Bom dia amigos desenvolvedores, sou novo no fórum, meu nome é Thiago tenho 17 anos e trabalho com PHP a 1 ano . Sou desenvolvedor na Stefanini IT Solutions , estou entrando no mundo de java agora , aprendi orientação a objetos ( tendo a mesma base do php ) , sei a lógica de programação em java ( if , while , dowhile , for ) e aprendi swing a algumas semanas . Queria ajuda pra saber qual o próximo ponto para eu aprender e/ou se ainda compensa aprender java desktop hoje em dia . Obrigado e bom dia
Iniciação a JAVA
17 Respostas
na verdade nunca compensou java desktop, ainda mais na stefanini que usa java web.
aprenda java web, e pegue firme em jsf q eh a nova onda dos cafés. xD
[]´s
Opa , valew . Tem alguma dica pra mim por onde começar em java web e tal ? alguma apostila ou algo do tipo ?
Bom dia mauricioadl.
Em 1º lugar gostaria de deixar claro que é apenas a minha opinião.
Bom trabalho com Java há 4 anos, e notei que 90% das vagas de Java são para WEB.
Aprendizado nunca é d+…
Pode ter certeza que o que aprender com j2se será válido, Pois o que muda mesmo é a View…
Mas regra de negócios, tratamento de campos, design patterns etc…, São muito similares.
Abraços…
A http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java tem uma apostila de Java com JSF 2, deve ser interessante pra você.
Eu particularmente gosto de mexer com VRaptor e ter mais liberdade na hora de criar as JSPs, nesse caso recomento a apostila FJ28 da caelum http://www.caelum.com.br/apostilas/.
Olá Thiago, bom dia!!..essa ficou fácil de responder… 
seguem abaixo links de apostilas grátis de Java. As da Caelum são muito bem recomendadas. As outras, confesso que ainda não as li, mas estão na fila já!!!..estou precisando muito aprender frameworks!!!..qualquer coisa é só gritar!!
Bom, segue algums caminhos e apostilas para iniciar no JSF.
http://www.algaworks.com/treinamentos/apostilas
http://www.caelum.com.br/curso/fj-21-java-web/
Boa sorte
Mas com esse pouco que sei de j2se , logica + oo + swing da pra aprender jsp/jsf já ?
Bom, se você começar devagar e do básico, sim.
Mas primeiro aprensa JSP + Servlet, JSF é um pouco mais avançado.
Também é muito usado o framework de persistência Hibernate no JSF, então já estude esse também.
Boa sorte
Muito obrigado pela ajuda de todos . Vou começar urgente , cheguei no meu limite de php , não suporto mais $$$ . kkkk to brincando
Estudar java Se é muito importante somente salientando que essa plataforma não é composta apenas de Swing, mas de Collection, Generic etc.
Então uma boa sequência seria estudar primeiro java Se e em seguida estudar java EE.
Estudar java Se é muito importante somente salientando que essa plataforma não é composta apenas de Swing, mas de Collection, Generic etc.
Então uma boa sequência seria estudar primeiro java Se e em seguida estudar java EE.
Olá amigo , o que você me indica como próximo passo agora que sei swing ?
Olá amigo , o que você me indica como próximo passo agora que sei swing ?
Praticar bastante…
Realmente, a melhor maneira de aprender é praticar bastante.
Quando falo estudar o java SE me refiro a você estudar as Coleções em java como List, ArrayList, Map, Set etc.
Estudar Generics, interfaces anotações etc. até mesmo um pouco de Swing 
Uma boa maneira de fazer isso é como o colega falou ir praticando.
Bom dia mauricioadl.
Em 1º lugar gostaria de deixar claro que é apenas a minha opinião.
Bom trabalho com Java há 4 anos, e notei que 90% das vagas de Java são para WEB.
Aprendizado nunca é d+…
Pode ter certeza que o que aprender com j2se será válido, Pois o que muda mesmo é a View…
Mas regra de negócios, tratamento de campos, design patterns etc…, São muito similares.
Abraços…
falo isso por experiencia propria, sou programador JSE, infelizmente nao trabalho com java web 
qndo disse sobre aprender jse me referia a swing, nao a java puro. me expressei errado.
retificando:
aprenda java puro. classes, objetos, arrays, etc
depois va pra web de preferencia jsf.
[]´s
Aprenda primeiro todos os conceitos de OO depois passe para JAVA SE se possível leia USE A CABEÇA JAVA que vai te ajudar depois disso se você quiser ir para JAVA WEB a coisa complica pois você terá que aprender um pouco de cada coisa antes de usar qualquer framework tipo: JSP, Servlets, JDBC e depois frameworks JSF com Hibernate e assim por diante. Vou te falar não é fácil mas é recompensador.
Vlw.
Com certeza Java SE é muito importante afinal é onde está o coração.
Entao você vai se deparar com muitas coisa…Assumindo que você já manja de OO(outro ponto importante)
Collections, Generics, Exceptions, Wrappers, Threads entre varias outras…
O mercado web é realmente onde mais se tem trabalho em JAVA
Tente conciliar aprender o desenvolvimento web…jsp e servlet, conciliando o uso de SE assim vc consegue aprender o SE sem ser uma coisa muito massante. depois passe para frameworks JSF, Hibernate.
Material para estudo tem muito neste link : www.google.com.br