Ingressar em Sistemas de Informação?

14 respostas
jeansca

Olá, meu nome é Jean e tenho 17 anos, e esse ano termino o 3º ano do ensino médio. Prestei vestibular em ciência da computação , pois tenho grande interesse na área de programação principalmente para games. SÓ QUE NÃO PASSEI NO VESTIBULAR!
Minha renda familiar não consegue manter uma boa faculdade fora da minha cidade, ainda está longe, onde moro tem uma faculdade diga se de passagem intermediaria no progresso de ensinamento.

A duvida é a seguinte, aqui só tem curso de Sistemas de Informação, deveria entrar nesse curso mesmo ? ou esperar ano que vem para tentar vestibular denovo e se passar cursar somente em 2013.

Obrigado.

14 Respostas

leoramos

O que EU faria: avalia as grades das duas faculdades. Se houver equivalência em algumas, faz aí mesmo e tenta vestibular de novo, e depois valida.
Ou, caso você tenha ido muito mal no vestibular, faz cursinho e te dedica forte pra passar no próximo.
Abraço!

Frantic_Avenger

Cara aproveite esse ano para estudar muito e passar para uma pública (mas lembre-se que não é uma faculdade que faz um profissional). Consiga um grupo dedicado para estudar e trocar experiencias de estudo (diferentes pontos de vista passam uma visão mais ampla de um assunto), um ano de dedicação para alcançar um objetivo de vida vale a pena.
Boa sorte e analise outras hipóteses de curso possa ser que você se interesse, não querendo te desanimar só ajudar.

Mstanguine

Se sua vontade é programar jogos, acho que o melhor seria Ciências da Computação, para não dizer Engenharia Física, ou algum curso que tenha como foco Álgebra Linear e afins.
Isso de fazer qualquer curso de programação, pra depois querer se especificar é meio que empurrar com a barriga, já que vc é novo, já começa pelo caminho certo.
A faculdade não vai ter ensinar tudo, isso depende de você também, claro.
Eu penso assim.

Sobre Sistemas de Informação, é o curso que faço, vai ter noções de programação, lógica e etc.
Mas para games precisa de uma coisa mais complexa.

tguerra

Oi, jeansca.

Eu curso Ciência da Computação e estou no 6º semestre. Eu apostaria em Ciência da Computação devido ao que tu mesmo disse:

Sistemas de Informação aborda de maneira mais superficial a área de programação e quase que nada de programação voltada a games. É um curso mais gerencial, entende? Em Sistemas de Informação tu tens várias disciplinas sobre gerência de projetos, administração, algumas disciplinasde programação e algumas disciplinas de fundamentação teórica e matemática.

Ciência da Computação é um curso mais completo que Sistemas de Informação, porque além de abranger Computação Gráfica, Inteligência Artificial, entre outras, aborda também algumas disciplinas envolvendo hardware e várias disciplinas que vão afundo em fundamentação teórica. E sem esquecer, que Ciência da Computação foca muito na teoria matemática também…

Porém, tudo é caso de pesquisa, né… Compare as grades, como o leoramos citou e se for o caso de Ciência da Computação, o vestibular é o mais fácil que tu vais enfrentar, meu amigo, depois que tu começares a cursar, vai entender… Haha 8)

Frantic_Avenger

tguerra:
Oi, jeansca.

Eu curso Ciência da Computação e estou no 6º semestre. Eu apostaria em Ciência da Computação devido ao que tu mesmo disse:

Sistemas de Informação aborda de maneira mais superficial a área de programação e quase que nada de programação voltada a games. É um curso mais gerencial, entende? Em Sistemas de Informação tu tens várias disciplinas sobre gerência de projetos, administração, algumas disciplinasde programação e algumas disciplinas de fundamentação teórica e matemática.

Ciência da Computação é um curso mais completo que Sistemas de Informação, porque além de abranger Computação Gráfica, Inteligência Artificial, entre outras, aborda também algumas disciplinas envolvendo hardware e várias disciplinas que vão afundo em fundamentação teórica. E sem esquecer, que Ciência da Computação foca muito na teoria matemática também…

Porém, tudo é caso de pesquisa, né… Compare as grades, como o leoramos citou e se for o caso de Ciência da Computação, o vestibular é o mais fácil que tu vais enfrentar, meu amigo, depois que tu começares a cursar, vai entender… Haha 8)

Também curso Cie. Computação e é isso mesmo, as vezes cheguei a pensar porque tanta matemática e física :smiley: porém na hora da escolha das eletivas estou pegando coisas como Gestão de TI, Engenharia de Requisitos, Empreendedorismo em TI,… o que acaba te guiando por um caminho a ser seguido profissionalmente.

tguerra

Frantic Avenger:
tguerra:
Oi, jeansca.

Também curso Cie. Computação e é isso mesmo, as vezes cheguei a pensar porque tanta matemática e física :smiley: porém na hora da escolha das eletivas estou pegando coisas como Gestão de TI, Engenharia de Requisitos, Empreendedorismo em TI,… o que acaba te guiando por um caminho a ser seguido profissionalmente.

Frantic Avenger, concordo totalmente contigo. Eu estou complementando o curso com algumas cadeiras de Sistemas de Informação pra justamente pegar esse lado “empreendedor” que não existe muito no nosso curso.

jeansca

comentário de todos, Obrigado.

Bom vou organizar bastante minhas idéias, sobre meu futuro. É difícil pensar já que tenho que preparar minha vida daqui em diante.
Vivo lendo histórias de programadores e suas conquistas, apostilas meio por cima, gosto aquelas que citam lógica de programação, andei também lendo a FJ-11 da Caelum, gostei bastante da Linguagem C++, eu me considero bastante curioso. Pesquiso bastante através do google xD, mas somente coisas que me interessam mesmo (programação).
Considero também que minha história está apenas começando. Quero muito trabalhar com aquilo que gosto, deixando minha rotina prazerosa.

Agradeço novamente, não queria muito cursar SI, pois as matérias que estão presentes no curso, não me interessarão muito, por mais difícil que CC seja eu quero tentar. Ainda tenho dúvidas se serei capaz de concluir um curso desse nível, mas quero tentar.

tguerra

jeansca:

Bom vou organizar bastante minhas idéias, sobre meu futuro. É difícil pensar já que tenho que preparar minha vida daqui em diante.
Vivo lendo histórias de programadores e suas conquistas, apostilas meio por cima, gosto aquelas que citam lógica de programação, andei também lendo a FJ-11 da Caelum, gostei bastante da Linguagem C++, eu me considero bastante curioso. Pesquiso bastante através do google xD, mas somente coisas que me interessam mesmo (programação).
Considero também que minha história está apenas começando. Quero muito trabalhar com aquilo que gosto, deixando minha rotina prazerosa.

Agradeço novamente, não queria muito cursar SI, pois as matérias que estão presentes no curso, não me interessarão muito, por mais difícil que CC seja eu quero tentar. Ainda tenho dúvidas se serei capaz de concluir um curso desse nível, mas quero tentar.

jeansca, se tu tens realmente esse interesse por programação e vontade de estudar, consegues concluir o curso sim. Basta estudar :smiley: Boa sorte!

fracassado

Nem entre no mercado, você e mais milhares que escolhem informática só contribuem para a diminuição dos salários e formam todo esse incontável contingente de mão de obra barata. Hoje em dia, até pedreiro ganha mais que gente de TI, dentro de 10 anos, até lixeiro vai ganhar mais…

Mais gente para competir no mercado de trabalho.

Tenho dó do futuro. Haja vaga para tanta gente. Resultado óbvio desse equilíbrio frágil: desemprego, fome e miséria para o futuro da massa da humanidade.

jeansca

tguerra:
jeansca:

jeansca, se tu tens realmente esse interesse por programação e vontade de estudar, consegues concluir o curso sim. Basta estudar :smiley: Boa sorte!

Realmente interesse é grande. Vou me esforçar pois nada é fácil, e se fosse seria sem graça :wink: Obrigado

Hebert_Coelho

fracassado:
Nem entre no mercado, você e mais milhares que escolhem informática só contribuem para a diminuição dos salários e formam todo esse incontável contingente de mão de obra barata. Hoje em dia, até pedreiro ganha mais que gente de TI, dentro de 10 anos, até lixeiro vai ganhar mais…

Mais gente para competir no mercado de trabalho.

Tenho dó do futuro. Haja vaga para tanta gente. Resultado óbvio desse equilíbrio frágil: desemprego, fome e miséria para o futuro da massa da humanidade.

Cara, se tu quer ser assim, e pensar assim. Guarde teus pensamentos para vc. Se vc passa por isso tudo, problema é seu.

Um pessoa que conheço acabou negar uma vaga que paga mais de 6 mil pois recebeu uma melhor. Se vc quer continuar nessa vida de fracassado, fique a vontade, mas não jogue idéia errada nos outros.

Desculpe gente… vou colocar abaixo minha resposta para o tópico.

Hebert_Coelho

Cara, o importante é seguir seu sonho.

Eu fiz o finado Tecnologia da Informação em uma faculdade mega desconhecida.

Hoje fiz pós em uma mais ou menos e agora pretendo fazer mestrado em uma grande.

Mas tirei certificação e fui adquirindo experiência.

Você poderia ingressa e depois migrar de curso por exemplo. O importante é não ficar parado. =D

jeansca

jakefrog:
Cara, o importante é seguir seu sonho.

Eu fiz o finado Tecnologia da Informação em uma faculdade mega desconhecida.

Hoje fiz pós em uma mais ou menos e agora pretendo fazer mestrado em uma grande.

Mas tirei certificação e fui adquirindo experiência.

Você poderia ingressa e depois migrar de curso por exemplo. O importante é não ficar parado. =D

Quando diz " O importante é não ficar parado", é estar em um meio acadêmico na área, ou estudar por conta própria como autodidata é valido. Claro que seria mais difícil.

Aqui na cidade ao lado existe a ETEC curso de Informática porém não sei a grade, é de graça só precisa pagar a passagem para ir todo dia cerca de 60 km de distância, seria interessante também verificar este curso?

obrigado

Hebert_Coelho

Se é de graça oq tu ta esperando rapaz? Cai dentro! =D

Aí, caso vc não goste vc tenta uma federal quando abrir vestiba! ^^

Criado 8 de novembro de 2011
Ultima resposta 8 de nov. de 2011
Respostas 14
Participantes 7