Iniciação Científica

Boa tarde pessoas! Sou estudante universitário no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos(Ciência da Computação) e gostaria de fazer uma iniciação científica e gostaria de escrever o meu próprio projeto, mas não sei ainda sobre o quê ou com o quê… Por enquanto não tem um algo que eu considere mais ou menos e gostaria de poder contar com a opinião de vocês que já possuem experiência na área, pode ser qualquer coisa, estou mesmo é atrás de uma ideia ou um norte… Muito obrigado desde já e me desculpem alguma coisa.

Guilherme

Existe algum sistema para gerenciar a biblioteca de sua faculdade? Acho essa uma boa ideia.

Já procurou saber das linhas de pesquisa existentes na sua universidade? Você poderia participar das pesquisas e adicionar algo.

[quote=guijocargo]Boa tarde pessoas! Sou estudante universitário no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos(Ciência da Computação) e gostaria de fazer uma iniciação científica e gostaria de escrever o meu próprio projeto, mas não sei ainda sobre o quê ou com o quê… Por enquanto não tem um algo que eu considere mais ou menos e gostaria de poder contar com a opinião de vocês que já possuem experiência na área, pode ser qualquer coisa, estou mesmo é atrás de uma ideia ou um norte… Muito obrigado desde já e me desculpem alguma coisa.

Guilherme[/quote]
Geralmente as universidades disponibilizam algumas bolsas do PIBIC, para iniciação cientifica, ja com um tema pronto (só pesquisar), tente procurar pelos responsáveis de seu curso.

Normalmente você precisa entrar com um tema de pesquisa. Por exemplo “Otimizações de algoritmos de busca” ou “Restauração de imagens digitais”.

Esse último foi o meu projeto de pesquisa no ano de 2005 na 13a siicusp(Simpósio internacional de iniciação científica da usp aí em são carlos).
Foi um dos melhores artigos que escrevi. Vale muito a pena.

Lembre-se que um projeto de pesquisa não é escrever um programa e sim encontrar uma maneira de resolver um problema ou a confirmação de uma teoria.
Então a partir daí você pode escrever uma ferramenta para demostrar a sua tese.

[quote=guijocargo]Boa tarde pessoas! Sou estudante universitário no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos(Ciência da Computação) e gostaria de fazer uma iniciação científica e gostaria de escrever o meu próprio projeto, mas não sei ainda sobre o quê ou com o quê… Por enquanto não tem um algo que eu considere mais ou menos e gostaria de poder contar com a opinião de vocês que já possuem experiência na área, pode ser qualquer coisa, estou mesmo é atrás de uma ideia ou um norte… Muito obrigado desde já e me desculpem alguma coisa.

Guilherme[/quote]

Guilherme, antes de mais nada penso que deve pensar ao menos qual área é de seu interesse. Redes, Desenvolvimento de Software, Animação, Jogos…?
Atirar para todos os lados não é uma ideia bacana e tu pode se envolver em um projeto que, ao invés de trazer um benefício, pode ser o contrário, pode se sentir desmotivado e etc, sem falar no tempo que trabalhou em algo que sequer tinha interesse.

Como disseram, veja as linhas de pesquisa oferecidas pela sua universidade e se alguma lhe traz interesse.
Onde eu curso, tem várias linhas e a que estou fazendo o TCC diz respeito a redes (mas envolve desenvolvimento).

Procure por isso e medite sobre algo que é de seu interesse, alguma coisa tem que ser, senão, acho que nem no curso certo tu está…

Procure pelo currículo Lattes dos seus professores. Se encontrar temas que te interessem, vai bater um papo com ele.

Você não faz a iniciação científica sozinho. O primeiro passo é achar um professor orientador. É com ele que você deve conversar sobre o assunto pois, se brincar, ele já sabe exatamente o que quer que você faça.

Legal. Eu também penso em fazer iniciação científica. Vou conversar com meus professores e minha coordenadora.

Mas o aluno pode propor um projeto próprio não é mesmo? Só que fica um processo mais burocrático, além da espera de aprovação pela reitoria. A vantagem de pegar uma bolsa de iniciação já preparada é que boa parte desse processo já foi resolvido. É só chegar e programar xD

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas e me desculpem a demora…

Então, já corri atrás e tal, pegar bolsa eu acho um pouco complicado porquê já estou com uma DP (Física para Computação e Cálculo 1 que não consegui passar por pouco e tive que fazer de novo) mas sem atraso no curso… Só que estou achando que talvez pegue pelo menos mais uma de novo :S

O mais viável acredito que seja uma IC sem bolsa, queria saber a opinião de vocês sobre assunto e tal porquê acho que tem coisas que estão me escapando e não estou percebendo. Ainda não estou por optar em um campo específico ainda porque tenho um pouco de receio em acabar me focando só nisso durante o curso e esquecer um pouco do resto (foi o que aconteceu no meu ens. médio, programar era mais interessante do que as aulas 'haha).

Ideias vão e vem, e por isso fico um pouco perdido… já pensei algo com big data ou datamining, mas queria um tema que fosse bacana e interessante que pudesse me abrir mais portas futuramente…

Obrigado mais uma vez gente :slight_smile:

guijocargo

Na instituição que estudo existem dois tipos de bolsas de iniciação cientifica: bolsas institucionais e bolsas com fomento do CNPQ. As bolsas institucionais não dão auxílio financeiro ao aluno, embora permitam que você tenha algum vinculo empregatício durante o período de vigência da bolsa. São as menos cotadas e mais fáceis de se conseguir, podendo até mesmo alunos com DP participar.

Já as bolsas com fomento do CNPQ são mais concorridas, além de darem mais “moral” para a instituição. Nesse tipo de bolsa, o aluno recebe um auxílio de cerca de R$400, 00, embora seja expressamente proibido ter algum tipo de vínculo empregatício. Os alunos que fazem esse tipo de bolsa ainda tem a chance de apesentar seus trabalhos em congressos e feiras fora da instituição. São as mais difíceis de se conseguir.

Se apenas está em busca de alguma oportunidade onde possa produzir algo, seja a ideia já pronta de algum professor ou a sua mesmo, busque uma IC institucional, caso na sua faculdade exista essa distinção.

[quote=guijocargo]Em primeiro lugar obrigado pelas respostas e me desculpem a demora…

Então, já corri atrás e tal, pegar bolsa eu acho um pouco complicado porquê já estou com uma DP (Física para Computação e Cálculo 1 que não consegui passar por pouco e tive que fazer de novo) mas sem atraso no curso… Só que estou achando que talvez pegue pelo menos mais uma de novo :S

O mais viável acredito que seja uma IC sem bolsa, queria saber a opinião de vocês sobre assunto e tal porquê acho que tem coisas que estão me escapando e não estou percebendo. Ainda não estou por optar em um campo específico ainda porque tenho um pouco de receio em acabar me focando só nisso durante o curso e esquecer um pouco do resto (foi o que aconteceu no meu ens. médio, programar era mais interessante do que as aulas 'haha).

Ideias vão e vem, e por isso fico um pouco perdido… já pensei algo com big data ou datamining, mas queria um tema que fosse bacana e interessante que pudesse me abrir mais portas futuramente…

Obrigado mais uma vez gente :)[/quote]

Realmente, DP costuma complicar a obtenção de uma bolsa. Porém, você pode perfeitamente exercer uma IC sem bolsa. Nesse caso, a burocracia é bem menos. Na prática, é conversar com o orientador e começar. Apenas tome o cuidade de registrar no currículo Lattes.

Sobre sua indecisão em qual área seguir, fica a dica do meu ex-orientador:

“Isso só tem um jeito de resolver: aquilo que você sabe que não gosta, descarta. Do que sobrou, você tenta.”