Inicializar linux com um aplicativo java

Ola pessoal
Há quase 1 ano atrás postei aqui uma dúvida sobre o que fazer para que, ao ligar a máquina, o camarada não tivesse acesso nenhum ao SO. Na época, tinha que fazer isso no Win98. Na época tbm me falaram que seria melhor usar linux, pois seria mais simples de configurar.
Pois bem, hoje precisam que esse sistema rode em linux. Alguém poderia me dizer como fazer isso em linux?
O sistema é igual a caixa eletronico de banco. O usuario não terá acesso a nenhum recurso do SO.

Valeu!

Rodrigo,

Basicamente você precisa configurar duas coisas:

:arrow: definir um usuário padrão para se logar automaticamente.

:arrow: uma vez definido um usuário (exemplo: java) você altera o profile dele (que é um arquivo que tem função semelhante ao AUTOEXEC.BAT)
colocando a chamada ao programa em Java.

cara, sem querer abusar muito, mas como faço para criar um novo usuario no linux?
Sou novato nesse SO :oops:

Logado como root:

adduser fulano

blz, consegui criar um novo usuario.
mas…onde está o arquivo de configuração do profile?

A dica do boaglio, de editar o profile do usuario, tem uma falha de seguranca - se o usuario der Ctrl-C antes da aplicacao Java iniciar, ele fica com acesso ao SO. Claro, tem maneiras de reverter isso mesmo usando um profile, mas o melhor jeito eh colocar a shell de login do usuario como a sua aplicacao.

Use o man /etc/passwd e leia a documentacao relacionada pra entender melhor como fazer isso - nao eh nenhum bicho de sete cabecas, mas a documentacao vai te explicar isso bem melhor que eu :slight_smile:

Rodrigo,

Qual linux vc está usando? Qual versão?

Edita o runlevels (acho que é esse o arquivo) para dar spawn no teu programa java em vez de uma ghetty.

estou usando o kurumin versão 3.2.3 (bem simples mesmo, já que a aplicação não deve permitir o acesso do usuário ao SO).

O seu programa em Java é Gráfico ou em Console?

Se for gráfico seria interessante utilizar outro ambiente gráfico,