretamente e instintivamente por exemplo o Past Perfect Continuous , o que quero dizer por instintivamente é simplesmente você utilizar os tempos verbais naturalmente sem pensar como você deve falar.

No momento em que você estiver pensando em inglês para conversar sem ficar traduzindo mentalmente cada frase em uma conversação aí você saberá realmente inglês.

A gente aprende inglês ouvindo os outros falarem, foi assim que aprendemos português, então o máximo que você puder ouvir mais rápido irá aprender a falar, assistir séries e filmes em inglês ajuda muito mesmo, comece assistindo com a legenda em português depois assista tudo de novo com a legenda em inglês deposi assista novamente sem legendas.

Pense bem, pois você irá investir um bom dinheiro nesse intensivo e talvez não obtenha o resultado que está imaginando.

rubinelli

Sem dúvida nenhuma, inglês é mais importante do que certificação. Inglês fluente, ou pelo menos suficiente pra se expressar sobre questões técnicas, vai te abrir portas que nenhuma certificação sozinha pode abrir, aqui no Brasil e lá fora.

Como você ainda está no básico, acho que vale a pena ter essas aulas particulares pra dar um gás, mas depois disso vai depender muito de você. Você pode começar lendo blogs, depois livros, depois ouvindo podcasts. Assistir DVD com som e legenda em inglês é outro truque que também ajuda a melhorar a parte mais difícil, que é ouvir.

marcosbrandao

fala Camilo, blz?

Conheço um cara que conseguiu uns esquemas pra ir estudar inglês no canadá, o cara desembolsou $ 7.000,00
pra ficar lá por 3 meses, com aulas 5 dias por semana e 6 horas/aulas por dia.
O cara voltou de lá falando inglês de cabo a rabo.
Contando a experiência que ele teve pra nós, disse que é bem puxado, tem que se dedicar totalmente, e lá eles estão em contato direto com a língua.

Acho que se este curso for perto do nível do curso que este cara fez, vale a pena.

LPJava

salve salve a galera do guj hehe… po gostei da posicao de vocês… assim nao que to achando que ao terminar o modulo estarei… falando fluente tb pq eu taria terminando o modulo 2 do basico… o problema é que se eu fizer regular… so terminar o modulo intermediario la para 2009.1… e se eu fizer modalidade intensivo em 2008 eu termino o modulo intermediario… em 2008.2 provavelmente… hehe a ideia é realmente dar um gás… pq ir na escola apenas 1 vez na seman por 2h:30 cansa mais ate q ir 2 vezes com 2h:30 cada aula… pq ficar vendo a turma somente em 8 e 8 dias… e é o unico local que tenho para poder falar… ja que nao é permitido que alunos pronunciei em portugues pela instituição hehe…
pardal estudamos no mesmo grupo eheh WIZARD e skill mesmos socios… mesma coordenação pedagogica porem… nomes fantansia diferentes… alem entrou outras escolas tb, pq fizeram uma fusao ai… acho que so o fisk e CCAA que ficaram de fora nao sei bem direito…

Mas eu consigo ler alguns materiais em ingles e com o curso regular… consigo ler mais tranquilo muita coisa que nao lia antes… porem nao to fazendo o curso para apenas ler. . e sim quebrar tb minha timidez da pronuncia… muita coisa que eu sei… as vezes nao pronuncio se eu estiver fora da escola, por medo ou insegurança ja que pratico pouco… e acho que a partir do momento que vou ter mais contato com a lingua…na pronuncia… vou perdendo o medo de falar e ganha segurança nas pronuncias basicas… ate: thanks, good morning etc… fico com vergonha de falar se estou em outro ambiente. ehhehe isso por ter pouco contato eu acho… a parte de gramatica. po nao tenho duvida. ate o momento pego o livro, leio, faço exercios, baixo exercicio na net de sites recomendados pelo prof, uso exercicos do dicionario (to usando o oxfor).
E nao tenho dificuldade… porem é o speaking mesmo.
E como vou estar com + contato vou seguir essa dica de veronica e rubinelli como extensao… para complementar o PP. É tanto que na instituição tem um dia que é dedicado a conversação que sao 2h… para todos os alunos eu so fui uma vez e percebi a diferença tipo de eu ter mais 2h… pq la discutiu um tema da semana porem em ingles, tacticas de como realizar tradução essas coisas cada semana um tema diferente… porem so deu para ir uma vez devido a facul heheh…

Mas lendo o que vcs falaram ai acho q vou arriscar nessas ferias e fazer… sei que o investimento é alto… mais tb sei que é preciso nao adianta eu chegar daqui a 3 anos… e dizer que fiz ingles 3 anos e talz… concluir mais nao sentir a segurança de falar… mesmo q eu saiba a gramatica de forma fluente… mas se eu for para um entrevista… a primeira parte pode ser o speaking… e depois a gramatica…

marcosbrandao o curso é nesse foco… os alunos de intensivo quando chega no modulo avançado… eles vao para o EUA, agora nao sei bem direito onde… mais ele vao no mes de ferias… e ficam por media de 20 dias… la em contato com a lingua e na universidade… mais nao vao para passear nao… claro q tem o lazer mais vao… para estudar na instituição que é parceira da skill… isso é todo ano… os alunos começa a pagar 1 ano antes… a viajem e talz… sendo que 50% é ppago pela escola… agora em janeiro mesmo ja tem um grupo que ta se preparado para ir… e ano q vem tem outro (2009)…

é eu acho q vou arriscar… minha preocupação so era de decidir ingles ou java…

lucianno

pedindo licença aos amigos entro na discussão para indicar algumas fontes e abordagens sobre o assunto,

indiscutivelmente, outro idioma é sempre bem vindo…hoje em dia podemos viver um tempo em países estrangeiros gastando quase zero com moradia, o que auxiliaria e muito no que se refere a um dos maiores problemas para quem deseja viajar com o intuito de aprender um nova língua, a grana.

e o legal é a imersão mesmo…viver a cultura do idioma almejado é a forma mais prática para de desenvolver uma língua que não seja a pátria…

quanto ao aprendizado nosso amigo Van Amstel, abaixo, deixa claro que será sempre um grande impulso…

a todos grande abraço desse Java Learner. =)

http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/

http://www.timandtammy.com/index.php?

http://usabilidoido.com.br/como_vai_seu_ingles.html

richardpeder

A wiseup promete fluencia no ingles em 18 meses…www.wiseup.com.br

Hj em dia ingles é fundamental…mas nao adianta ser bom em ingles e ser um pessimo desenvolvedor…:smiley:

O importante é ter um bom equilibrio dos dois…ter um ingles avançado pelo menos é essencial.

ate mais…

bandrade

Pessoal, olhe o método da escola antes de gastar rios de dinheiro com ela. LPJava, faz o Ingles no método mais lento e guarda uma grana para viajar para fora, para fazer um curso de 2 meses num pais de lingua inglesa (de acordo com a sua escola, se vc aprende britanico, vai pra UK, senao EUA… nao inventa de ir para Australia ou Nova Zelandia não… minha opinião)

O aprendizado com imersão na cultura é o que mais traz benefícios.

R

‘dominar a lingua inglesa’ ou me especializar na area tecnica

o q te impede de ser bom nos dois? :lol:

LPJava

assim o metodo mais lento é quase 4 anos… é muito demorado tipo 2h30min por semana é muito pouco… a questao maior é o speaking… eu so consigo aprender praticando e vivenciado… nao consigo ficar em casa speaking de forma home… hehe pq nao é a mesma coisa que eu estar com colegas conversando etc…
Agora ir para fora do Brasil… nao sei se eu tenho coragem no momento e nem dinheiro tenho $$ o suficiente… tipo para ficar uns 30 dias… vamos dizer assim… acho q nao tenho nem para 15… o ingles que estamos estudando é o ingles internacional… segundo os professores… n tem mais essa coisa de ingles britanico e americano… o estudante tem que saber falar nas duas… e saber como cada um vai se comportar… segundo o professor. Entao a instituição la nao adota tipo ingles americano… é tanto que nos materiais… tem povos de varias linguas… pronunciando. .e percebemos com um frances vai falar o ingles, o britanico etc… ai vai depender do leu lessing estar afiado… para entender…

hehe a faculdade inicio de TCC, e falta de tempo pq trabalho. Mas o que me refiro os dois é … ingles e certificacao nao faz simultaneamente pq gosto de me dedicar sempre aquilo que assumo resposabilidade… entao o que vou fazer ingles e estudar java mais nao para certificacao sofrendo com a pressao dela hehe…
hehe ajudou bastante aqui o forum… acho q vou fazer o proximo modulo… em PP mesmo para dar um gas como o colega falou la em cima… ate pq so vou adiantar os assuntos basicos…

flw! galera :smiley:

Marcio_Nogueira

Conhecimento de língua inglesa é algo necessário em nossa área de atuação, assim como para obter uma certificação em alguma tecnologia. O inglês na minha opinião é um pré requisito indispensável.

Adolfo_Rodrigues

É preciso tomar muito cuidado com estas promessas. Eu fechei um curso na WiseUp de Campinas (quando morava lá) e me arrependi muito. Tive 3 professoras e 2 delas cometiam erros grotescos, como “depends of…”
Como comecei a viajar muito a trabalho, fiz várias aulas aqui em São Paulo (o curso deles te dá essa possibilidade, é uma vantagem muito boa). E os professores daqui eram realmente bons. Desta experiência eu tirei o seguinte aprendizado: “SEMPRE peça pra assistir a uma aula ou para conversar com alguns professores”.

P

sair atropelando tb nao acho que seja o caminho…

eu continuo fazendo meu 2 x por semana e estudando java =)

p5f8

Olá LPJava,

Tinha a mesma dúvida que você a 3 meses atrás quando li este artigo traduzido.

versão americana:
http://norvig.com/21-days.html

Espero ter ajudado.

bombbr

LPJava:
ae pessoal, queria um help de vocês, esse topico nao é aqueles que ja foi aberto no guj, querendo comparar a importancia de cada um (ingles x certificacao). Mas é que estou em uma situação que a tomada de decisao é bastante importante.

Não li seu tópico inteiro (muito grande), mas vai minha opinião… estude inglês pensando a longo prazo, ninguém aprende uma outra língua (com raras exceções) em 1 ano, muito menos meses. Quando digo aprender quero dizer falar, escrever e ler com fluência.
Estude o inglês de forma contínua primeiro com cursos ou aulas particulares depois sozinho e com aulas de conversação e em paralelo estude tecnologias que você tem interesse.

Na hora de concorrer a uma vaga de tecnologia o que vai pesar mais é se vc conhece a tecnologia em questão. Para uma vaga de programador JEE, de que adianta o cara ser fluente em inglês e não conhecer Servlets / JSP / Hibernate / EJB, afinal a vaga é de programador e não de tradutor.

Não quero que me entendam mal, inglês é muito importante. Só acho que em determinados momentos temos que priorizar uma ou outra coisa, mas isto vai de cada um.

Flw

S

p5f8, valeu pelo artigo!

LPJava

bombbr:
LPJava:

Não li seu tópico inteiro (muito grande), mas vai minha opinião… estude inglês pensando a longo prazo, ninguém aprende uma outra língua (com raras exceções) em 1 ano, muito menos meses. Quando digo aprender quero dizer falar, escrever e ler com fluência.
Estude o inglês de forma contínua primeiro com cursos ou aulas particulares depois sozinho e com aulas de conversação e em paralelo estude tecnologias que você tem interesse.

Na hora de concorrer a uma vaga de tecnologia o que vai pesar mais é se vc conhece a tecnologia em questão. Para uma vaga de programador JEE, de que adianta o cara ser fluente em inglês e não conhecer Servlets / JSP / Hibernate / EJB, afinal a vaga é de programador e não de tradutor.

Não quero que me entendam mal, inglês é muito importante. Só acho que em determinados momentos temos que priorizar uma ou outra coisa, mas isto vai de cada um.

Flw

Opa, é isso ai… cara… to pensando dessa forma… nao que eu ache que fizer em 1 ano estou expert… mais tenho uma boa base do ingles e nao mais tipo “leigo” mais em paralelamente estarei estudando a tecnologia java normalmente, so que eu fiquei naquela… foco em certificacao ou estudo o ingles PP, pois o ingles PP vai me consumir tempo/dedicacao… entao assim vou estudar todos os dias em casa umas 2h por dia… e cada dia uma modalidade… alem da 5h por semana q vou ter por PP entao achei assim se eu escolher ingles nao posso querer estudar para tirar a certificacao… pq essa aqui vai envolver dedicacao tb… tempo para estudo, simulados… e tb tem a faculdade.
Mas gostei das opnioes mesmo… e vou optar pela modalidade PP, e a ideia maior de eu adotar é de ter a possibilidade o contato mais com a lingua de estar exercitando todos os dias… mais nao com a ideia de ser fluente ao termino pq fiz PP.

flw!!

Criado 11 de dezembro de 2007
Ultima resposta 12 de dez. de 2007
Respostas 18
Participantes 15