Iniciando com Maven 3

6 respostas
UpTheIrons

Olá pessoal,

Após instalar o plugin do Maven no Eclipse, não tenho certeza se a versão é a 3, mas vamos lá,
tentei criar um projeto via Maven no Eclipse usando o archetype weld-jsf-jee e o projeto é finalizado com erro.

Daí tentei via linha de comando:

E parece q ele q ele vai num repositório do maven2, o fato é, n consegui criar nenhum projeto com esses archetype.

Apesar de estar futucando isso há pouco tempo, resolvi apelar pro forum e aproveitar pra perguntar, o Maven vale mesmo
tanto a pena, mesmo pra quem trabalha com poucos projetos?

Grato,

6 Respostas

otaviojava

O meu facilita e muito a vida do desenvolvedor para projetos de médio e grande porte, algumas vantagens são:

você fica independente de IDE ou seja vc pode usar qq IDE desde que essa tenha suporte ao Maven (Netbeans, Eclipse, etc.)
Existem diversos plugins para te ajudar em diversas situações
Gerencia as dependências, quantas vezes você baixou uma lib que tinhas outras milhares de dependências ? agora ele gerenciará isso quase todo o tempo.

Sobre isso verifica se a instalação está ok.
É interessante que você tenha instalado ele em seu SO.

UpTheIrons

Então, em relação à instalação tá ok, só n consegui executar, pelo menos com os parâmetros que passei.

Queia testar ele preparar uma aplicação JSF, EJB, CDI e Arquillian, mas n rolou.

rafael_jesus

Cara pode ver que essa versão que vc tentou baixar esta RELEASE, pelo que eu me lembro quando esta assim não cria o projeto mesmo, se não me falha a memória,

Outra coisa vc instalou o maven só por plugin no eclipse? Para que tenha acesso na linha de comando é preciso instala-lo manualmente e setar variáveis de ambiente, etc…

Veja no site deles e busque por tutoriais para a instalação e poste suas dúvidas que tamo ai…

Abrcs

UpTheIrons

E aih Rafael, blz?

Entao, eu configurei as variaveis de ambiente como manda o figurino, mas o plugin q roda no Eclipse eh do Maven2.
Em relacao ao 3, vjo uns exemplos, todos bonitos rs, mas aqui n vingou…

rafael_jesus

Man só corigindo, eu me confundi quando disse que a RELEASE não baixa o projeto mas na verdade baixa normal sim desde que ele esteja no repositório, o que tinha acontecido comigo era que eu tentei baixar vários outros tbm e por coincidência eram RELEASE…

Enfim baive esse cara aqui http://www.wowebook.me/book/apache-maven-3-cookbook/

Mas tipo…qual o erro que aparece pra vc?

Tem uns arquétipos que estão lá que não dá pra baixar mesmo, tente baixar outros…

Abrsc

laurocaetano1

Falando em maven, alguém algum projeto para gerenciar dependencias e builds com configuração feita em java?

Algo do tipo:

public class Dependencias {

@ConfiguracaoDoProjeto
	public void configuracoesDoProjeto() {
		projeto("nome do projeto").comVersao("2");
	}

@Desenvolvimento
	public void dependenciasDeDesenvolvimento() {
		adicionaDependencia("hibernate").comVersaoIgualOuMaior("3.6.6");
	}

@Producao
	public void dependenciasDeProducao() {