Iniciação Científica

12 respostas
guijocargo

Boa tarde pessoas! Sou estudante universitário no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos(Ciência da Computação) e gostaria de fazer uma iniciação científica e gostaria de escrever o meu próprio projeto, mas não sei ainda sobre o quê ou com o quê… Por enquanto não tem um algo que eu considere mais ou menos e gostaria de poder contar com a opinião de vocês que já possuem experiência na área, pode ser qualquer coisa, estou mesmo é atrás de uma ideia ou um norte… Muito obrigado desde já e me desculpem alguma coisa.

Guilherme

12 Respostas

Julio_Murta

Existe algum sistema para gerenciar a biblioteca de sua faculdade? Acho essa uma boa ideia.

Marcelo_de_Andrade

Já procurou saber das linhas de pesquisa existentes na sua universidade? Você poderia participar das pesquisas e adicionar algo.

M

guijocargo:
Boa tarde pessoas! Sou estudante universitário no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos(Ciência da Computação) e gostaria de fazer uma iniciação científica e gostaria de escrever o meu próprio projeto, mas não sei ainda sobre o quê ou com o quê… Por enquanto não tem um algo que eu considere mais ou menos e gostaria de poder contar com a opinião de vocês que já possuem experiência na área, pode ser qualquer coisa, estou mesmo é atrás de uma ideia ou um norte… Muito obrigado desde já e me desculpem alguma coisa.

Guilherme

Geralmente as universidades disponibilizam algumas bolsas do PIBIC, para iniciação cientifica, ja com um tema pronto (só pesquisar), tente procurar pelos responsáveis de seu curso.

J

Normalmente você precisa entrar com um tema de pesquisa. Por exemplo “Otimizações de algoritmos de busca” ou “Restauração de imagens digitais”.

Esse último foi o meu projeto de pesquisa no ano de 2005 na 13a siicusp(Simpósio internacional de iniciação científica da usp aí em são carlos).
Foi um dos melhores artigos que escrevi. Vale muito a pena.

Lembre-se que um projeto de pesquisa não é escrever um programa e sim encontrar uma maneira de resolver um problema ou a confirmação de uma teoria.
Então a partir daí você pode escrever uma ferramenta para demostrar a sua tese.

nel

guijocargo:

Guilherme

Guilherme, antes de mais nada penso que deve pensar ao menos qual área é de seu interesse. Redes, Desenvolvimento de Software, Animação, Jogos…?
Atirar para todos os lados não é uma ideia bacana e tu pode se envolver em um projeto que, ao invés de trazer um benefício, pode ser o contrário, pode se sentir desmotivado e etc, sem falar no tempo que trabalhou em algo que sequer tinha interesse.

Como disseram, veja as linhas de pesquisa oferecidas pela sua universidade e se alguma lhe traz interesse.
Onde eu curso, tem várias linhas e a que estou fazendo o TCC diz respeito a redes (mas envolve desenvolvimento).

Procure por isso e medite sobre algo que é de seu interesse, alguma coisa tem que ser, senão, acho que nem no curso certo tu está…

regis_hideki

Procure pelo currículo Lattes dos seus professores. Se encontrar temas que te interessem, vai bater um papo com ele.

ViniGodoy

Você não faz a iniciação científica sozinho. O primeiro passo é achar um professor orientador. É com ele que você deve conversar sobre o assunto pois, se brincar, ele já sabe exatamente o que quer que você faça.

Erick_Ribeiro

Legal. Eu também penso em fazer iniciação científica. Vou conversar com meus professores e minha coordenadora.

Julio_Murta

Mas o aluno pode propor um projeto próprio não é mesmo? Só que fica um processo mais burocrático, além da espera de aprovação pela reitoria. A vantagem de pegar uma bolsa de iniciação já preparada é que boa parte desse processo já foi resolvido. É só chegar e programar xD

guijocargo

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas e me desculpem a demora…

Então, já corri atrás e tal, pegar bolsa eu acho um pouco complicado porquê já estou com uma DP (Física para Computação e Cálculo 1 que não consegui passar por pouco e tive que fazer de novo) mas sem atraso no curso… Só que estou achando que talvez pegue pelo menos mais uma de novo :S

O mais viável acredito que seja uma IC sem bolsa, queria saber a opinião de vocês sobre assunto e tal porquê acho que tem coisas que estão me escapando e não estou percebendo. Ainda não estou por optar em um campo específico ainda porque tenho um pouco de receio em acabar me focando só nisso durante o curso e esquecer um pouco do resto (foi o que aconteceu no meu ens. médio, programar era mais interessante do que as aulas 'haha).

Ideias vão e vem, e por isso fico um pouco perdido… já pensei algo com big data ou datamining, mas queria um tema que fosse bacana e interessante que pudesse me abrir mais portas futuramente…

Obrigado mais uma vez gente :slight_smile:

Julio_Murta

guijocargo

Na instituição que estudo existem dois tipos de bolsas de iniciação cientifica: bolsas institucionais e bolsas com fomento do CNPQ. As bolsas institucionais não dão auxílio financeiro ao aluno, embora permitam que você tenha algum vinculo empregatício durante o período de vigência da bolsa. São as menos cotadas e mais fáceis de se conseguir, podendo até mesmo alunos com DP participar.

Já as bolsas com fomento do CNPQ são mais concorridas, além de darem mais “moral” para a instituição. Nesse tipo de bolsa, o aluno recebe um auxílio de cerca de R$400, 00, embora seja expressamente proibido ter algum tipo de vínculo empregatício. Os alunos que fazem esse tipo de bolsa ainda tem a chance de apesentar seus trabalhos em congressos e feiras fora da instituição. São as mais difíceis de se conseguir.

Se apenas está em busca de alguma oportunidade onde possa produzir algo, seja a ideia já pronta de algum professor ou a sua mesmo, busque uma IC institucional, caso na sua faculdade exista essa distinção.

rmendes08

guijocargo:
Em primeiro lugar obrigado pelas respostas e me desculpem a demora…

Então, já corri atrás e tal, pegar bolsa eu acho um pouco complicado porquê já estou com uma DP (Física para Computação e Cálculo 1 que não consegui passar por pouco e tive que fazer de novo) mas sem atraso no curso… Só que estou achando que talvez pegue pelo menos mais uma de novo :S

O mais viável acredito que seja uma IC sem bolsa, queria saber a opinião de vocês sobre assunto e tal porquê acho que tem coisas que estão me escapando e não estou percebendo. Ainda não estou por optar em um campo específico ainda porque tenho um pouco de receio em acabar me focando só nisso durante o curso e esquecer um pouco do resto (foi o que aconteceu no meu ens. médio, programar era mais interessante do que as aulas 'haha).

Ideias vão e vem, e por isso fico um pouco perdido… já pensei algo com big data ou datamining, mas queria um tema que fosse bacana e interessante que pudesse me abrir mais portas futuramente…

Obrigado mais uma vez gente :)

Realmente, DP costuma complicar a obtenção de uma bolsa. Porém, você pode perfeitamente exercer uma IC sem bolsa. Nesse caso, a burocracia é bem menos. Na prática, é conversar com o orientador e começar. Apenas tome o cuidade de registrar no currículo Lattes.

Sobre sua indecisão em qual área seguir, fica a dica do meu ex-orientador:

“Isso só tem um jeito de resolver: aquilo que você sabe que não gosta, descarta. Do que sobrou, você tenta.”

Criado 24 de outubro de 2013
Ultima resposta 31 de out. de 2013
Respostas 12
Participantes 10