Iniciando com JAVA

Boa noite,

estou tentado executar um comando muito simples no java mas está dando erro, alguém pode me ajudar?

instalei a versao 1.5 e já configurei as variaveis de ambiente, mas quando vou executar o comando java dá o seguinte erro:

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Welcome

Alguém pode me ajudar? Fiz assim: javac Welcome.java em seguida java Welcome o javac passou o java deu erro.

Minhas variaveis de ambiente:
PATH = C:\Arquivos de programas\java\jdk1.5.0_07\bin
JAVA_HOME = C:\Arquivos de programas\java
CLASSPATH = JAVA_HOME

executei o meu programa com o comanda java Welcome e está dando a seguinte mensagem de erro:

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Welcome

segue o codigo que compilei:

public class Welcome {
public static void main(String args[]) {
System.out.println(“Bem-vindo ao Java!”);
}
}

Olá
O erro está na configuração do seu classpath. Essa variável precisa apontar TAMBÉM para o diretório onde se encontra a classe que você quer executar, nesse caso o diretório atual, representado por um ponto.
Então, reconfigure sua variável CLASSPATH para .;JAVA_HOME
Dê uma lida nesse artigo.
Abraços

Eu tb aconselharia você a mudar o path de instalação do java.

Já tive diversos problemas pelo motivo da aplicação não enxergar o “Arquivos de Programas”, coloque o path em C:\Java\jdk1.5.0_07. Desinstale e instale novamente o java no novo caminho, caso decida seguir o conselho!

Sucesso!

Marco A.

lobielov,

antes de desinstalar e instalar o Java novamente, tente configurar certinho o seu classpath:

JAVA_HOME = C:\Arquivos de programas\java\jdk1.5.0_07
CLASSPATH = %JAVA_HOME%\bin;%JAVA_HOME%\lib;

Você não usou o símbolo (%). Ele indica que vc está utilizando uma variável naquele local.

Tente essas correções e se não funcionar aí vc tenta desinstalar e instalar novamente.

flw.
abraço.

Na verdade, se ele usar essa configuração, o erro vai se repetir, porque ele não indicou o diretório atual.
O correto mesmo, segundo o artigo do GUJ, seria:

CLASSPATH = .;%CLASSPATH%

Não é preciso incluir os diretórios de bibliotecas do JAVA_HOME, porque o compilador já procura tudo lá automaticamente.

Abraços