Iniciação na POO/Java

8 respostas
jc_oz

Galera, como alguns já devem ter percebido, sou newbie total em POO e Java, mas não em desenvolvimento de sistemas, sou analista programador e já trabalho com isso a uns 8 anos, atualmente com VB :oops: .

Minha dúvida é simples, acredito eu. Já dei uma boa estudade em POO, sei dos conceitos e características (herança, polimorfismo, encapsulamento, etc…). O que gostaria de saber é se, a partir desse momento, parto para a linguagem Java de cabeça ou existe mais alguma fase intermediária no meio do caminho. :?: :?: :?:

Digo isso porque são muitos os termos usados, pelo menos nos posts aqui no GUJ, persistência, OJB, HIBERNATE, PREVAYLER e uma infinidade de siglas, uma verdadeira sopa de letras. E, confesso, acabo ficando totalmente batido em algumas discussões. :cry:

Bem, essa é minha dúvida, espero que entendam e principalmente que possam me ajudar :smiley:

É isso aí e valeu!!!

8 Respostas

cv1

Duas leituras, entao:

http://guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListArticle&MAMUTE_TEMPLATE=ShowArticle&LIST_ARTICLE=single&ArticleId=5&PAGE=1

http://guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListArticle&MAMUTE_TEMPLATE=ShowArticle&LIST_ARTICLE=single&ArticleId=7&PAGE=1

r_linux

é… não confunda tb… as tecnologias que estão em volta do Java com POO… :lol:

Jair_Rillo_Junior

depois que fizer as leituras que o cv passou, pode começar a por a mão na massa :lol:

mas tem muitas coisas que com o tempo você vai aprendendo e entendendo o que são, como por exemplo hibernate, eu fui descobrir que existia camada de persistência, só depois que o Daniel postou um artigo aqui no GUJ.
Com o tempo você vai conhecendo, estudando, e vendo como o Java é cheio de tecnologias, e isso que é apaixonante na linguagem (pelo menos no meu caso)

Como diria o Oziel, bons estudos :wink:

jc_oz

“cv”:
Duas leituras, entao:

http://guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListArticle&MAMUTE_TEMPLATE=ShowArticle&LIST_ARTICLE=single&ArticleId=5&PAGE=1

http://guj.com.br/servlet/guj?PARSE=true&MAMUTE_ACTION=br.com.guj.action.ListArticle&MAMUTE_TEMPLATE=ShowArticle&LIST_ARTICLE=single&ArticleId=7&PAGE=1

Com relação a esses conceitos e siglas, tranquilo, pelo pouco que já vi de Java, já os conhecia. :wink:

Minha dúvida é, se existe mais algum pre-requisito pra iniciar na programação em Java.
Por exemplo, acredito que conhecer POO seja pré-requisito para programar em Java, correto :?: Senão, vou começar a fazer programação procedural em Java :? o que não acho que seja a idéia da linguagem.
Não sei se fui claro, mas conseguiu captar a minha dúvida :?: :?: :smiley:

Ops, aí tranquilo, como disse acima, acho que POO é pré-requisito pra Java… :wink:

“ManchesteR”:
depois que fizer as leituras que o cv passou, pode começar a por a mão na massa

mas tem muitas coisas que com o tempo você vai aprendendo e entendendo o que são, como por exemplo hibernate, eu fui descobrir que existia camada de persistência, só depois que o Daniel postou um artigo aqui no GUJ.
Com o tempo você vai conhecendo, estudando, e vendo como o Java é cheio de tecnologias, e isso que é apaixonante na linguagem (pelo menos no meu caso)

Como diria o Oziel, bons estudos

É, então, se for assim, posso começar a programar sem problemas, quero dizer, não existe mais nenhum pré-requisito para desenvolver bons programas em Java, certo :?: :?:

E, mais uma vez, valew pela ajuada galera!!! 8)

r_linux

Com certeza… se não tiver um pouco de teoria antes… vc vai fazer as coisas sem saber o pq :slight_smile:
Agora é só começar a programar :arrow:

Jair_Rillo_Junior

outra coisa que eu esqueci de mencionar.

estude bem TEORIA!!!

por exemplo, vamos supor que você comece a estudar Collection. Geralmente o pessoal da uma lida rapida pela teoria e já parte para os códigos. Em Java a Teoria é fundamental, pois nelas se escondem “segredos”, que em simples códigos não aparecem, e que no futuro, serão muito importante, principalmente quando se for utilizar o conceito de POO para reutilização de códigos.

jc_oz

Exatamente, fazer, por fazer, ou pq disseram que é assim, definitivamente não é minha intenção, gosto de saber o pq das coisas :smiley:

Então, vamu embora programar, e podem se preparar que sou chato pra caramba!!! :smiley: :smiley: :smiley: Brincadeira, mas, fiquem estressados comigo não quando aparecer alguma pergunta meio, digamos, :n00b: … :smiley: :smiley: :smiley:

Valew pela força!!!

jc_oz

“ManchesteR”:
outra coisa que eu esqueci de mencionar.

estude bem TEORIA!!!

Sim, sim, com certeza, fazer alguma coisa por fazer, sem ter explicação, não curto não :wink:

E, novamente, valew pelo help!!! :wink:

Criado 17 de novembro de 2003
Ultima resposta 17 de nov. de 2003
Respostas 8
Participantes 4