Iniciação JAVA - JAVA ME

Bom dia amigos,

Meu nome é Thiago, estou entrando agora no mundo de programação, devido em parte ao SO ANDROID.
Fiquei interessado em criar aplicativos e jogos para o Robo verde.

Como sou um noob em termos de programação estou com algumas duvidas :

1º ) Aprender JAVA? Seria interessante aprender alguma linguagem de programação antes ou a linguagem é “auto-sustentavel” (ou seja é possivel aprender do zero só JAVA) ?

2º ) Existe alguma diferença entre JAVA SE/EE/ME ? Pretendo desenvolver jogos para android e alguns aplicativos.

E se possivel alguma indicação de livros em portugues.

Obrigado.

Antes de mais nada você deve aprender Lógica de Programação.

Depois disso você deve aprender alguma linguagem.
Normalmente para se aprender logica se aprende também um pouco de alguma linguagem.

Nesse caso te indico a procurar na internet alguma apostila de lógica de programação
utilizando a linguagem java.

Depois que você aprender bem isso, só depois, você pode ir e pegar alguma apostila de android
e aprender.

Sendo realista, você não conseguirá criar aplicativos android rapidamente, porque você não
tem conhecimento nenhum sobre lógica e nem sabe java.

Mas você terá que estudar bastante para poder criar aplicativos bons, não somente
Hello worlds.

johnny quest,

Valeu pela ajuda, vou procurar apostilas sobre logica de programação.
Sei que não vai ser facil. Mas com determinação agente chega lá.

È o seguinte, faço modelagem e animações no 3ds max. E gostaria de começar a aprender a criar jogos.
Porem, não tenho base nenhuma. Fazia uns “hellos world” no Vbasic há uns 6 anos e nunca levei a frente.

Gostaria de saber se é possivel aprender java, sem saber nenhuma outra linguagem antes.
E tem alguma indicação de livro para começar a aprender java.

Você tem que aprender Orientação à Objetos e Java SE, que é o Java digamos padrão e o mais próximo do Java utilizado no SDK pra desenvolvimento em Android.

Java ME não é pra Android e Java EE é apenas para aplicações web que vão rodam num servidor, ter páginas e etc.

[]s

vc precisa de livros que ensinem algoritmos(no caso a lógica de programação) focados em java
em exemplo:
http://www.submarino.com.br/produto/1/176090/estrutura+de+dados+e+algoritmos+em+java

Uma boa apostila de Java SE é a FJ-11, disponivel gratuitamente no site da Caelum.

E é possivel aprender Java do zero sim, mas vai precisar de esforço e tempo.